sábado, 30 de abril de 2011

Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces Faces

Derci Gonçalves
A felicidade dos felizes

Eles são felizes. Caminham seu território feito de fotos coloridas, enquadramento perfeito, acelerando a um futuro azul-turquesa. Ah, como são felizes os viventes desse mundo pleno de coisas amáveis. São os amigos da Fortuna, filhos de ninhos abastados, senhores de festas e de vivas. Mas é ilusão pensar que eles não são à sua maneira sua própria ilusão. E mesmo assim posam de felizes, sabendo que a ilusão é uma felicidade que anda em marcha à ré.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Só faltam as fadas

O casamento do príncipe William e Kate Middleton é magnificado pela mídia, ávida por histórias de tragédias ou sonhos. A base para isso está no imaginário popular, nos contos de fadas, onde pessoas especiais, príncipes e princesas, reis e rainhas, viviam os sonhos devaneados por milhões.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://w3.i.uol.com.br
É como uma volta ao passado, às histórias em que tudo dava certo, os lindos casais enlaçavam núpcias e se tornavam reis bondosos para a felicidade do povo. 

Os velhos costumes ingleses cabem à luva. Carruagens belíssimas tiradas por cavalos oníricos carregam o casal real para a união, gente riquíssima pinga ouro por onde passa e uma espécie de alegria, eufórica, delirante, ganha as telas da TVs e todos pensam estar vivendo um sonho, quando na verdade imergem no escapismo. 

Longa vida, longa vida aos príncipes, que principiam no real a realidade de uma realeza que na verdade é imaginária. 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Deu na Folha:

Autor de 'Calvin e Haroldo' cria arte inédita após 16 anos

DE SÃO PAULO
Bill Watterson, o criador de "Calvin e Haroldo", não publica uma tirinha nova desde 1995. O cartunista, porém, resolveu botar um ponto final nesse hiato de 16 anos e arregaçar as mangas por uma boa causa. 

Watterson pintou uma tela para doar ao Team Cul de Sac, projeto de outro cartunista, Richard Thompson, que tem como objetivo arrecadar grana para pesquisas sobre o mal de Parkinson. Thompson, inclusive, é portador da doença. 

A pintura feita a óleo é um retrato de Petey Otterloop, personagem das clássicas tirinhas intituladas "Cul de Sac", assinadas por Thompson. 

De acordo com o blog de quadrinhos do "Washington Post", que divulgou a imagem de tela assinada por Watterson, a campanha conta com a parceria da Michael J. Fox Foundation, mantida pelo ator Michael J. Fox, também portador do mal de Parkinson. 

Todos os trabalhos doados pelos participantes dessa campanha devem ser compilados em um livro, segundo o site especializado "Universo HQ". A renda obtida com as vendas dessa publicação será revertida para a fundação de J. Fox. 


Reprodução/Washingtonpost.com
http://www.washingtonpost.com/blogs/comic-riffs/post/this-just-in-first-new-art-from-calvin-and-hobbes-creator-in-16-years-syndicate-says/2011/04/22/AF7l7NQE_blog.html / pintura de bill watterson
Após 16 anos sem publicar quadrinhos, Bill Watterson cria pintura inédita para causa beneficente

terça-feira, 26 de abril de 2011

Um juiz atravancando o tráfego

Caminhando pelas alamedas do Campus em meio à chuva fina de fim de tarde, encontro, estacionado em frente à Biblioteca Central Zila Mademe, estacionado de maneira irregular,  um carro. O carro de um juiz, que ostentava orgulhosamente no vidro frontal o elegante e arrogante decalque "Poder Judiciário - Juiz". O automóvel estava de tal forma colocado que obrigava os demais a entrar em contramão.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com

Fico pensando: que sentenças sairão da cabeça desse homem? Qual a noção de Justiça que rege seus pensamentos na hora de decidir? Um homem, um juiz, que se compraz em ocupar lugar indevido, mesmo sabendo que ofende o direito de ir e vir de outras pessoas certamente não é um bom juiz. Não é sequer um juiz, suponho. 

É o jeitinho brasileiro. Sem dúvida, se fosse abordado a respeito de seu comportamento se sairia com o velho refrão: "Sabe com quem está falando?" Fico comigo a pensar que esse é o nosso grande problema: sabemos com quem estamos falando. Sabemos que são autoridades, sabemos que são, muitas vezes, as primeiras e infringir as leis que elas mesmas muitas vezes criaram; e as primeiras mesmo a agredir, ferir, abusar, sonegar.