sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Uma historinha...
Emanoel Barreto

Um dia, uns ladrões sequestraram o tempo.
Os dias, filhos do tempo, ficaram desesperados em busca do pai.
As manhãs e as tardes, filhas do tempo, soluçaram.
A noite, mulher do tempo, chorou muito.

Os dias, a noite, as manhãs e as tardes chamaram a polícia, que nada pôde fazer.
Os dias, sem pai, perderam-se na vida e tornaram-se patifes.
As manhãs e as tardes, mulheres de programa.
A noite, sem ter o que fazer, tornou-se amante do minuto e a todo instante troca de par.

Afinal, um dia o tempo conseguiu fugir do cativeiro.
Quando chegou de volta, ficou tão desesperado ao ver no que a família se tornara, que desistiu de organizar a sequência da vida, passo a passo, dia a dia.
Atirou-se no abismo do cosmos e hoje as coisas estão do jeito que você vê.

ZOORÓSCOPO

BODE - Atenção: quem é de Bode, melhor seria que fosse de Burro. Só dá cabeçada. Preste atenção, que, bem por perto de você, tem alguém que é assim.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

De como a Justiça desapareceu no mundo
Emanoel Barreto

Disseram-me certa vez homens muito sábios, desses conhecedores dos mais recônditos segredos e das mais herméticas ciências: "Themis, a deusa da Justiça, não mais age entre os mortais, pois está presa. Castigada por nudez impudente, foi levada a cárcere secreto e lá é mantida fora do olhar e da vista de todos. Se tentar fugir, será submetida ao garrote vil. "

Apesar de confiar muito nos sábios - tenho sempre essa mania de confiar em sábios -, pus-me a investigar e eis o que descobri: Themis precisou vir da Grécia ao Brasil, mas, ao descer do Olimpo, viu que o mundo estava tomado por mar de lama. Como queria sentir de perto as injustiças, que haviam provocado o mar de lama, despiu-se e começou a nadar.

Suas brancas vestes deixou a cargo das ninfas, que viriam voando e lhas entregariam quando aqui chegasse. Enfrentou tubarões, moreias e outros monstros marinhos. A pegajosa lama recobria todo o seu belo corpo.

Afinal, aqui chegou. Pisando a praia, dirigiu-se uma ducha e a lama caiu de sobre o seu corpo. Ficou linda e nua em praia que não era de nudismo. Patrulha que passava a capturou imediatamente. Levada a um juiz, apresentou-se como Themis, a deusa da Justiça.

O juiz, desconfiado como todos os juízes, não acreditou na história e sentenciou: "Sou um magistrado. E porque sou um magisatrado sei muito bem que a Justiça não existe. É apenas uma lenda grega." Ela foi prontamente agarrada, posta a ferros e até hoje insiste em se dizer a Justiça. Mas a pena foi comutada e ela foi internada, como louca, num hospício onde todos se dizem Napoleão.

ZOORÓSCOPO

CAVALO - Conhecidos pelo temperamento digamos, forte, para não dizer outra coisa, o cavaliano atrita-se facilmente. Mesmo que o parceiro não o tenha provocado. Cavalo, no entanto, não deve brincar com Hiena. A mulher em Hiena não leva desaforo para casa e ainda sai rindo, depois de armar a confusão.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Brigitte Bardot
Emanoel Barreto
O tempo é inimigo da beleza.
Sobre as belas ele passa seu pincel.
E apaga, aos poucos, lentamente,
a imagem que um dia reluziu.
ZOORÓSCOPO
PEBA - Pebiana ou pebiano que lê este Zooróscopo, hoje é melhor não sair de casa, da toca, do buraco, seja lá onde for que você esteja. Hoje é dia de banquete para os que moram na casa de Galgo (um animal e um signo refinadíssimos). Já pensou se um galgaíno o pega e o devora e depois ainda diz que você foi uma comida muito peba? Vai pegar mal, heim?


terça-feira, 1 de setembro de 2009

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Vou depois...
Emanoel Barreto

Vou depois.
Depois que acabar o tempo.
Se não mais existe o tempo, então não chego atrasado.
Vou depois. Depois que acabar o mundo.
Pois quando acabar o mundo
e depois do fim do tempo,
nem me atraso ou chego cedo nem tenho aonde ir.

ZOORÓSCOPO

GATA MANSA - Zoosigno das belas mulheres. Calmas, meigas, nebulosas em gestos e meneios, não se lhe há como resistir.

domingo, 30 de agosto de 2009

Patriamada, salve, salve...

Emanoel Barreto

Só um registro: veja só como a cantora Vanusa mandou ver com o hino nacional. De alguma forma é a representação mambembe, na voz de alguém, de como as coisas andam na política brasileira.

http://www.youtube.com/watch?v=TfzyqxWHrQo

ZOORÓSCOPO

CARNEIRO - Os que são dessa casa zooastrológica vivem dando cabeçadas. E não aprendem. São enganados pelos de Cascavel, iludidos por quem é de Gata Mansa, explorados pelos de Tubarão, mas, mesmo assim, não se emendam. Acreditam em tudo o que lhes dizem ou prometem, terminam até mesmo investindo dinheiro e só levam prejuízo. No outro dia acordam, pensam que foi tudo um sonho e voltam a ser vítimas de sua própria insensatez.