sábado, 8 de janeiro de 2011

 Da Veja, compartilho:

O homem-bomba do BBB

Com seu jeito irascível e broncas pesadas nos ‘brothers’, Boninho mantém o programa quente e garante sua longevidade na Globo

Maria Carolina Maia
Boninho, diretor do Big Brother Brasil "Em vim para confundir", diz Boninho, ecoando Chacrinha (TV Globo/Divulgação)
 
Se o Big Brother Brasil continua dando lucros à Globo (30 pontos de audiência, em média, na última edição e faturamento estimado em mais de 100 milhões de reais em 2011), ele é o responsável. Ou culpado. Diretor do programa desde o início, em 2002, José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, sabe mantê-lo aquecido. Gritos contra os participantes nos bastidores, ataques a jornalistas no Twitter, deboches e suspense quanto às atrações arquitetadas para testar os participantes fazem parte do arsenal mobilizado pelo diretor antes e durante o programa.

“O Big Brother Brasil seria uma Fazenda sem o Boninho”, diz a ex-BBB 10 Fernanda Cardoso, em referência ao ritmo modorrento do programa da concorrente. “É ele quem deixa o show quente com broncas pesadas nos participantes, desestabilizando-os emocionalmente. Teve uma prova que eu venci e ele demorou a dar o resultado. Aquilo me deixou ansiosa e insegura. Ele consegue induzir a gente ao stress e à carência.”

Stress e carência que, por sua vez, provocam os barracos e as associações afetivas que muito agradam ao público e puxam a audiência para cima. É tudo estratégia. Como numa tática de terror, o diretor jamais aparece pessoalmente para despejar suas críticas sobre os moradores da casa do BBB. É apenas a sua voz que os brothers ouvem, diz Fernanda – quase sempre em alto volume.

As críticas dirigidas aos participantes dizem respeito ao descumprimento de regras – novas ou alteradas no meio do jogo -, mas jamais comunicadas. Como uma toalha que, deixada sobre o box de vidro, cobriu a visão de uma das câmeras do banheiro e despertou a ira do filho de Boni.

“Ele entra em contato de repente, sem avisar, e em geral é para reclamar”, conta a também ex-BBB 10 Tessália Serigheli. “Boninho é realmente pouco sutil nas reclamações, mas acho que isso faz parte do que ele pretende, que é deixar todo mundo a ponto de explodir. Se a pessoa que é a sua ligação com o mundo exterior é rude, você fica ainda mais inseguro e nervoso no confinamento.”

Ovos podres – Em 2007, ficou famoso o episódio em que João Brizola, neto do ex-governador fluminense Leonel Brizola, colocou na internet um vídeo em que Boninho, sua ex-mulher Narcisa Tamborindeguy e outros endinheirados do Rio contam que têm o costume de atirar objetos pela janela de seus luxuosos apartamentos.

“Taquei muito ovo pela janela, muito ovo estragado”, diz Boninho no vídeo, em que dá uma receita para produzir uma bomba antipedestres. “Bota éter dentro do ovo e espera uns três dias.”


Em entrevista a VEJA Rio, o diretor desmentiu a declaração, alegando que tudo não passava de uma brincadeira que, por vacilo do neto de Brizola, foi parar na internet e se espalhou. Narcisa ainda mantém a versão. “Era brincadeirinha”, diz a socialite, que descreve o ex-marido, com quem não sabe dizer quantos anos ficou casada – “Acho que foram cinco” – como um homem inteligente. “Ele tem QI (quociente de inteligência) acima da média.” E exigente. “Boninho é rígido e cabeça quente, ele não tem paciência com a humanidade.” Em 2002, a autora dos livros Ai, que Loucura e Ai, que Absurdo já acionou a Justiça para que Boninho pagasse a pensão da filha Mariana, mas diz que os conflitos com o ex são águas do passado.

Ainda que os ovos podres tenham sido desmentidos, permanece a aura de bad boy – ou bad playboy – do diretor. Especialmente, por sua atuação no Twitter, feita de posts debochados e de críticas a jornalistas – muitos nominalmente citados – que escrevem sobre o reality show.

“A lista que vazou na internet está certa, estão lá alguns aspirantes para o BBB 11. Mas não são os escolhidos. É furo! Rsrsrsrsr”, ironizou Boninho na semana passada, quando uma suposta relação dos participantes da nova edição do Big Brother apareceu na web.
Os tuítes debochados não apenas ajudam a sustentar na internet a fama de irascível, mas fazem de sua conta no microblog uma grande promotora do programa. E ele tem plena consciência disso. “Até quando meus coleguinhas da imprensa vão achar que aqui eu falo algo sério?”, escreveu em outra ocasião no site.

Desde o ano passado, aliás, o BBB incorporou o Twitter a seu formato, com a criação de um microblog para cada participante do programa. A medida fez da internet uma aliada ainda maior na caça à audiência. Enquanto a fórmula der certo, Boninho vai seguir como o Chacrinha do Big Brother, tuitando e movimentando o circo. Ele mesmo já avisou, repetindo o velho guerreiro em menos de 140 caracteres: “Eu vim para confundir.”

Franz Liszt - Liebestraum -

 Deputada americana é alvejada na cabeça; no Twitter, Obama pede orações

Ao participar de evento público na cidade de Tucson, Arizona, deputada democrata é alvejada por um jovem que acabou detido. Detalhes na notícia abaixo, que peguei da Folha. Esse acontecimento tem preocupante tipicidade nos Estados Unidos. Em sua matriz profunda, a americanidade tem esse desvio de conduta que aflora sempre em manifestações de pessoas insanas, com ideias as mais esdrúxulas: desde a necessidade de "matar o presidente", como aconteceu com Ronald Reagan, até sair disparando contra colegas de classe ou a esmo em meio à multidão.No Twitter, o presidente Obama pediu que os americanos se juntassem a ele e sua mulher, Michelle, em orações pela recuperação da deputada.

Atirador nos EUA mata uma criança e fere gravemente deputada e mais cinco


DE SÃO PAULO
Um homem invadiu um evento político em Tucson, no Arizona (EUA), atirando indiscriminadamente contra o público neste sábado.
Ao menos uma criança morreu, informou um porta-voz de um hospital local, em entrevista coletiva. Segundo ele, outras nove pessoas deram entrada no hospital, das quais cinco estão em estado grave.
Um tiro atravessou a cabeça da deputada (representante) democrata Gabrielle Giffords, 40, segundo o médico. "No momento, estou bastante otimista sobre a recuperação", disse o médico sobre Giffords, que passou por uma cirurgia. 

Mais cedo, a Rádio Pública Nacional (NPR) e a rede CNN chegaram a confirmar a morte de Giffords, mas depois voltaram atrás e disseram haver divergências sobre a informação. Em seguida, a porta-voz do Centro Médico Universitário de Tucson, Darci Slaten, informou que ela estava "viva, mas em estado grave".

Susan Walsh/AP - 5.jan.11
O presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, ao lado de Gabrielle Giffords no Capitólio
O presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, ao lado de Gabrielle Giffords no Capitólio
O atirador tentou fugir, mas foi detido por uma pessoa no local e levado sob custódia pela polícia.
O evento acontecia do lado de fora de um supermercado em Tucson, deste sábado. Chamado "Congress on Your Corner" (Congresso na sua Esquina, em tradução livre), o encontro tinha como objetivo permitir que os eleitores se encontrassem com a parlamentar pessoalmente. 

Reeleita para seu terceiro mandato no pleito de 2 de novembro, Giffords representa no Congresso um distrito eleitoral do Arizona. Ela tem como focos a reforma da imigração, assuntos militares, pesquisas com células-tronco e energia alternativa. Ela é casada com o astronauta americano Mark Kelly.
O FBI e agentes locais estão investigando o ataque, afirmam autoridades.

Deus e o diabo na terra do Sol - Obra-prima de Glauber Rocha

Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces

Mark Twain

Menina escapa de ser atropelada por trem em estação na Argentina

Venda de Micarla no Mercado Livre é indignidade, apenas indignidade
 O "anúncio" da "venda" da prefeita Micarla de Sousa continua no portal Mercado Livre. Verifiquei isso às 12h53, quando redigia este texto.

Não se trata de brincadeira de mau gosto. É pura indignidade. Não se pode pegar, literalmente, a imagem de alguém e a expor em sistema de comunicação ou qualquer outro meio poderoso como a internet, para levá-la a achincalhe e execração pública. Discordar da administração da Prefeita é uma coisa, buscar sua humilhação, degradação até, é algo bem diferente. Para mim, isso tem um nome: crime. 

Quem fez a postagem sequer teve coragem de se apresentar. No item "reputação" apresentou-se como "vendedor novo". Esse item, quando usado por gente decente, visa aferir a credibilidade de mercado de quem apresenta bem ou serviço.

Mas, quem fez isso pode não ficar impune: para apurar quem fez a postagem tem jeito. Há mecanismos eficazes de busca de origem de mensagens de internet que permitem identificar quem a enviou.

À prefeita Micarla minha solidariedade.

Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces

Trabalhadora durante Depressão de 30

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O silêncio estudado em laboratório

À minha frente, o microscópio me diz: 


Silente, ouves o silêncio.
Se lente, vês o silêncio.

Se mente, pensas o silêncio.
Semente, cresces o silêncio.

Resultado em tubo de ensaio: somente as sementes são mentes caladas.

E isso não quer dizer absolutamente nada. 

As tarântulas, na clássica cena de "Esta noite encarnarei em teu cadáver", de Zé do Caixão

Fellini Satyricon - Minotaur Scene

Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces

Bob Dylan
Amy Winehouse com manchas roxas na perna: como produto está perfeita

Boa cantora, carismática e uma vida típica, padrão do artista maldito: prisões por agressão e posse de drogas, e internações hospitalares por isso mesmo. Ou seja: uma pessoa que vai contra a corrente e contraria o establishment. Uma pesssoa que contraria o establishment? Não; exatamente o oposto; alguém que, agindo assim, atrai a atenção da mídia, vende mais discos e contribui decisivamente para o fortalecimento da indústria discográfica, que é tão comercial em essência quanto uma montadora de automóveis; o produto é que é diferente.

Tornar trágica a vida é parte do produto Winehouse. Sabe disso. Existir tragicamente integra o produto de massa. E ela o faz a partir de uma certeza: tem dinheiro para se tratar e enfrentar processos judiciais, ao contrário de outros processados e doentes viciados em drogas.

O comportamento blasé, o tédio afetado, a falsa indisposição existencial desapareceriam se de repente ninguém mais lhe prestasse atenção, câmeras, luzes e microfones a deixassem de lado. As manchas roxas na perna o que significam, são indício de quê? A matéria da Folha de onde reproduzo a foto não informa. 

É parte do frívolo, envoltório mistério que envolve Amy Winehouse. A rigor uma mancha não importa. Nela, importa. E é isso que a indústria de discos quer ao incentivar que ela se "esconda", mas não totalmente, a fim de dar pistas ao mistério.

Tais comportamentos padronizados de astros não são de hoje; de há muito enfeitam suas vidas e manchetes. É algo tao poderoso que, para criticar a fetichização de tais comportamentos eu tenho de... falar em tais comportamentos.

Bill Harrison's Celebration of Life - Encontrei este vídeo a respeito da vida do Sr. Bill Harrison, feito uma semana antes de sua morte, de câncer. Achei belo. Compartilho com você.

Aritmética do trabalho ou teorema social tosco
Emanoel Barreto

O trabalho enobrece o homem.
O trabalho enobrece o homem?

O trabalho enriquece o homem.
O trabalho enriquece o homem?

O trabalho engrandece o homem.
O trabalho engrandece o homem?

Respostas parciais:
O trabalho embrutece o homem.
O trabalho empobrece o homem.
O trabalho enlouquece o homem.

Respostas finais:
O trabalho enobrece um homem. E só um.
O trabalho enriquece um homem. Um único homem.
O trabalho engrandece um homem. E apenas um homem.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Sou um ágrafo, prefiro assim

Vivo tentando aprender a escrever. Me explicaram que não consigo porque sou um ágrafo. E o que é um ágrafo?, perguntei. Um ágrafo é você, me responderam. Aí, fiquei numa situação difícil: além de não saber escrever descobri que não sei quem sou. Assim, estou falando estas letras ao mesmo tempo em que tento escrever, mas como não sei escrever vou falando. E como estou falando com as mãos, porque para poder falar do jeito que estou falando é preciso o uso desse tipo de língua de sinais teclados, vou aprendendo aos poucos a escrever. Mas agora está ocorrendo algo terrível: enquanto aprendo a escrever desaprendo de falar porque palavras são letras que se juntam no ar e como não sei escrever letras invisíveis sinto que estou ficando mudo. Descubro agora, por um estranho mecanismo, que ser um ágrafo é também ser um mudo. Diante de tal situação contentar-me-ei em ver, mesmo que temendo as imagens que o mundo me envia: são palavras visuais, são fatos que falam de morte, prisões, fome e outras ameaças. Assim, desisto de tentar aprender a ver. Porque isso também me obriga a ler as histórias que os olhos veem no mundo. Volto a ser um ágrafo. Prefiro assim.

Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces

Al Capone

Wonderwall (1968) Trailer de filme com trilha musical de George Harrison

Microbes, composição de George Harrison na fase pós-Beatles. Integra o raríssimo álbum Wonderwall, trilha musical de filme do mesmo nome.

ZOORÓSCOPO

Esquilo - Veja bem como são os de esquilo. São pessoas rapidíssimas, parecendo sempre aflitas, desesperadas, permanentemente com algum problema insolúvel. Choram por tudo, torcem as mãozinhas e desesperam-se facilmente. Aí aparece alguém de lobo e zaz!, dominam a situação: se dizem gurus e transformam você na próxima vítima. Ganham todo o seu dinheiro e ainda deixam dívidas para você pagar. Case-se com alguém de Lesma.

Preguiça - Preguiciano amigo, logo de início um conselho: não tenha, nem mesmo em pensamento, relacionamento com os que estão sob Esquilo. Se eles são a velocidade em pessoa,  e como já viu são nervosíssimos e abalarão sua autoconfiança. Já você dá a impressão de que vive no mundo da lua, ou melhor: no seu próprio e paralelo mundo. Os pregiocianos são calmos, atenciosos, vivem na maciota. São ideais para ocupar cargos de aspone, onde se são muito bem. Contam piadas que é uma beleza.

Preá - Os assim regidos são bem parecidos com os de Esquilo, só que cito uma diferença fundamental: enquanto o esquiliano gosta de se expor, o preariano vive entocado, prefere não se apresentar. É signo comum a usurários, agiotas e quejandos. Ficam na maior moita, só esperando a desgraça dos outros. Depois, especialmente os do zoosigno de Pavão, que são grandes gastadores, caem em suas garras e dificilmente se safam. Pagam até à última pena.


Tamanduá - Cuidado com os de Tamanduá, especialmente se você nasceu sob os augúrios de Ovelha ou Cabrito, dois signos de pessoas que facilmente confiam nos demais. Tamanduá sempre se aproxima quando você está em dificuldade. Aparentemente quer ser solidário mas, depois, quando você está sob seu domínio, vem o abraço fatal. Se você se deixou convencer por Tamanduá, pá!, acaba entregando a ele tudo o que tem. Muito comum em cenas da política.

Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces

Jorge Amado
Vamos cavar um buraco para depois construir uma ponte?

A inspeção veicular parece-me algo a que se poderia chamar de caviloso. Pega-se um desvão do politicamente correto, a proteção ambiental, para a implementação de um projeto que, de fundo, servirá a empresa privada. É mais ou menos como cavar um buraco enorme e depois justificar a construção de uma ponte. Ou desviar um rio para aguar pé de coentro. 

Está em andamento nas redes sociais intensa mobilização contrária à determinação que prevê a inspeção veicular - o termo é bem burocrático, cheio de juridicismo empolado - e o Ministério Público busca maiores expolicações. 

É preciso que a cidadania seja respeitada. Aqui, cabe literalmente o jargão onde há fumaça há fogo. No caso, o fogo dos que querem queimar o nosso dinheiro em proveito próprio. 

Junto-me à mobilização. Quando a lei é injusta não é lei. E quanto não é lei é infração que quer se apresentar como lei.

A incrível história do sem-teto que se tornou o locutor mais popular dos EUA

 Na Folha:

Com 9 milhões de acessos online, vídeo rende emprego a sem-teto com vozeirão de locutor 

DA BBC BRASIL
Um vídeo postado no site YouTube que mostrava um sem-teto com vozeirão de locutor de rádio causou sensação na internet, virou notícia em jornais de várias partes do mundo e rendeu ao mendigo uma chuva de ofertas de emprego. 

O vídeo no qual Ted Williams expõe seu talento para um repórter do jornal local de Ohio já registrava quase 9 milhões de acessos até esta quinta-feira, e era reproduzido em sites de notícias, blogs e comunidades sociais ao redor do mundo. 

"Quando você escuta só o melhor dos velhos tempos, você escuta a rádio Magic 98.9", diz Williams para a câmera amadora do repórter Doral Chenoweth 3º, do jornal "The Columbus Dispatch", que lhe havia pedido para "dizer algo com essa sua grande voz de rádio".
The Columbus Dispatch
Americano Ted Williamns pede um trocado na rua em troca de uma "palhinha" de sua voz, que diz ser "um presente de Deus"
Americano Ted Williamns pede um trocado na rua em troca de uma "palhinha" de sua voz, que diz ser "um presente de Deus"
O repórter dá ao sem-teto uma contribuição pela palhinha e Williams, agradecido, emenda uma nova demonstração. 

"Muito obrigado. Deus o abençoe. Obrigado. Voltamos com mais, logo após essas palavras. E não esqueça, amanhã de manhã é a sua chance de ganhar um par de entradas para ver este homem em show, ao vivo", diz. 

A história do sem-teto que até esta semana pedia US$ 1 em troca de algumas palavras ditas em voz de "seda" virou sensação nos Estados Unidos. No vídeo original, o ex-mendigo expõe o cartaz no qual dizia ter "uma voz presenteada por Deus" e agradecia por "qualquer ajuda".
Com 53 anos de idade, Williams morava de forma improvisada em uma barraca montada atrás de um posto de gasolina à beira de uma grande via de Columbus, a capital do estado de Ohio. 

Natural do bairro do Brooklyn, em Nova York, Ted Williams contou ao repórter do "Columbus Dispatch" que chegou a ser empregado no rádio, mas "álcool, drogas e uma série de outras coisas" acabaram levando-o à ruína. Ele diz que há dois anos está "limpo". Segundo a imprensa americana, o ex-sem-teto tem nove filhos. 

SEGUNDA CHANCE
Quando a filmagem caiu na internet, a carismática imagem do ex-sem-teto virou sensação. Dezenas de cópias do vídeo foram reproduzidas no YouTube, e a história foi noticiada em sites de notícias, rádios e TVs americanas.
Na quarta-feira, durante uma entrevista para a rádio local WNCI (97.9 FM), Williams recebeu formalmente, entre muitas outras, uma oferta de trabalho de US$ 10 mil para emprestar sua voz a comerciais da Ohio Credit Union League, a associação das empresas de financiamento do Estado.
The Columbus Dispatch-05jan.10
Williams desfruta da fama ao ser entrevistado por uma rádio de Columbus; ele recebeu dezenas de ofertas de emprego
Williams desfruta da fama ao ser entrevistado por uma rádio de Columbus; ele recebeu dezenas de ofertas de emprego
Outra oferta amplamente noticiada veio da equipe de basquete Cleveland Cavaliers, que poderia incluir fazer os anúncios durante os jogos no ginásio da equipe de Cleveland, Ohio.
O ex-sem-teto se emocionou especialmente quando, durante o programa de rádio, recebeu uma oferta de financiamento para compra de uma casa. Williams surpreendeu os produtores do programa ao aparecer na rádio de cabelo cortado e asseado. 

"Meu email está cheio de ofertas para ele", disse o repórter do "Columbus Dispatch", durante um chat com internautas sobre o episódio. 

"Eu levei para ele uma série de propostas hoje (quarta-feira) e ele ficou muito agradecido. Ainda tenho 12 mensagens de voz que não escutei, e aposto que algumas são mais ofertas de trabalho." 

Após um dia de correria dando entrevistas e respondendo ao assédio da imprensa e do público, Ted Williams desembarcou em Nova York, onde é esperado para uma aparição nesta quinta-feira no programa matinal de TV "Today Show", da NBC.
Ele também deve se encontrar com a mãe de 92 anos, que diz não ver há cerca de 20 anos. 

--Abaixo, vídeo com Ted Williams

O talento de Ted Williams, Columbus OH homeless man, with golden radio voice

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces

 Dona Lily Marinho

Da Folha:

Viúva de Roberto Marinho, Lily Marinho morre aos 89 anos no Rio

DO RIO

Lily Marinho, viúva do fundador das Organizações Globo, Roberto Marinho, morreu nesta quarta-feira aos 89 anos.
Marlene Bergamo-9.jul.2010/Folhapress
Lily Marinho no almoço que ofereceu em julho de 2010 a Dilma Rousseff, então candidata do PT à Presidência
Lily Marinho no almoço que ofereceu em julho de 2010 para Dilma Rousseff, então candidata do PT à Presidência 
Ela estava internada em estado grave desde o dia 13 de dezembro na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio. Poucos dias depois da internação, foi transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

De acordo com boletim médico, Lily Marinho apresentava infecção respiratória. Nos últimos dias, estava sedada. Ela morreu às 20h05, vítima de falência múltipla dos órgãos. 

Lily Marinho, que completaria 90 anos em maio, esteve internada outras vezes recentemente por causa de problemas decorrentes da idade.
Seu corpo será enterrado nesta quinta-feira (6) às 10h30 no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio. 

PERFIL
Em 2005, Lily Monique de Carvalho Marinho disse a um médico amigo acreditar que tinha "quatro ou cinco anos de vida com boa saúde". 

"Estou em paz comigo mesma. Estou em idade avançada. Já vendi tudo o que tinha de valor", afirmou à Folha em maio passado. 

"Acho que dei certo na vida. Nunca pedi nada aos meus maridos, mas eles sempre me deram tudo."
Falar de Lily sem citar seus maridos é impossível, até porque se tornou mais conhecida ao unir o sobrenome dos dois. 

Nascida Lily Monique Lemb, em Colônia (Alemanha), em 10 de maio de 1921, foi casada com dois dos homens mais ricos do Brasil --Horacio de Carvalho e Roberto Marinho--, que tinham em comum o fato de serem amigos, donos de jornal e ambos apaixonados por Lily --por muito tempo simultaneamente.
Filha única da francesa Jeanne Bergeon e do militar britânico John Lemb, Lily Marinho nasceu na Alemanha por que lá servia o pai, mas foi criada em Paris. Embora frisasse a origem europeia, declarava-se brasileira de coração. 

Em julho passado, ofereceu um almoço para a então candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 50 convidadas. Lily recepcionou as mulheres presentes dizendo que o almoço eram homenagem à "senhora D, essa grande dama chamada democracia". E agradeceu a Dilma, citada como a "outra senhora D", por expor diretamente suas propostas como candidata. 

CASAMENTOS

Em 1937, aos 17 anos, Lily ficou noiva do dono do jornal "Diário Carioca" e fazendeiro brasileiro Horacio Gomes Leite de Carvalho Filho.
Em 1942, conheceu Roberto Marinho, que manteve sua paixão por Lily com discrição até a morte de Carvalho em 1983. Marinho divorciou-se após reencontrá-la em 1986. Em 1991, casaram-se. Ela com 71 anos, ele, 87. Viveram juntos por 12 anos. 

Lily mudou-se para o Brasil ao aceitar o pedido de casamento de Carvalho, não sem antes ter ouvido uma cartomante lhe dizer que esposaria dois milionários sul-americanos. Chegou ao Rio em 1938. Lily e Horacio tiveram um filho, Horacio de Carvalho Junior, e viveram 45 anos juntos. 

Em 1966, Horacio Jr. morreu em um acidente de carro aos 26 anos, em companhia da cantora Sylvia Telles. Sete meses depois, aconselhada por sua amiga Sarah Kubitschek, Lily adotou um bebê, João Baptista.
Durante 14 anos, Lily fez terapia para superar o trauma pela morte do único filho natural. Recorreu ao espiritismo, mas se definia como "católica fervorosa". 

HORAS TARDIAS
Foi após seu segundo casamento com Roberto Marinho, que se tornou uma figura nacionalmente reconhecida. Embaixadora da Boa Vontade da Unesco, desenvolveu projetos sociais e presidiu as comissões de honra das exposições de Rodin, Picasso, Camille Claudel e Monet no Brasil. 

Com ajuda de um escritor, editou "Roberto & Lily", livro em que narrou sua vida com o empresário que criou as Organizações Globo. "Este livro é a prova de que o amor e a ternura ainda podem bater à nossa porta nas horas tardias", dizia no prefácio. 

Na mansão que foi o lar do casal, no bairro carioca do Cosme Velho, manteve, mesmo anos depois da morte de Marinho, intocada a coleção de 3.700 gravatas e o aparelho de barbear sobre a pia do banheiro do quarto do casal. 

LEILÃO
Em maio de 2008, Lily Marinho decidiu colocar joias, obras de arte (incluindo quatro telas de Portinari), móveis, entre outros bens, a leilão, para evitar disputas entre seus herdeiros: o filho adotivo João Baptista --que nunca se interessou pelos negócios da família e é apontado como gestor ineficiente pelos amigos da família--, os quatro netos e as quatro ex-noras. 

O retrato de Lily feito pelo pintor holandês naturalizado francês Kees van Dongen (1877-1968) --do qual Roberto Marinho não gostava-- foi vendido pela Sotheby's por US$ 685 mil (cerca de R$ 1,3 milhão).
Antes de se unir ao dono das Organizações Globo, Lily já era dona de uma fortuna de US$ 150 milhões, que herdara do marido. Chegou a ser dona de 18 fazendas, nas quais cultivava milho, arroz, feijão e café.
Nunca trabalhou e assim justificava: "Não entendo as mulheres que têm dinheiro e trabalham. Tiram emprego de quem precisa". 

Sua relação com os três filhos, as noras e netos de Roberto Marinho foi excelente, de acordo com amigas. Eles lhe pagavam todas as contas, inclusive as das duas fazendas que conservou, no Estado do Rio, onde tem 23 empregados. 

Lily designou um fundo para administrar a fortuna que deixou para que nada falte ao filho e aos netos.
Tudo que possuía foi catalogado, fotografado e segurado, para que nada desaparecesse quando de sua morte.

Você não vê isso no cinema. Obra prima. A condição humana no "Limite" (1931) por Mario Peixoto — Trecho inicial

Yo te saludo, María parte 6/8.wmv

O polvo, o lobo e o cordeiro; o povo vem depois, bem depois

Sob o falso argumento de que é contra o salário mínimo de 540 reais e dizendo à plateia que se insurgirá contra esse valor para melhorar a vida do trabalhador, o PMDB já está fazendo o que dele se esperava: arreganhar os dentes de fera política como se estivesse em protesto. Nonada. O que o velho e matreiro PMDB deseja mesmo são cargos, nacos, fatias de poder, área de manobra, empregabilidade política para os seus múltiplos tentáculos. 

Ocupação de espaços para a política dos negócios, o negócio como política, a política como negócio e tudo isso ao mesmo tempo.

Assim, engendrou-se a crise do salário mínimo: por que, antes, já não havia sido contra? Se o PMDB fosse mesmo contra deveria ter posto as cartas na mesa no momento apropriado. O que se pretende é criar uma crise midiática, explosão de manchetes que criam a falsa impressão de que o governo de Dilma começa em meio a uma forma de desequilíbrio. 

É mais ou menos como a fábula do lobo e do cordeiro, que bebia água na corrente de um rio logo abaixo do predador. Dentes de fora, ele ameaçava o cordeiro dizendo que o outro estava lhe toldando a água. Ante a afirmativa de que isso seria impossível já que estava depois do lobo e assim era esse e não aquele que toldava a água, respondeu o espertalhão lobo: "Eu só quero uma desculpa para te devorar."

É mais ou menos isso e serve também uma advertência: será assim o tempo todo. Lamentavelmente. Especialmente pelo fato de que, querendo ou não, o PMDB é parte orgânica do Poder. São as condições históricas deste país que fazem surgir uma aliança esdrúxula como essa de PT e PMDB: a aproximação de interesses inconciliáveis. Dilma não é aliada do PMDB. É, de alguma forma, sua refém.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Sophisticated Lady - Duke Ellington and his orchestra

Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces

Janis Joplin
Os "desaparecidos" da ditadura de 64 e a necessidade do olhar da história

A existência de desaparecidos políticos durante o regime militar brasileiro (1964-1985) não deve ser motivo nem de vergonha nem de vangloriação, disse o novo chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República, general José Elito Siqueira.
Para Siqueira, tanto a ditadura militar -que ele chamou de "movimento de 31 de março de 1964"- como os casos de desaparecidos naquele período devem ser tratados como "fato histórico".
Defendendo um "olhar para a frente", ele se mostrou contrário à criação da Comissão da Verdade, prevista em projeto enviado pelo governo ao Congresso em 2010.

O texto é da Folha e mostra o quanto é frágil a democracia brasileira. No subtexto o contencioso, na esfera do Estado, entre forças da sociedade civil e o estamento militar que de alguma forma funciona como partido político. E partido político armada.

Se há fatos a ser apurados, que os fatos sejam apurados. Se não já vergonha que seja exposto o que não é vergonha. Não se trata de desmoralizar ou desacreditar por qualquer aspecto as Forças Armadas. Apenas esclarecer o que houve com os desaparecidos e como foram levados a tal situação.

Essas pessoas não se evaporaram, não se esfumaçaram, não há qualquer nexo, em termos de exatidão, entre o adjetivo e a real situação de quem é dito "desaparecido".

Diz o Houais, a respeito: 
Desaparecido
1    que desapareceu, que deixou de estar à vista
Ex.: objetos d.
2    que deixou de existir; extinto
Ex.: civilizações d.
n adjetivo e substantivo masculino
Rubrica: termo jurídico.
3    diz-se de ou indivíduo cujo paradeiro se desconhece, ou cuja morte se presume, embora não se tenha descoberto seu cadáver
 Obs.: cf. ausente

A acepção de número três é a que descreve a condição das pessoas que a ditadura, digamos assim, retirou do convívio social; daí desaparecidas, cadáveres presumidos Isso implica, portanto, direito de parentes e familiares de saber que destino tiveram quanto se encontravam presos, portanto, sob a tutela - e guarda - do Estado. 

Saber da destinação é bem diferente de saber do destino. Este presume algo irrefreável, situação da qual ninguém pode escapar, fatalidade. Destinação presume ação humana no encaminhamento de algo ou de alguém sobre o qual tem, materialmente, poder. 

Não há vergonha para as Forças Armadas o esclarecer desta situação. Que é histórica sim e, portanto, precisa ser passada a limpo.

Leio na Folha e compartilho:

Fernandinho Beira-Mar tramou de presídio sequestro de filho de Lula 

 

HUDSON CORRÊA
DIANA BRITO
DO RIO
Uma investigação da Polícia Federal revela detalhes de como o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, planejou, de dentro do presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS), o sequestro de Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula.

Discutido entre dezembro de 2007 e agosto de 2008, o sequestro foi evitado pela PF, mas os supostos envolvidos, incluindo Beira-Mar, respondem a uma ação penal na Justiça Federal em Mato Grosso do Sul sob acusação de formação de quadrilha em razão da tentativa.
As investigações da PF em 2008 indicam que o traficante pretendia negociar sua liberdade e a de outros presos --entre eles Marcos Hebas Camacho, o Marcola, chefe da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), de São Paulo-- em troca da soltura do filho de Lula.
João Sal - 05.mai.2008/Folhapress
Traficante Fernandinho Beira-Mar tramou de presídio sequestro de filho de Lula, Luís Cláudio Lula da Silva (foto)
Traficante Fernandinho Beira-Mar tramou de presídio sequestro de filho de Lula, Luís Cláudio Lula da Silva (foto) 
Beira-Mar estaria contrariado com a prisão de sua ex-mulher, em 2007, e com a segurança no presídio.
A trama começou a ser investigada a partir de denúncia do traficante colombiano Juan Carlos Abadia, em janeiro de 2008.

Na época, Abadia estava no presídio de Campo Grande, assim como Beira-Mar.
O traficante colombiano revelou o plano de sequestro à direção da penitenciária. Contou que Beira-Mar já tinha cerca de 200 fotos da rotina de Luís Cláudio. Abadia foi submetido e aprovado no teste conhecido como detector de mentiras.

O colombiano, segundo a polícia, decidiu delatar o antigo companheiro de presídio para negociar a transferência de sua mulher, presa em São Paulo, para outra instituição no mesmo Estado.
A transferência, segundo diz a investigação, não se concretizou. O colombiano então parou de passar informações. Em 2008, foi extraditado para os EUA.

FINANCIAMENTO

 As investigações da PF afirmam que o próprio Abadia financiaria o sequestro junto com Beira-Mar. Este, de acordo com o colombiano, gastaria US$ 500 mil para executar o plano.
Após a denúncia de Abadia, um policial federal se infiltrou no esquema fazendo-se passar por um representante do colombiano.

No dia 11 de julho de 2008, esse policial conversou e gravou um diálogo com um emissário de fora do presídio a serviço de Beira-Mar.

"Quem te mandou foi o próprio Beira-Mar?", pergunta o policial disfarçado.
"Ele mesmo", responde Leandro de Oliveira, o contato de Beira-Mar.
"Ele falou para eu levar 350.000 e...", disse o policial.
"Lá no Rio vão te levar até o braço direito dele, do Beira-Mar. E o convidado [o sequestrado] vai ser o preparador físico do Palmeiras [Luís Cláudio, então auxiliar de preparação física do clube de futebol]", responde Leandro.

Relatório da PF do Rio de Janeiro, de 2008, aponta que a definição do alvo está embasada no "constrangimento a ser causado ao presidente da República diante da ciência de que a decisão pela libertação [dos presos] será política; e a facilidade de execução do plano fundada na qualidade/quantidade de segurança do alvo".

O policial infiltrado também se encontrou com o advogado Vladimir Búlgaro, que defende o assaltante de banco José Reinaldo Girotti. Também preso em Campo Grande, ele confirmou o plano para a direção do presídio.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces

Ava Gardner
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://data1.blog.de/blog/b/biografien-news/img/AvaGardner.jpg&imgrefurl=http://www.watchmencomicmovie.com/forum/
 O Poder é afrodisíaco, o Poder é tequila: cuidado com ele

A Folha destaca o porte, a beleza, charme e elegância da mulher do vice Michel Temer, Marcela Tedeschi Temer. Isso me faz lembrar a afirmativa "o Poder é afrodisíaco". A assertiva é de tal forma abrangente, que vai do sentido cabal do termo - de sedução, excitação, um certo alumbramento que oscila entre o carnal e o delírio amoroso, carinhoso e poético - às suas mais inesperadas manifestações no cotidiano dos poderosos e aqueles que, no Poder, lhes são próximos e se deslumbram com o exercício do mando que a fortuna - aqui no sentido maquiaveliano do termo -, lhes outorgou. O Poder, essa tequila.

O Poder concede ao poderoso e a seus próximos coisas como carro à disposição, o serviço prestimoso de garçons e assemelhados, segurança pessoal, residência idem, deferências e até mesmo o mais perigoso serviço que se atira a seus pés: os bajuladores. Cada porção, cada naco do poder cria ilhas de comando e obediência que deveriam obrigar o mandatário a estar sempre a postos a fim de não sucumbir ao canto dessa Afrodite que é o Poder.

No Poder você passa a ser o alvo de atenções e das atenções; vai a recepções e cerimônias, precisa estar bem vestido e ciente, diga-se, de que participa de uma mascarada, um baile de máscaras passageiro e perigoso. O jornalista, esse, especialmente esse, tem de estar atento sempre. Como tem a responsabilidade de contar o que se passa nos domínios senhoriais mas dele não faz parte, pode facilmente se iludir e pensar que o integra organicamente pelo fato da convivência obrigatória. Bobagem. Repórter que pensa e age assim termina como uma espécie de prótese, que por sua própria condição é um pedaço funcional e descartável do corpo, de qualquer corpo, especialmente do corpo do Poder. É bom ter cuidado. 

Quanto aos que são profissionais do Poder, da mais simples e pedestre câmara de vereadores aos mais escolados ususfrutuários, compradores de mandatos e que tais, recomenda-se cautela: o Poder é o mais ilusório personagem histórico: sem essência ou consistência em si, torna-se fetiche e ganha falsa vida no processo relacional que o formula. 

Para você ver que eu tenho razão: há algo de triste e profundamente desoladora a condição de "ex", especialmente o ex que saiu derrotado no último pleito, apeado do olimpo da ilusão; o ex é invadido pelo vazio, pela falta daquilo que pensava que era, mas onde apenas estava. Veja como os jornais especulam sobre "o futuro político" de quem deixou o poder. É porque os jornais, à sua maneira, são articulados ao Poder e de alguma forma querem saber o que fazem as almas penadas de quem deixou de ser poderoso pelo caminho da derrota para assumir a condição de quem tem unicamente um passado a relembrar - olhando  páginas onde é apenas uma manchete velha: Afrodite se foi.

Quanto à matéria da Folha, segue:

Michel Temer diz que sua mulher não é a Carla Bruni brasileira

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
A beleza de Marcela Tedeschi Temer, 27, ex-Miss Campinas e vice-Miss São Paulo (2002) e mulher do vice-presidente Michel Temer, foi um dos assuntos da posse que mais repercutiram desde ontem no Twitter.
A ex-modelo chama a atenção também por ser 43 anos mais nova do que o marido. Marcela acompanhou Temer durante toda a cerimônia de posse. 

 
Neste domingo, ao sair do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após visitar o ex-vice presidente José Alencar, Temer disse que a sua mulher não seria uma espécie de Carla Bruni brasileira.
"Ela é discretíssima, é minha mulher e mãe do meu filho [Michel, 2]", comentou.
Temer conheceu Marcela no início da década durante um churrasco em Paulínia, no interior de São Paulo, e se casaram em 2003.


Lula Marques - 1.jan.2011/Folhapress
Marcela Temer durante a cerimônia de posse de Dilma e de seu marido, Michel
Marcela Temer, 27 anos, durante a cerimônia de posse de Dilma e de seu marido, Michel

domingo, 2 de janeiro de 2011

Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces

Luis da Câmara Cascudo
http://acertodecontas.blog.br/atualidades/luis-da-camara-cascudo-professor/
ADEUS 2010, FELIZ 2011
--- Walter Medeiros –

Os raios da manhã surgiram mansos e amistosos com a brisa que vinha da praia, pelas dunas da minha cidade, Natal. Acordado, confiro o Céu azul que prenuncia um 31 de dezembro ameno, em 2010. E ando para esperar a chegada de 2011. É hora de ir à rodoviária deixar o filho Breno, a nora Danielle e a neta Letícia (seis meses) que embarcariam para João Pessoal, pois é lá que mora o pai dela; o Natal, passaram conosco. As ruas ainda estavam pouco movimentadas e a rodoviária em obras, mas repleta de gente, cada pessoa com seu semblante único. 

No adeus à neta e seus pais, a reflexão daquele local de onde parti tantas vezes para tantos lugares: São Paulo, Brasília, Salvador, Fortaleza, João Pessoa. Numa dessas viagens, tarde da noite de domingo, lembro que o ônibus passou por uma rua cheia de bares, onde se via grupos embriagados com trejeitos do ridículo do pseudo-prazer. Na calçada escura, a fila de mendigos dormindo o sono dolorido dos mais excluídos. No Céu, uma estrela anunciando o fim de dezembro do Menino Jesus, como que guiando ainda hoje os Três Reis Magos.
Naquela reflexão pensei: como aquele chão de rodoviária guarda tantas emoções vividas, histórias sentidas, tristes despedidas. Quantos sonhos na chegada, sonhos na partida, histórias de vida, quantas pessoas ali. Lembro que na primeira despedida guardava cada instante daquela viagem elegante, e um momento tão sofrido. Lembrei da tristeza que senti no embarque do meu irmão, quando morava tão longe; não há maior solidão. De repente, vemos cenas daquelas de Casablanca, paixões, entregas francas, cheias de vida... povo enchendo toda área, momentos que se passam, tantos destinos se traçam no chão da Rodoviária.
Ali lembrei de certo 31 de dezembro em que umas nuvens branco-rosa passaram no fim da tarde, enquanto os passarinhos voam alvoroçados, em meio ao colorido das flores dos jardins. Numa esquina, um carro caridoso, de mala aberta, saciava a fome dos miseráveis dos canteiros, que mostram a injustiça social oficializada. O Ano Novo já chegou em alguns lugares, talvez levando novas esperanças aos lares, apesar de ameaçarem tanto à paz. Quando o novo dia despontar, festivo, quem sabe se um sino não vem anunciar uma nova vida, com grande motivo, para que surja o mundo melhor, onde a paz e o amor estejam bem vivos.

Aquelas mãos acenando, o ônibus seguindo no rumo da BR, agora é hora de dar adeus também para 2010, esperando que as reflexões sobre ele se façam lentamente, se for preciso. Mas a hora é de apresentar os nossos votos de Feliz Ano Novo em cada canto e das mais variadas formas. Para os parentes, amigos, vizinhos, conhecidos e desconhecidos, o desejo de que 2011 seja um ano bom, que cada um consiga dias melhores, conquiste seus sonhos, realiza suas aspirações, viva um período de muita prosperidade, felicidade, alegria e paz.
*Jornalista