sábado, 4 de agosto de 2012

 Mensalão
Cadeia para quem não fez nada

Contaram-me certa vez que um homem, passando à porta de uma cadeia, resolveu entrar. Ali, buscou saber o que cada um dos presos havia feito para merecer a pena. Dirigiu-se ao primeiro:

- O que você fez para estar preso?
A resposta: - Nada, eu não fiz nada.
Ao segundo: - O que fez para estar preso?
A resposta: - Nada, eu não fiz nada.
http://www.cepolina.com/imagemgratis/vc/Cadeia.mar.escuro.XX.BG-XX.htm

E assim prosseguiu até chegar ao centésimo prisioneiro. Resultado: ninguém havia feito nada. Mas, estranhamente, estavam presos. Na cadeia havia pelo menos quinhentos detidos e, pela amostragem obtida, concluiu que de nada adiantaria continuar buscando novas respostas: todos os demais , como aqueles primeiros, estariam ali por nada haver feito. 


Temeroso, retirou-se rapidamente pois também nada havia feito. E, a partir de tão inusitada situação, certamente também acabaria preso. 


Creio que no caso do mensalão é a mesma coisa: todos os indigitados, defendidos por advogados caríssimos, raposas espertíssimas do nosso ínclito Direito, nada fizeram. Coisa estranha, não é mesmo? Homens que tais apontados a público como se criminosos fossem.


Mas, façamos o seguinte: como no caso da cadeia mencionado já que ninguém fez nada, por precaução devem ser todos presos. Depois, quando alguém for visitá-los, deverá perguntar: - O que vocês fizeram? E eles responderão: - Nada. 


Então, pelo menos teremos o conforto: nada fizeram, mas estarão presos. O problema no Brasil é que os criminosos dizem que nada fizeram e ninguém faz nada para prendê-los porque não fizeram nada.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

 MENSALÃO
Os ricos não devem chorar


O início do julgamento do mensalão traz-me e pesada e pesadora sensação de que já vi esse filme. As imagens estão desbotadas e continuam desbotando, o discurso é o mesmo, os atores de certa forma são os mesmos, somente as máscaras que mudam. Os atores são os mesmos porque diferentes enquanto pessoas são idênticos em essência. 


http://www.google.com/imgres?hl=pt-PT&safe=off&client=firefox-a&hs=9GQ&sa=X&rls=org.mozilla
Não creio ver nenhum dos implicados na cadeia, não os suponho devolvendo aos cofres públicos o que ganharam, mas temo ler um jornal qualquer dia desses, terminado o julgamento, e nas folhas encontrar matéria em que um deles - senão todos -  esteja em ilha do paraíso sorvendo seu champanha.

Creio que já é princípio socializado, cristalizado, naturalizado, que gente rica não vai para a cadeia. E como todos são ricos, muito ricos, pelo silogismo estabelecido nenhum será levado ao cárcere. Não, porque cadeia é coisa para povo. Seria de muito mau gosto um ricaço ser levado a um lugar assim.

Vamos esperar para ver. Pelo menos haverá uma catarse na forma de expiação pública dos pecados nacionais. Mas somente isso. Os ricos não devem chorar.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Publico matéria da Tribuna do Norte e, abaixo, comento

Polícia Federal aprova greve geral a partir de terça-feira


Os agentes da Polícia Federal devem paralisar as atividades em todo o Brasil a partir da próxima terça-feira (7). A greve geral da categoria foi aprovada nesta quarta-feira (1) pelo conselho da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

De acordo com Odilon Benício, presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do RN (Sinpef), sexta-feira (3) haverá uma assembleia em todos os estados para ratificar a greve. Segundo ele, há mais de um ano a categoria vem tentando negociar com o Governo Federal e as reivindicações não vem sendo acatadas, eles esperavam uma proposta oficial do governo até 31 de julho. "Essa greve é uma forma de chamar atenção do governo para a reestruturação dos agentes", explicou Benício.

Os estados irão definir as ações que serão realizadas a partir da semana que vem. Apenas 30% do efetivo vai permanecer trabalhando, para manter os serviços essenciais, como operações padrão nas fronteiras, aeroportos e portos, emissão de passaporte e plantões. Os federais pedem a saída do atual diretor geral da PF, a  reestruturação salarial e da carreira.

........... 
A atividade policial, pelas suas próprias características, deveria ser impedida de entrar em greve, sejam a polícia militar ou as polícias civil e federal. É inaceitável que funcionários públicos encarregados de manter a ordem cruzem os braços, sabendo que com sua omissão incentivam a prática de delitos.

É preciso que seja encontrada uma forma de reivindicar, sem colocar a sociedade sob uma forma de intimidação. Policial parado equivale a bandido em movimento. A sociedade termina sendo o ente punido. 

Deu na Folha

Revista americana dá nota máxima à cirurgia plástica de Dilma


31/07/2012 - 20h54
DE SÃO PAULO
A revista "Vanity Fair" revelou os segredos de beleza de vários chefes de Estado, entre eles, Dilma Rousseff.
Segundo a publicação americana, a presidente fez 'lift' total do rosto, um extensivo trabalho cosmético nos dentes, além do corte de cabelo mais moderno e as lentes de contato que passou a usar.

"A repaginação de Dilma teria se inspirado no visual chique da estilista Carolina Herrera", cita a "Vanity Fair".
A análise de um médico ouvido pela revista é positiva e recebeu nota máxima, ao contrário dos outros estadistas. "Ela aparenta muito bem. Parece que ela fez um 'lift' no rosto e seus olhos permaneceram bem conservados", disse David Hidalgo, cirurgião plástico que trabalha em Manhattan.

Hidalgo diz ainda que é bem provável que ela tenha feito, de fato, o que já havia admitido: uma bioplastia de rejuvenescimento, em outras palavras, um procedimento estético.

Os outros chefes de Estado que estão na reportagem são o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi; o ex-ditador da Líbia Muamar Kadhafi, morto em fevereiro; o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un; a presidente da Argentina Cristina Kirchner, o presidente russo Vladimir Putin; e o presidente chileno Sebastián Piñera.

Folhapress/France Presse
Um antes e depois da presidente Dilma
Um antes e depois da presidente Dilma

terça-feira, 31 de julho de 2012

Estranha história do Brasil ou de como uma bruxa me salvou


O ano era 1402 e eu caminhava por estrada em um grotão quando sou assediado por homem que me pede para ajudá-lo a se livrar da sogra mediante o "uso de minhas artes mágicas". Tomado de susto recuei, explicando que não sou douto em tais procedimentos, sequer domino qualquer arte, mesmo as menores e mais fugazes. O homem não me deu crédito, dizendo que em naquela região todos me têm como "grande mago e alquimista" e assim deveria eu contribuir para livrar o mundo da terrível virago, deixando-o, ao mesmo tempo, fagueiro e feliz.
http://detudoemaisumpouco-fioradianew.blogspot.com.br/2009/02/

Disse isso e deu um grito: logo formidável multidão se achegou e começou a aclamar-me como "feiticeiro digno de crédito e "grande homem das almas". Tiraram-me de sobre o cavalo e fui levado numa espécie de andor até o sopé de um monte. Ali, me foi dito, deveria eu promover "inominável feitiço" para acabar com a vida da pavorosa sogra. 

Perguntei por que aquela mulher era tão odiada, mas não tive tempo para ouvir a resposta: saindo de dentro da mata próxima uma mulher aproximou-se, mulher que a todos infundiu pavor, menos a mim: era uma bela jovem em quem todos começaram a atirar pedras. E me foi dito que aquela era a sogra. Sem compreender aquele gesto, pedi calma. Mas a multidão recrudesceu e continuou com o ataque.

Diante daquilo a mulher começou a se transformar. Tornou-se de aspecto terrível, olhos vermelhos, roupas andrajosas, dedos de unhas pontiagudas, cabelos desgrenhados. Em pouco tempo pôs por terra a muitos dos que a atacavam. Dominado pelo pânico chamei a multidão à fuga e todos nos pusemos a correr. 

 Depois de grande correria chegamos a lugar bem distante e a multidão, assim, voltou-se contra mim. Disseram que eu, como feiticeiro, havia falhado e agora seria punido. Insisti em que nunca havia sido bruxo. Mas alguém apareceu, dizendo que já havia me encomendado feitiçaria para matar um padre e havia obtido sucesso estrondoso. Desta forma decidiram que eu deveria mesmo ser punido.


Bem depressa prepararam uma fogueira e as chamas começavam a subir, eu amarrado no poste em meio à lenha, quando a bruxa apareceu em sua vassoura. Rápida como um raio arrebatou-me das chamas e atirou-se para cima. Voamos muito até chegarmos à lua. Lá encontramos como São Jorge e o dragão, que tinham feito as pazes. 


Voltamos para a Terra e, chegando às plagas onde a multidão havia tentado me matar. E implantamos um tal terror que todos se tornaram nossos súditos. Ninguém queria enfrentar o dragão e sua boca de fogo. E foi assim que surgiu Portugal e depois de Portugal veio o Brasil e as coisas estão como estão.