quinta-feira, 12 de julho de 2012

Natal ganhará lixo italiano legítimo. Leviatã garante
Leviatã apoxima-se de Natal e aqui obrará grandes cousas

Fui procurado ontem, enquanto caminhava pelas ruas do centro, por respeitável iguana. Homem de muitos bons modos, fez profunda reverência e disse-me que um cavalheiro gostaria de falar comigo. Acompanhei-o à mansão daquela nobre figura e vi à minha frente ninguém menos que Leviatã, confortavelmente instalado em cadeira colossal . Perguntei a que devia tão honroso convite, vez que sou apenas um tipógrafo, que edita esta gazeta e esperei a resposta.

 Servimo-nos de vinho e ele me explicou: será candidato a prefeito de Natal. Devo mencionar que tremi intimamente. Ato contínuo, detalhou suas prioridades: dar continuidade ao processo de arrasamento de Ponta Negra, ampliar o número de buracos, que deverão atingir todas, todas enfatizou, as ruas da cidade e piorar o máximo possível os serviços municipais. Todos.


Ademais, firmará convênio com as grandes potências para que venham a despejar aqui todos os seus resíduos atômicos e abrirá as portas da cidade ao despejo de lixo tóxico de todos os tipos, além do recebimento de restos de computadores, lixo eletrônico, entende? Sim: remédio velho, fora de validade também será muito bem-vindo.


Perguntou o que eu achava disso e respondi que jamais ouvira coisa mais descabida. Então, em defesa de sua tese, acentuou: "Pois então, saiba que isso representará grande valia para esta cidade. Explico: traremos, para completar o quadro de descalabro, todo o lixo de Nápoles, lixo italiano, sabia? Lixo de primeiro mundo, para adornar as nossas ruas. E faremos aqui grandes experiências: a criação em laboratório de ratos gigantes, o Projeto Mickey, que contará com todo o apoio da Disneylândia. Os ratos gigantes serão uma grande atração turística. Não é o turismo o que queremos? Pois então, teremos turistas. Aos montes, como aos montes será o nosso lixo."

E o que mais ele estaria planejando para adornar a cidade? Leviatã fez-se de difícil e, meneando a cabeça, despachou: "Isso é segredo. Somente após eleito e empossado revelarei os outros grandes planos. Mas uma coisa antecipo: a Arena das Dunas ficará ótima como depósito provisório do lixo que importaremos da Itália.

Mais que depressa saí da mansão de Leviatã. Tive e estranha sensação de que acabara de ver, num canto escuro da sala, os olhos enormes de um camundongo descomunal me observando...





 

terça-feira, 10 de julho de 2012

Recebo e divulgo

Rota Cultural Caminhos do Frio
Na região serrana do Brejo da Paraíba, as cidades de Areia, Bananeiras, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande movimentam a cultura e o turismo paraibanos, entre os meses de julho e agosto. No período é realizada a ‘Rota Cultural Caminhos do Frio’, oportunidade em que são apresentadas manifestações culturais regionais. De 16 de julho e até o dia 26 de agosto, a Rota Cultural vai oferecer aos turistas apresentações culturais, festivais gastronômicos, oficinas de artes, atividades de ecoturismo e esportivas, feira de artesanato, exposições culturais, entre outras atrações.

A expectativa, segundo os organizadores do evento, é de que cerca de 30 mil turistas devem participar das atividades do projeto que chega este ano a sua sétima edição. Um dos diferenciais do roteiro é o clima frio, já que o inverno na Paraíba tem início em junho e se prolonga até setembro. Em julho, a temperatura na região do Brejo fica em torno de 12° graus, um fenômeno atípico no Nordeste. Outro fator positivo é a sua localização estratégica, próxima de duas principais cidades-pólos: João Pessoa e Campina Grande.

A rota cultural Caminhos do Frio é uma realização Fórum do Turismo Sustentável do Brejo, entidade que atua na promoção da cadeia do turismo na região. O projeto tem parceria do Sebrae Paraíba, apoio do Governo do Estado, Banco do Nordeste e das prefeituras dos municípios que fazem parte da ação.

Rota cultural - Cada uma das seis cidades que integram o ‘Caminhos do Frio’ tem uma rota cultural específica para oferecer aos turistas e à comunidade local. Areia é o município que inicia as atividades do projeto com a programação “Areia: Frio, Cachaça e Arte”, de 16 a 22 de julho. A abertura acontecerá com apresentação da Filarmônica Abdón Milanez, no dia 16, a partir das 17h, no Adro do Solar José Rufino. Na cidade serão oferecidas oficinas, apresentações culturais, como o espetáculo de dança do grupo Tradições Folclóricas Moenda (Areia), shows, entre eles, o das ‘Bastianas’, corrida de bike, Encontro de Capoeira e Troca de Cordéis, visitação à casa de doce ‘A Bagaceira’, entre outras atividades.

O município de Bananeiras vai oferecer a programação “Aventuras e Arte na Serra”, entre os dias 23 e 29 de julho. Na cidade, os turistas poderão participar do ‘Festival Gastronômico’ (26 de julho), de trilhas ecológicas, de apresentações teatrais e musicais, como a orquestra Sanfônica e show da banda Cabruêra.

Já entre os dias 6 e 12 de agosto, a rota cultural será realizada em duas cidades: Serraria (Natureza, Seresta e Engenhos) e Pilões (Festa das Flores, Banana e Artes). Em Serraria serão realizadas oficinas culturais, apresentações artísticas e shows, como o dos 3 do Nordeste, do ‘Paraíba Sim Sinhô’, além de sanfoneiros e seresteiros da região. O roteiro da cidade conta ainda com espetáculo de circo, com a Cavalgada da Fé e visita a engenhos.

Em Pilões, também serão realizadas oficinas artísticas, apresentações de culturais de grupos de dança Caetés e Acauã da Serra (UEPB), da orquestra ‘Sanfônica do Cariri’ e literatura de cordel “Gilberto Baraúna”, além de trilhas ecológicas na Pedra do Espinho, Cachoeira do Ouricuri e na área de floricultura.

Tributos a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro - Em Alagoa Nova, as atividades têm inicio no dia 13 de agosto e seguem até o dia 19 de agosto, com a “Festa da Civilização do Açúcar”. Na abertura, no teatro municipal, a partir das 19h, será realizado um “Tributo aos 100 anos do Rei do Baião”. A rota de Alagoa Nova vai contar com oficinas, como a de Berimbau Terapia, apresentações culturais, exibição de filmes, espetáculo circense, festival gastronômico, visita ao Engenho Vaca Brava, shows do Clã Brasil, de Vinicius e Sobral, Forró e Gastronomia entre outros. Estão programadas ainda a realização do VII Salão de Artesanato e o Encontro de Quadrilhas.

O Caminhos do Frio será encerrado com a rota cultural de Alagoa Grande, com a programação do “Festival de Artes Populares Jackson do Padeiro”, entre os dias 20 e 26 de agosto. Na cidade serão realizadas apresentações culturais, como a “Um olhar Jacksoniano” do grupo Outros; teatro infantil, shows com Boby e Amanda, Márcio Jr e Robério, desfile da banda marcial Paraybana. Vai acontecer ainda a abertura oficial do ‘Festival de Artes Populares Jackson do Pandeiro’ com Oliveira de Panelas, apresentações da Orquestra Cônego Firmino Cavalcante ,”A Maravilhosa Música de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga” e das Cirandeiras do Povoado Caiana dos Criolos, além do show com a banda Jackson Envenenado.

Alagoa Grande ainda vai promover a apresentação do Coco de Embolada de Manoel Batista, o Encontro dos Filhos e Amigos de Alagoa Grande, oficinas de Xilogravura, de Hip Hop e de elaboração de Projetos, a 6ª Trilha de Moto dos Engenhos, 1º Passeio Ciclístico, 1ª Exposição de Agronegócios, 12ª Cavalgada de Alagoa Grande, 2º Encontro dos Blogueiros e o VI Encontro de Dança de Rua.

Confira a distâncias dos municípios até a Capital
Estrada - A principal via de acesso ao Brejo – saindo de João Pessoa – se dá pela BR-230. A rodovia é duplicada e disponibiliza serviços como postos de gasolina, restaurantes, lanchonetes. As seis cidades envolvidas neste projeto ficam localizadas em um raio de aproximadamente 130 km de João Pessoa, e se destacam pela beleza, patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, além da hospitalidade do seu povo.

Aérea - A Região também é atendida pelos aeroportos Internacional Presidente Castro Pinto, localizado no município de Bayeux, distante a 8 km do centro de João Pessoa, e o João Suassuna, em Campina Grande. Outra opção é viajar de ônibus de linha. Diariamente, a cada duas horas, partem ônibus do terminal rodoviário de João Pessoa e de Campina Grande.

João Pessoa
Distância
Areia
118 km
Alagoa Grande
111 km
Alagoa Nova
138 km
Bananeiras
116 km
Pilões
106 km
Serraria
123 km