sábado, 3 de outubro de 2009

Foto: Estadão
A Olimpíada, o pão e o circo
Emanoel Barreto

Confesso, gostaria de compartir da alegria que pulsa em milhões de corações. Confesso, estou mesmo um pouquinho feliz, pela Olimpíada de 2016. Afinal, como Deus, só que eu pecador, também sou brasileiro. Mas essa pequena réstia de felicidade, esse pontinho de luz que se acendeu em mim, não é suficiente para fazer-me ingressar sem pensar na grande multidão em festa em que o Brasil se tornou.

Pense comigo: seria preciso virem para o país os jogos olímpicos, para que, no Rio, venham a ser feitas as obras prometidas em função da Olimpíada? Será que o povo carioca não seria merecedor de tudo o que está previsto em termos de infra-estrutura e melhoria de qualidade de vida naquela ilustre cidade?

O povo brasileiro vai pagar 28 bilhões para ter direito à festa, ao circo. E o pão social, aquele pão histórico de justiça social, promoção humana, distribuição justa de renda, escola, segurança e respeito ao homem, a democracia social, onde ficam?

Alguém será bastante tolo para não perceber que, por trás dos jogos, há todo um esquema voltado ao lucro; que o Estado será o grande financiador de tudo? O país passa por um momento auspicioso, é verdade.

A economia está equilibrada, a crise não nos triturou, veio o pré-sal e o clima social, de forma epidérmica, dá a entender que estamos no melhor dos mundos. Mas, não é verdade. Temos gandes e graves problemas estruturais. No Rio aflora um deles, a barbaridade do crime nas ruas indica que, dos bolsões de probreza em suas favelas, nascerão mais e mais crianças e jovens que terão no crime sua forma de participar do mundo. Fiquemos por aqui. É só a ponta do iceberg.

Depois, que venham os jogos. Teremos circo. Mas o pão, pão social, este será destinado a poucos.


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Kevork Djansezian/AP

Inocência ultrajada
Emanoel Barreto

A Folha diz: A galeria de arte Tate Modern, de Londres, retirou de uma exposição sobre arte pop uma foto da atriz Brooke Shields nua aos dez anos de idade que estava provocando polêmica.
A obra do artista Richard Prince foi feita em 1983 a partir de uma imagem capturada pelo fotógrafo Gary Gross, e mostra a atriz de "Lagoa Azul" nua, enquadrada do joelho para cima, usando maquiagem carregada e olhando diretamente para a câmera.
A polícia metropolitana de Londres aconselhou a galeria na decisão de não incluir a foto na mostra "Pop Life: Art in a Material World" (Vida Pop: Arte em um Mundo Material), que será inaugurada hoje.
............

A arte pop, que nada tem a haver com o que no Brasil vulrarizou-se como pop, nas vozes de cantores de talento pelo menos duvidoso. O movimeto pop, que teve na figura icônica de Andy Warhol seu principal expoente utilizava-se de motivos advindos da publicidade, para tratar de temáticas urbanas. É dele a frase "no futuro, todos serão famosos por quinze minutos."

Pois bem: a obra de Prince é um demonstrativo de como a radicalidade de um ato artístico pode correr sobre o perigoso monotrilho do sensacionalismo. A foto, feita com permissão da família da criança, nos leva a uma reflexão: até que ponto, em nome da liberdade de expressão, é possível ou aceitável que a inocência seja usada - ou ultrajada - sob o questionável nome de arte.

Se o intuito era alguma forma de contestação ao establishment, o autor caiu numa forma cruel de exploração infantil, sem dúvida atendendo aos intentos nada recomendáveis de seus familiares.

ZOORÓSCOPO

RATO - Espertos que só eles, o ratianos são aqueles tipos rápidos e imprevisíveis. São encontráveis em todos os ambientes, de trabalho, estudo, literário etc..., etc..., etc... Seus atos vão desde se aprveitar da criatividade ou trabalho dos outros, até a destruição de pessoas ou suas reputações. São facilmente reconhecíveis, aproveitadores e não têm limites. Cuidado, especialmente se você for de Beija-flor: eles lhes tomam os beijos e matam a flor.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ilustração: Seu Estranho Blogspot
Olimpíada, tudo bem?
Emanoel Barreto

Nesta sexta o Comitê Olímpico Internacional decide qual a sede da Olimpíada de 2016. O Brasil está se dispondo a gastar milhões e milhões com os jogos, quando deveria encaminhar esse dinheiro a coisas mais urgentes. Ou será que não temos, lá mesmo, no Rio, onde se pretende que seja a Olimpíada, algo mais premente, como violência, a ser combatida? Violência que vem da pobreza, da miséria, do tráfico de armas e de drogas. Saúde, está tudo bem? Educação, tudo bem?

Essa combinação de esporte e desvio de atenção do povo para seus reais problemas somente beneficiará a iniciativa privada, cujos lucros serão imensos. O povo, o povo mesmo, terá apenas pão e circo.

ZOORÓSCOPO
Previsões satíricas, perfis malandros

HIENA - Tenha muito cuidado com os deste zoosigno. Vivem a rir da desgraça alheia, especialmente se ajudaram a fazer de alguém o desgraçado. O hieniado é mau, decidido, quer e sempre chega aonde quer, mas tudo é válido para uma boa gargalhada. Neste momento muita gente nascida em Hiena está torcendo para o Rio ser escolhido sede da Olimpíada de 2016.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tudo, menos Serra...
Emanoel Barreto

Se o homem é o lobo do homem, o governo é o lobo de todos. Nenhum governo, nenhum homem pode se assumir, com honestidade e sentido histórico, como salvador e guia de um povo. Se numa ditadura, é impostura forjada e mantida à força das armas; se numa democracia, a convivência histórica de contrários obriga o governante e o governo a consessões, que, não raro, se voltam contra o povo.

O governo Lula tem pecado socialmente pelas suas alianças com setores arrivistas como o PMDB, que esqueceu suas bandeiras históricas para atirar-se com grande voracidade a cargos e partilhas, patranhas e... você sabe. Pôs em prática coisas que havia criticado no PSDB de Fernando Henrique, como o imposto do cheque e onerou aposentadorias.

Todavia, não seguiu o caminho da privatização desvairada. Lula goza de alta aprovação, medida em pesquisas, mas não consegue dar força à candidatura Dilma.

O importante, nesta quadra histórica, é impedir a volta de um tucano ao Poder, seja ele Serra ou Aécio. O temor, o meu temor, é que um dos dois, eleitos, venham a leiloar o petróleo ao capital internacional, especialmente o pré-sal, reserva que tem ativado o olho-gordo dos países ricos.

Votar em qualquer pessoa: Marina, Dilma ou Ciro. Jamais em alguém do PSDB. Os três citados inicialmente, pelo menos é o que espero, não se atirariam a um lesa-pátria, como sem dúvida o fará o tucano Serra.

ZOORÓSCOPO
Previsões satíricas e perfis malandros

Canário - Parabéns, se você é um canariniano. Tem inesgotáveis dotes musicais. Dominador do dom da música, prefere conviver com Pavão, pois a beleza, naturalmente se atrai. Um canariniano, casando com mulher de Beija-Flor, com certeza será feliz. O problema é que, de tanto serem belos e muito vaidosos, podem se esquecer de trabalhar.... Assim, muitos deles optam pela carreira política. Muita gente de Pavão vai assumir, logo logo, alguma das vagas de vereador, na festa de arromba promovida pelo Congresso.