sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

O brasileiro paga a conta

Veja o que stá publicando o Estadão on line: Segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), a gasolina no Brasil está 36% mais cara que nos Estados Unidos. No caso do diesel, o preço interno está 19% mais alto que as cotações internacionais.

A espoliação é mais fácil aqui

Quem determina os preços de gasolina e diesel no País é a Petrobras. Entre estupefato e indignado questiono: por que a estatal mantém esse garroteamento do consumidor nacional, cujas condições financeiras são sabidamente inferiores às do consumidor americano? Por que a Petrobras não adota uma política de preços preferenciais ao mercado interno, favorecendo, numa cadeia virtuosa, toda a economia? Com gasolina e diesel mais baixos, e não é preciso ser clarividente para perceber isso, todos os demais preços sofrerão, de alguma forma, pressão para menos.

Talvez seja porque não sou economista, talvez seja porque sou povo, talvez seja porque não sou funcionário da Petrobras, talvez seja porque sou um tolo, mas acho que a Petrobras não sabe o que é Brasil. Ela é uma estatal cicunstancialmente brasileira, ou seja, apenas uma organização com sede no País, mas com essência e pensamento coletivo interno de multinacional.

Além do mais, é preciso manter os mastodônticos privilégios de seus mega-executivos e funciónários, seus altíssimos salários e vantagens, tudo isso fortalecido por um profundo e histórico corporativismo. E como o povo brasileiro é mais fácil de ser espoliado que o povo americano, a quem mais a Petrobras iria pensar em espoliar?

Não é preciso ser gênio para concluir,in english, please: The brazilian people, of course...

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Agora estão se penitenciando da morte de Saddam

BAGDÁ - As autoridades iraquianas entregaram à Justiça um homem acusado de ter participado das humilhações verbais contra Saddam Hussein, instantes antes do enforcamento do ex-ditador, informou um funcionário nesta terça-feira.

Ali Al Dabbagh, porta-voz do governo iraquiano, disse que a investigação oficial concluiu que os incidentes ocorridos durante a execução em 30 de dezembro, e registrados clandestinamente em vídeo, deveriam ser atribuídos a um "comportamento individual".

Também na terça-feira, apareceu na internet um novo vídeo clandestino sobre a execução. Nesse, Saddam aparece numa maca hospitalar, com uma profunda ferida no pescoço.

A transcrição é do Estadão on line. O comentário é curto: trata-se de uma farsa ou de uma demonstração de demência política? Afinal de contas, justiçar uma pessoa na forca já é um processo de grande humilhação. Os Estados Unidos invadiram o Iraque a título de encontrar armas químicas, que não existiam. Agora, simulando alguma dignidade, o que lá se chama de "autoridade" tenta impingir ao mundo seriedade e respeitabilidade, quando são apenas títeres do governo americano. Não há dignidade naquilo que é monstruoso. Não havia em Saddam, como não há em seus sucedâneos políticos.

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Cuidando dos negócios do meu Pai

O Globo on line informa que o auto-intitulado apóstolo Estevan Hernandes e sua mulher, que se diz bispa, Sônia Hadad Moraes Hernandes, foram capturados pelo FBI quando tentavam desembarcar no aeroporto de Miami com 56 mil dólares. Haviam declarado apenas 15 mil.

Ambos dirigem um grande empório religioso, de nome Igreja Renascer em Cristo, que tem como grande fonte de renda dinheiro doado por segidores da seita. São acusados de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e estelionato.

Esses cultos evangélicos que proliferam no Brasil, baseados em grandes ações de marketing que tem na mídia televisiva seu veículo preferencial, tornou-se um fenômeno empresarial de grande sucesso. E está levando à roda da fortuna pessoas que têm facilidade de se expressar, demonstram um relativo conhecimento da Bíblia e não se importam em se anunciar como agenciadores de milagres.

A exploração da boa-fé de milhares de pessoas simples, pessoas que vivem acossadas por problemas que vão do desemprego a doenças, desavença de casais a falência de pequenos negócios, tem gerado o surgimento e sustentação dessas Igrejas.

Num mundo onde o homem perdeu a fé em seu semelhante e se sente explorado, a necessidade de receber um auxílio do Alto o transforma em presa fácil desses comerciantes da crença. A religião tornou-se um negócio de milhões de dólares.

E, ao que parece, esses pastores e pastoras estão levando muito ao pé-da-letra aquela pessagem bíblica em que Jesus, após haver se perdido dos pais, que o procuravam quase em desespero, é encontrado no templo discutindo com os doutores da lei. Quando a mãe o interroga por que havia desaparecido, ele responde: "Estava cuidando dos negócios do meu Pai."

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

A sofisticação da babárie: desejo de matar

George W. Bush está sentindo desejo de matar. É o que noticiam os jornais. Igual a Charles Bronson em sua série de filmes, quando um personagem obcecado munia-se de armas de grosso calibre, munição especial e alto poder mortífero, e assim abastecido eliminava inimigos, o estranho indivíduo acha que as armas atômicas do seu país estão obsoletas e quer mais: quer reunir dois projetos de uma poderosa arma nuclear em um só e produzir um ciclópico artefato cujo custo está orçado em mais de cem bilhões de dólares.

Ao mesmo tempo, quer impedir que seus assemelhados coreanos reforcem o arsenal nuclear: eles não merecem confiança e assim não podem deter o controle sobre matrial de tão alta periculosidade. Somente os americanos, claro, devem ter bombas, pois são dotados de sapiência e serenidade suficientes para saber quando devem usá-las. Tanto, que esperaram muito, tiveram uma paciêicia imensa, até atirar as bombas "Little Joe", sobre Hiroxima, e "Fat Man", em Nagasáqui. A alegação foi a seguinte: uma espécie de uso humanitário, para impedir que a guerra continuasse e houvesse mais mortes. É a lógica do exterminador.

Bush está argumentando com o congresso dos Estados Unidos para que a fabulosa verba seja destinava à fabricação da bomba. A violência está crescendo em função de homens como Bush. E a insanidade se torna padrão para a caótica ordem estabelecida. A barbárie está bastante sofisticada e o desejo de matar cresce e cada instante. Na África, crianças estendem a mão, pedindo um prato de comida.

domingo, 7 de janeiro de 2007

Um pouco de Drummond

Hoje,vamos ler um pouco do pensamento de Carlos Drummond de Andrade. Depois, vale a pena se perguntar: como é que o Brasil consegue existir?

Inocentes do Leblon

Os inocentes do Leblon não viram o navio entrar.
Trouxe bailarinas?
trouxe imigrantes?
trouxe um grama de rádio?
Os inocentes, definitivamente inocentes, tudo ignoram,
mas a areia é quente, e há um óleo suave
que eles passam nas costas, e esquecem.