sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Leio no Estadão e compartilho

Twitter vai ajustar seu 'censor' de acordo com o país

Empresa anuncia ferramenta que pode bloquear mensagem de um país e deixá-la visível em outro.



O microblog Twitter anunciou nesta sexta-feira um mecanismo que irá bloquear algumas mensagens, de maneira seletiva, levando em conta o país em que elas podem ser exibidas.
Em seu blog, a empresa anunciou que poderia "reter conteúdo de usuários de um país específico".
Mas disse também que o que for bloqueado em um país pode seguir disponível no restante do mundo. Até então, quando o Twitter decide apagar uma mensagem, ela desaparece em todo o mundo. 

Expansão
A mudança vem à tona em um momento em que o site social está se expandindo para outros mercados globais.
A empresa explicou que esse crescimento internacional significa entrar em países que "têm idéias diferentes sobre liberdade de expressão" e citou como exemplos a França e a Alemanha, que vetam conteúdo pró-nazismo. 

"Começando hoje, agora temos podemos reter conteúdo de usuários em países específicos - enquanto ele permanece visível no restante do mundo", disse a empresa em seu blog. 

"Ainda não usamos essa ferramenta, mas se e quando ela for necessária, vamos tentar alertar o usuário e vamos deixar claro que determinado tweet foi bloqueado." 

Críticas
A decisão foi criticada pelo grupo Repórteres Sem Fronteiras. "Essa medida pode permitir que o Twitter ou outras empresas na internet censurem conteúdos, criando riscos para a liberdade de informação e da imprensa." 

"Seria interessante perguntar para eles que tipo de pesquisa eles fizeram para mostrar que benefícios teríamos ao censurar tweets em alguns países. Isso é algo problemático mesmo ou eles estão sendo pressionados por certas organizações ou certos regimes, para que possam continuar a funcionar nesses lugares?" 

Em resposta, o Twittter disse: "Nossas políticas e nossa filosofia em relação ao reconhecimento da liberdade de expressão não mudou. Este é simplesmente um esclarecimento sobre como respondemos a requisitos legais." 

Muitos usuários do Twitter também reclamaram da medida, com alguns destacando a possibilidade de um impacto negativo na liberdade de expressão, especialmente fora dos Estados Unidos. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
A política como patranha ou de homúnculos, alquimistas e faunos

Acompanhar o noticiário político é exercer uma espécie de dolorosa experiência civil: não se vê o anúncio dos grandes gestos históricos, as decisões que ficarão para repercutir no mundo e nas gerações; ao contrário, é quase interminável o noticiário a respeito de tipos roubadores, rapaces, espertos, de grande e eloquente desonradez.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_filosofal

A Câmara Municipal de Natal é em boa parte composta por condenados, só para ficarmos nesse exemplo minúsculo. Pensando em tais elementos vem-me à cabeça a palavra "homúnculo", que o Houaiss designa como "indivíduo insignificante e/ou de caráter mesquinho, vil" ou "ser artificial que os alquimistas gostariam de ter criado". 

Observando esta última acepção chega-me também a impressão de que os homúnculos, ao contrário do que afirma o dicionário,  realmente existem, foram criados e feitos. Começo a temer, assim, que os alquimistas criaram os homúnculos, mas falharam no seu aprisionamento em seus laboratórios secretos e doutos. Sendo assim, libertos, criados e ativos, tomaram como meta de vida outro propósito dos alquímicos: a obsessão pelo ouro. Aqueles queriam descobrir a pedra filosofal, que transformaria em ouro qualquer metal inferior. 
http://virtualia.blogs.sapo.pt/34007.html

Não movia os alquimistas, pelo menos não completamente, suponho, a cupidez pura e simples: eram movidos pelo processo,pelo interesse da descoberta, a manipulação dos metais, sua transmutação. Claro, o ouro era motivo também, mas seria consequência do engenho de mentes inquiridoras. Havia, sem dúvida havia, a miserável condição humana em busca da riqueza, mas existia algo elevado a dirigir as experiências sou levado a acreditar.

Agora, quanto aos homúnculos, após escapar dos laboratórios, meteram-se no mundo social, chegaram aos tempos de hoje e prescindindo do Lapis Philosophorum, encontraram outra maneira de fazer ouro: muito simples: basta assumir um cargo público, seja por mandato ou nomeação para chegar ao precioso metal e seus sucedâneos sociais - dinheiro, papéis de valor, contas em paraísos fiscais - sem precisar se expor às cansativas experiências dos medievos alquimistas. 

Desta forma os homúnculos pululam à solta e sortidos pelos gabinetes, tramas e tribunas. Amealham fortunas, tornam-se notáveis, engendram engenharias políticas, artificiam conciliábulos e fazem leis. Assim, temos hoje toda uma fauna de faunos insaciáveis, cheios de lascívia política, espojados nos leitos fartos e nas alcovas aconchegantes. Estão todos eretos e querem poder.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Livro do médico Tarcísio Gurgel é estímulo ao intercâmbio cultural
Gurgel: livro rico em valores culturais e humanos

Janela aberta para o mundo”, uma obra bilíngüe - português e inglês -  é o novo título que o médico, turista e escritor Tarcísio Gurgel de Sousa lança no próximo sábado, 28 de Janeiro de 2012, às 17 horas, na Livraria Siciliano do Shopping Midway Mall, em Natal-RN. O livro é um rico relato sobre intercâmbio estudantil e os valores sociais e humanos que o autor adquiriu e cultivou durante 45 anos, que é o espaço de tempo decorrido entre os estudos através do American Field Service (1965) e os dias atuais.

Com uma memória privilegiada e um senso de organização raro, o autor resgata momentos, fatos, informações e fotografias, que com o passar do tempo vão se revelando preciosidades, e que vale à pena ler e ver.  Mostra com riqueza de detalhes aquele ano que passou nos Estados Unidos e as experiências que vieram em seguida. Tarcísio Gurgel formou-se em medicina, foi Médico Perito do INSS e da Secretaria Estadual de Saúde. Sempre gostou de viajar e já conhece mais de cinqüenta países em todos os continentes. Em 2007 o autor lançou seu primeiro livro sobre viagens, intitulado “Batendo asas - onde e como”.

“Janela aberta para o mundo - Open window to the world” teve um lançamento comemorativo em outubro de 2011, em West Chicago ? EUA, durante evento que reuniu os participantes da turma de High School 1965/66. Tarcísio Gurgel foi o orador da turma e diz que foi um momento emocionante e inesquecível, pois ali reencontrou dezenas de amigos, 45 anos depois. E é sobre esse tipo de laços de amizade que o seu livro trata. Tarcísio deseja que sua obra sirva de estímulo aos estudantes que pretendem participar de programas de intercâmbio

A força da imaginação a força da imaginação, a força da imaginação

Foto: Emanoel Barreto

Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces

A fotógrafa americana Joni Kabana realizou um autorretrato dela e do filho, segundo o curador da mostra. “A foto da criança sem cabelos mostra a crueldade de uma doença e ainda a tristeza e o amor de sua mãe, que é a própria fotógrafa”, afirmou (Folha de S. Psaulo)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

UFRN anuncia livros grátis para bolsistas; sem explicação mexe no edital e acaba a gratuidade

A Pro-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN publicou edital para concessão de 130 bolsas a professores e funcionários que queiram se aperfeiçoar em inglês ou espanhol. Quem desejar participar, se inscreve a processo de seleção. Até aí tudo bem e muito louvável. Só estranho que o edital, divulgado ontem, tenha sido retificado hoje no que diz respeito ao seguinte: o material, que seria gratuito, agora será vendido em livrarias. As inscrições terminam nesta quinta-feira.

Meu estranhamento diz respeito ao fato de que houve flagrante falha na organização do evento. Instituições federais, especialmente uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil como é o caso da UFRN, não podem promover eventos dessa importância negligenciando aspecto de tamanha relevância. Pergunto: por que, de repente, o material passou a ser vendido? O que aconteceu? É preciso dar transparência a esse processo. Abaixo, reprodução da alteração nos documentos. É só clicar e ler a íntegra de um e de outro, observando como a gratuidade foi riscada.


Primeiro Edital, datado de 24/01/2012

View more documents from Barreto.
O mesmo edital, retificado, datado de 24/01/2012

View more documents from Barreto.

Violência contra a natureza em Acari


No Twitter recebo apelo de Rosália de Acari, onde árvores foram literalmente atacadas e com grande fúria.  Ela manifesta-se indignada com a agressão a algumas árvores daquela cidade, uma das mais belas do Estado e, se não me engano, durante muitos anos considerada como a mais limpa do Brasil. Limpeza urbana é civilidade. Mas, parece, as coisas estão refluindo.

Ela não informa quem foi o responsável pela ação, mas suponho que seja obra de alguma autoridade local a serviço do bom senso.  Se não foi uma autoridade, deve-se à falta disso.

Lamentável sob todos os aspectos; espera-se agora que deixem as árvores em paz e que voltem à sua antiga beleza.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Leio na Folha e compartilho

Carro da Globo é queimado em reintegração de posse em SP


 
Um veículo da TV Vanguarda, afiliada da Globo, foi queimado durante a reintegração de posse da invasão do Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de São Paulo), na manhã deste domingo. A ação da Polícia Militar deixou ao menos um ferido.
A área, onde vivem cerca de 6.000 pessoas, é alvo de uma disputa entre os invasores e a massa falida de uma empresa, proprietária do terreno. 

Procurada, a TV Vanguarda confirmou que o carro foi queimado e disse que não havia feridos. A emissora informou que ainda não tem detalhes da ocorrência.
Um outro veículo também foi queimado na entrada do bairro durante a reintegração na manhã deste domingo.

Mario Angelo/Sigmapress/Folhapress
Carra da TV Vanguarda, afiliada da Globo, é incendiado durante a reintegração de posse no Pinheirinho
Carra da TV Vanguarda, afiliada da Globo, é incendiado durante a reintegração de posse no Pinheirinho
FERIDO
Uma pessoa, ferida por bala, foi encaminhada para o hospital municipal, onde passou por uma cirurgia. De acordo com a Secretaria de Saúde, o estado do paciente é considerado estável.
A Polícia Militar chegou ao local por volta das 6h. Cerca de 1.800 agentes participam da ação, que conta com o apoio da tropa de choque, de helicópteros e de PMs da cidade de São Paulo. Segundo a polícia, os moradores montaram barricadas e estão resistindo à ação. 

As famílias afirmam que os policiais usaram balas de borracha e gás de pimenta. Ainda de acordo com o grupo, moradores de bairros vizinhos ao Pinheirinho entraram em confronto com a Guarda Civil, que está apoiando a PM, e quebraram o alambrado que cerca o Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães. O local estava preparado para abrigar os moradores após a reintegração de posse. 


Lucas Lacaz Ruiz/A13/Folhapress
Tropa de choque da Polícia Militar chegou à área invadida por volta das 6h
Tropa de choque da Polícia Militar chegou à área invadida do Pinheirinho por volta das 6h
 
JUSTIÇA
 
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspendeu na sexta-feira (20) a ordem de reintegração de posse da invasão Pinheirinho. A decisão também devolveu o caso para a Justiça Federal. 

O desembargador federal Antonio Cedenho, que analisou o caso, entendeu que a disputa envolve a União, já que o governo federal manifestou interesse em participar de uma solução do conflito. 

Ao longo da semana, um imbroglio entre diferentes esferas do Judiciário fez o caso ser transferido diversas vezes entre a Justiça Federal e estadual. Esta última foi a que concedeu para os proprietários a ordem de reintegração de posse.

Um elegante buraco em traje de gala para festa de black-tie

Obra de arte é parte das obras de mobilidade da Copa

Este elegante buraco está amalocado em frente à minha casa desde junho do ano passado. Segundo disse, aproveitou as chuvas de então para, em processo de geração espontânea, nascer e reivindicar direito de existir. Detalhou que, sendo um ser humanizado, direito tem a direitos humanos. E, caso intentem retirá-lo dali, promoverá atos de protesto reunindo a seu redor outros e maiores buracos de sua espécie humanizada. 

Vaidoso, o buraco. Ante a proximidade do carnaval, vestiu-se à moda dos grandes bailes de priscas eras e garante que fará um belo carnaval. Creio que meus vizinhos, profundamente honrados com a criatura, devam lhe prestar respeitos, honras e aplausos. 

Se você atentar bem verá que o buraco é também entendido em arte. Em processo de meta-apresentação se mostra como uma distinta entidade de escultura abstrata e reafirma sua sofisticação. Nada mau, não?

Para você ver: nos tempos hodiernos, as coisas se tornam fetiche e ganham vida. Assim, espero que o finíssimo buraco continue lá. Até porque, para mim, tem grande utilidade: posso manobrar tranquilamente meu carro quando vou sair de casa, uma vez que os motoristas que trafegam pela rua têm obrigatoriamente de desviar a fim de evitar colisão com a obra d'arte. Desta forma, o eminente buraco cumpre também papel de disciplinador do trânsito e assegura a minha tranquilidade, protegendo o meu carro. 

Creio  mesmo, diante disso, que o citado Sr. seja parte das obras de mobilidade urbana da Copa. Creio, não: estou convicto. Esse buraco é sim uma obra da Copa. Viva! Eu bem que sabia que a Copa iria deixar um grande legado. Sensacional.