domingo, 18 de abril de 2021

Demora não é eternidade

Por Emanoel Barreto

A reclusão da pandemia trouxe-me algo de bom: transformei o sentimento de reclusão em ato de recolhimento. O quase desespero do silêncio transmutou-se na serena alegria de estar isolado mas perto da minha mulher, em tranquilo e longo instante de calma e paz.

Vivo a solitude sem expectativa de data, de saber quando tudo isso vai acabar. Todavia mantenho acesa a chama que aguarda a saída de cena dos seres humanos que, do alto do poder, contribuem decisivamente para a dramaticidade do quadro. Vai passar, tudo vai passar. Todos eles vão passar.

Enfatizo quanto ao tema central deste texto: estar em casa por motivo de sobrevivência não significa que você está preso – ao invés, você está a salvo; não quer dizer que a pessoa vai sucumbir ao tédio. Experienciar a solidão pode ser um excelente exercício de fortalecimento interno cuja prática pode fazer brotar maturidade, paciência e serenidade; convicção de que tal e terrível momento um dia terá fim – tudo tem fim.

Mais que um fim as coisas têm uma finalidade. Essa você a descobre desde, se e quando tiver estrutura interna psíquica e espiritual para superar a desgraça. Busque esse desenvolvimento agora, enquanto vivencia os cuidados para manter-se saudável.

Sei que as pessoas têm níveis diferentes de resiliência; uns são mais frágeis, se curvam com mais facilidade; outros, ao contrário, aprendem a desenvolver a resiliência tornando-a algo naturalizado a si mesmo. É como a coragem: também aprendemos a ser corajosos, a manejar problemas, superar situações adversas e até enfrentar e superar ameaças físicas.

Venho buscando isso desde que me conscientizei por completo da terribilidade de tal tempo. E foi bom. Sei que há perigo, há medo, mas existe também a força interior que nos permite viver nosso tempo com grandeza, mesmo que tal tempo esteja sob o domínio dos que em essência são minúsculos e cruéis, perversos e indignos.

Fique em silêncio. Mas, se preciso, não se omita. Não precisa agredir nem gritar. Resista. Todo mal se curva à resistência. A pandemia pode demorar, mas demora não é eternidade.