sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A luta e o gesto grego
Emanoel Barreto

Encerrei hoje um período de vida. Conclui a minha tese de doutorado. Seis anos, entre mestrado e doutorado, seis longos anos de estudos, livros e pesquisas. Noites inteiras varadas em leitura intensa, redação que exigia de mim texto preciso, exposição firme, clara e objetiva. Não sei descrever a você todo o processo. Mas posso dizer que foi ânimo e disposição de luta. Maratona, no melhor sentido grego que o termo enuncia: persistência, determinação, cansaço, luta enfim.

Tive ao lado Minha Mulher, Terezinha Barreto, como companheira decidida, doce valquíria e estrela-guia. Sem esquecer nossos Filhos e Filhas, Netos e Familiares. Um velho gladiador como eu sabe valorizar uma vitória. Seja lutando nas Termópilas, seja combatendo nos Pirineus.

Engraçado, nas Termópilas e nos Pirineus os guerreiros foram vencidos, mas não foram derrotados em sua luta. Pois ali, na constância do combate, foram vencedores, mesmo aparentemente vitoriosos os tão vis vencedores.

Lutei com calma, vigor e força. E a tese foi considerada de excelência, com recomendação a publicação. Hoje, o guerreiros gergos são símbolos, imagens, coragem solta. Obrigado à luta, à força, à decisão férrea de chegar onde cheguei. E, se cheguei ao limite das minhas forças, expandi também o poder de crescer mais.

Abraço grande a Você, que acompanha este jornal. Abraço a quem confia no amanhã. E, nas lágrimas lindas da minha filha Mirna, que melhor expressam esta conquista: sentidas, inocentes e cálidas, o grande abraço de um guerreiro que fez da sua vida um só lutar.

Valeu a pena o sol distante, valeu a pena o amor amado. Valeu a pena o meu texto, que se fez voz ao sol viver.

Muito obrigado. Muito, muito, obrigado.

Emanoel Barreto


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A diáspora ética do PT
Emanoel Barreto

Com o acordão para salvar Sarney, o PT entra em diáspora ética. Mercadante anuncia que deixará hoje a liderança, o senador Arns informa que não pode ficar numa legenda que despiu-se de suas bandeiras e Marina Silva também se retira, alarmada com o tsunami lodoso em que soçobra o partido.

A candidatura de Dilma, a priori, é honrosa, digna de apoio. Ela tem um passado de luta por uma causa. Mas nada justifica a imersão na bile de indignidade. O partido entra em crise, dilacerado entre os compromissos históricos da sigla e o atendimento aos apetites mais baixos do PMDB, seu aliado, que se espoja na cama larga da corrupção e da patranha.

É aí que a candidatura de Dilma começa a fraquejar: eleita, certamente será obrigada a manter-se refém, como Lula, de um tratado redigido com as letras da imoralidade. Então, que venha a morena Marina, trazendo todos os verdes e azuis que sua candidatura representa.

ZOORÓSCOPO

PORCO - É zoosigno de todos os petistas e peemedebistas que se enconluiam para perpetrar a trama que visa manter nosso povo, triste povo, nas malhas e nas filas da fome, da dor, do desespero.



quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Marina, morena Marina...
Emanoel Barreto

A história não se escreve a passos medidos e contados. Quando tudo parece seguir o velho caminho, surge uma encruzilhada e a caravana muda de rumo. Ao que parece, será assim com a provável presença da senadora Marina Silva, deixando o PT pelo PV.

Nome internacionalmente respeitado, portadora de currículo impecável, ética, séria, comprometida com uma causa e uma utopia, Marina pode ser o grande nome a ingressar numa disputa histórica.

Tendo a seu lado como vice Gilberto Gil, a chapa ganha força e expressividade midiática. Precisamos de uma mudança, uma reviravolta que nos encaminhe a instâncias políticas onde não predominem oportunismos e conchavos, como aconteceu com o PT, que alinhou-se ao que há de pior na vida pública brasileira.

É certo que não terá maioria no Congresso, mas também é certo que as diretivas presidenciais serão bem diversas das que temos hoje em tela.

ZOORÓSCOPO

PREÁ - Os assim regidos são bem parecidos com os de Esquilo, só que com uma diferença fundamental: enquanto o esquiliano gosta de se expor, o preariano vive entocado, prefere não se apresentar. É signo comum a usurários, agiotas e outros quejandos. Ficam na maior moita, só esperando a desgraça dos outros. Depois, especialmente os de Pavão, grandes gastadores, caem em suas garras e dificilmente se safam.


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dilma e Lina, quem deslinda?
No Zooróscopo, veja quem é de Urubu
Emanoel Barreto

Está criado um debate midiático entre duas mulheres cujos nomes simulam um trocadilho, além do traço de união que as vinculava: Dilma ainda é parte do governo e Lina deixou-o recentemente. As duas estão unidas por uma espécie de mistério, na verdade uma confusa relação que as alçou ao topo das paradas de sucesso da política. Dilma e Lina: tilintantes, buliçosas, quem deslinda esse mistério?

É de Lina ou é de Dilma a mentira sorrateira? Quem foi que pediu a quem pra salvar José Sarney. Ninguém pediu, não houve nada, só um jogo de agendas? A política é assim: afirmou, tem que provar.

Quem não prova, prova o gosto de passar por mentiroso. Já quem prova o que diz, fica aprovado e feliz. E os jornais vão só no faro, publicando coisas soltas. Fica o dito por não dito. E maldito quem diz mal as coisas que aconteceram. Ou não aconteceu nada ou aconteceu tudo, e nada mais interessa.

No fim vira tudo um circo. Que cresce e depois explode, como bolha de sabão.

ZOOROÓSCOPO

UBURU - Não, não pense que os aqui nascidos são agourentos, como há tanto tempo de diz. Os de Urubu são trabalhadores injustiçados. Cumprem com jornadas de trabalho difíceis, que os de Pavão jamais aceitariam, muito menos quem nasceu em Ave do Paraíso. Cumprem com o seu ofício e ainda são chamados de bichos ruins. No caso de Lina e Dilma, quem perder é triste sina. Quem perder, não tenha dúvida, vai ser mais um Urubu.



segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A guerra santa. Nem tanto assim...
Emanoel Barreto

Globo e Record estão em guerra santa. Nem tanto, não é mesmo? A primeira, na busca de manter a hegemonia sobre corações e mentes; a outra, na corrida com a mesma finalidade. São as duas faces de uma mesma e enferrujada moeda, cada uma buscando fazer valer a sua verdade. É mesmo a busca pelas mentes. Mas, saibamos, a mente mente. A mente do poder busca, de todas formas, apresentar-se como fiel depositário dos intereses sociais. E a mente mente.

E o poder não é único. Não existe apenas em sua natureza estatal. Ele se manifesta por muitas pessoas, mediante diversas circunstâncias de verificação e exposição. Aqui, o poder se apresenta de forma mediata em dois poderosos sistemas de mídia.

O primeiro, eminentemente laico, tem quase virtual controle do grande coletivo que conhecemos como sociedade brasileira. A esta impõe realidades que são consumidas como representação exata do mundo vivido. O segundo aciona idênticos mecanismos, aos quais junta elemento extremamente poderoso: fala em nome de Deus.

Agora, os dois gigantes estão em duelo: cada um busca ser visto como dotado de passado ilibado, sério, digno, compromissado. Ou seja: dois sistemas éticos.

Trata-se, para quem souber ver, e além de ver, compreender, que nesse jogo ambos mostram às claras como funciona o esquema midiático. Com seus interesses, manobras, intenções e propósitos. Um desnuda o outro. Seria uma excelente possibilidade de a sociedade brasileira entender a quem está entregue essa poderosa ferramenta de comunicação de massa.

A guerra não é tão santa assim...

ZOORÓSCOPO

ORNITORRINCO - Signo típico das pessoas tida como estranhas retraídas, voltadas para o seu mundo interior. O nascido sob tais influências não gosta de aparecer, mas, age de forma tão pouco natural, é tão contraído, sua discrição é tão resolutamente gritante, que ele acaba chamando a atenção onde quer que esteja. Seu silêncio é tão forte que grita aos ouvidos de todos. Recomenda-se que os ornitorrinquianos casem-se com mulheres em Girafa, um bicho que, dizem é mudo. Assim, seus silêncios vão se encontrar e eles vão conviver muito bem.