sábado, 15 de agosto de 2009

O Senado e os sem-nada
Emanoel Barreto

Eles vão, semi-loucos, pesarosos.
Não caminham, eles vão, são empurrados.
Já não pisam, tropeçam, vão sem rumo.

No Senado, senadores selam dores.
E as enviam como um cartão postal.
E o povo, seminu, a descoberto,
segue à toa, como funesto momento.

ZOORÓSCOPO

TAMANDUÁ - Cuidado com os de Tamanduá, especialmente se você nasceu sob os augúrios de Ovelha ou Cabrito, dois signos de pessoas que facilmente confiam nos demais. Tamanduá sempre se aproxima quando você está em dificuldadeS. Aparentemente quer ser solidário, mas, depois, quando você está sob seu domínio, vem o abraço fatal. Se você se deixou fascinar por Tamanduá, pá!, acaba entregando a ele tudo o que tem, incluindo o voto. Na cena política do Estado, quem é do zoosigno de Tamanduá?


sexta-feira, 14 de agosto de 2009


A morte de quem não tinha nada
Emanoel Barreto

A Folha conta que, no Ceará, uma mulher pagou para ser morta. O assassino cobrou, em pagamento, 500 reais e um laptop. Estranho mundo esse nosso. Uma mulher, em solidão profunda, angustiada por dívidas como diz a notícia, contrata um ambulante que a mata por preço tão vil. A miséria da condição humana compartida por dois seres em situação deplorável. Os trinta dinheiros da vida recebidos pela morte de quem, em si, já não tinha nada.

ZOORÓSCOPO

PREGUIÇA - Preguiciano amigo, logo de início, um conselho: não tenha, nem mesmo em pensamento, relacionamento com os que estão sob Esquilo. Se eles são a velocidade em pessoa, você dá a impressão de que vive no mundo da lua, ou melhor: no seu próprio e paralelo mundo. Os pregiocianos são calmos, atenciosos, vivem na maciota. São ideais para ocupar cargos de aspone, onde se são muito bem. Contam piadas que é uma beleza.



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Hoje, somente o Zooróscopo.

ZOORÓSCOPO

TAMANDUÁ - Cuidado com os de Tamanduá, especialmente se você nasceu sob os augúrios de Ovelha ou Cabrito, dois signos de pessoas que facilmente confiam nos demais. Tamanduá sempre se aproxima quando você está em dificuldade. Aparentemente quer ser solidário, mas, depois, quando você está sob seu domínio, vem o abraço fatal. Se você se deixou fascinar por Tamanduá, pá!, acaba entregando a ele tudo o que tem.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Em nome do Filho
Emanoel Barreto

Em Minas Gerais, a Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada, em agosto último, a devolver ao fiel Edson Luiz de Melo todos os dízimos e doações feitas por ele. De acordo com o processo movido por sua mãe, Edson, que é portador de enfermidade mental permanente, passou a frequentar a igreja em 1996 e desde então era induzido a participar de reuniões sempre precedidas e/ou sucedidas de contribuição financeira.

Segundo o advogado que representou o fiel, Walter Soares Oliveira, a quantia total a ser restituída será apurada com base nas provas, mas certamente ultrapassará os R$ 50 mil. Além de devolver as doações, a Igreja Universal ainda terá de indenizar o fiel em R$ 5 mil por danos morais.No processo consta que 'promessas extraordinárias' eram feitas na igreja, em troca de doações financeiras e dízimo.

Teria sido vendida a Edson Luiz, por exemplo, a 'chave do céu'. A vítima também recebeu um 'Diploma de Dizimista' assinado por Jesus Cristo.Com isso, as colaborações doadas mensalmente chegaram a tomar todo o salário do fiel, que trabalhava como zelador. Edson chegou a receber até um diploma de dizimista assinado por Jesus Cristo.

Em virtude do agravamento de sua doença, Edson foi afastado do trabalho, quando então passou a emitir cheques pré-datados para fins de doação à igreja. Ele ainda fez empréstimos em um banco e vendeu um lote por um valor irrisório, para conseguir manter as doações à instituição religiosa.
(Transcrição do Portal Uai a partir de post do Blog do Marcelo Moreno - as fotos não tinham crédito).
........

A seita que age sob o nome de fantasia de Igreja Universal do Reino de Deus demonstra, mais uma vez, seus reais intentos: mobilizar uma multidude de ingênuos, reduzindo-os à condição de tolos. O mundo vive plenamente uma situação de incertezas. O chamado mundo secular está infestado - sempre esteve - de brumas e trevas sociais, que se traduzem junto ao senso comum em situação de angústia o que leva a muitos, facilmente, aos caminhos de apelo ao fantástico, ao sobrenatural para solucionar coisas terrenas.


Assim, qual o homem crédulo que, desesperado, impotente ante os descalabros que o acometem, não vê com boa-fé, satisfação, alegria até, o chamamento a uma religião que lhe promete inclusive a "chave do céu" e concede "diplomas" assinados por ninguém menos que Jesus Cristo, além de dinheiro e felicidade?


A manipulação das massas já nos levou a loucuras como o fascismo, o nazismo e adesão às pregações de gente como o pastor Jim Jones, cujos fiéis acabaram todos mortos, ele também, com um tiro na cabeça, em um ritual insano e macabro dia 18 de novembro de 1978.

É preciso pôr um fim a tudo isso. As ações na Justiça contra Edir Macedo precisam e devem prosperar até que, de alguma forma, pessoas, em sua candura dos simples não sejam mais exploradas, perdendo até mesmo o pouco que têm.

ZOORÓSCOPO

MOSQUITO - Quem nasce nessa casa zooastrológica é a pessoa mesquinha. Pela sua limitada capacidade intelectual ocupa sempre os pequenos cargos ou funções. Mas, dotada de inveja enorme, busca a qualquer preço satisfazer-se, mesmo que em pequenas porções. Com persistente trabalho, tiram proveito de qualquer situação em que tenham as mais mínimas possibilidades de lucrar. São os almoxarifes da corrupção e conseguem sempre apadrinhamento. Metem a mão na lama e dos seus protetores obtêm o sórdido privilégio de servir a tudo o que não presta.



segunda-feira, 10 de agosto de 2009

domingo, 9 de agosto de 2009


Um homem tão bom
Emanoel Barreto
Ele sofre. É um homem bom.
Trabalhador, honesto, é um homem bom.
Sua vida pública é impublicável.
Serviu-se sempre de ser
um homem tão bom.
Vote nele, apóie ele.
Ele é muito justo.
Vote nele. É um homem justo.
Um homem tão bom.