sábado, 6 de fevereiro de 2016

Felizes por quatro dias

http://180graus.com/noticias/jaqueline-farias-do-bbb11-ja-foi-rainha-do-carnaval-carioca-e-dancarina-de-latino-391240.html
Esquentai vossos pandeiros


Emanoel Barreto

Chegou a festa. 
A cuíca zurra sua cantiga bárbara, lúbrica, luxuriosa e geme; o cavaco solta acordes finíssimos, agudos como ponta de florete; surdos marcam profundos o ritmo que alucina; tamborins são como sopranos em ária sensual; caixas atiram-se para a frente cantando a liturgia do prazer. 

Mulatas flertam com o desejo agarrado às suas ancas. É o Brasil em festa. É o carnaval como fascinante sagração do desvario. E os pandeiros entoam seu ritmo feiticeiro.

Chegou a festa. Somos a civilização de Baco, somos o povo feliz. Feliz por quatro dias, feliz pela ilusão criada de sermos felizes por exatamente quatro dias.

Samba, suor e cerveja são nossos deuses lascivos. Com eles iremos até o fim. Até que o último arquejo licencioso se cale, até que a última gota esgote o jato libertino vamos ser felizes, vamos ser felizes por quatro dias.

Viva o Brasil. Viva essa alegria louca que confunde mas aplaca; que excita mas acalma, palpitando no coração por mais loucura. Viva o Brasil. Viva o carnaval. Viva a mulata que esconde nos quadris a imoderação e todas as suas delícias.

Delegado vai fundo no caso da barragem




Houve homicídio na tragédia de Fundão, 
diz a polícia



Leio no Portal G1 importante e firme decisão do delegado Rodrigo Bustamente a respeito da tragédia da barragem de Fundão. Transcrevo a notícia e logo em seguida comento.   


A Polícia Civil de Minas Gerais disse, nesta sexta-feira (5), que considera que o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana, foi responsável por 19 homicídios. A declaração do delegado responsável pelo inquérito policial, Rodrigo Bustamente, foi feita no dia em que a tragédia completa 3 meses. Até o momento, 17 corpos foram resgatados da lama na região de Mariana e reconhecidos por familiares ou exames de identificação. Outros dois corpos ainda não foram localizados.

A barragem de Fundão se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e afetando Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce. Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. O desastre ambiental, considerado o maior e sem precedentes no Brasil.

Segundo o delegado Bustamente, as empresas Samarco, Vale e BHP, estas duas últimas como donas da primeira, e seus diretores têm responsabilidade sobre as mortes, que são consideradas crimes. "Hoje, podemos dizer que as empresas e seus diretores têm responsabilidades sim pelos crimes cometidos e no momento oportuno determinaremos a responsabilização criminal de cada um deles", disse o titular do inquérito. O delegado detalhou que as empresas podem ser responsalizadas pelo crime ambiental e os diretos e outros empregados podem responder criminalmente pelas mortes.
........... 

A atitude do delegado Bustamente é das mais acertadas. É justa, urgente e necessária. Houve sim homicídios, uma vez que os responsáveis pela Samarco, em seus diversos níveis de responsabilidade, sabiam do perigo a que davam causa e das possíveis consequências daquele. 

O delegado, em atitude que revela sua seriedade e serenidade, detalhou, segundo o G1: “Apesar de afirmar que as mortes são homícidios, o delegado explicou que ainda não há determinação de que tipo de homicídio os envolvidos podem ser responsabilizados. Eles podem responder por homicídio culposo - sem intenção de matar -, homicídio com dolo eventual - situação em que se assume o risco de matar -, e homicídio doloso - com intenção de matar.”

Ou seja: não há atitude preconcebida, apressada ou inconsequente.
É de autoridades assim que precisamos: uma polícia firme e decidida a apurar os fatos criminosos, mesmo que aqueles envolvam pessoas de alto ou altíssimo status, como é o caso dos milionários que detêm o controle da Samarco. 

Espero que o inquérito seja levado adiante e que, sendo encontrados em culpa, os responsáveis sejam levados à cadeia. 
..
Crédito foto: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/11/22/interna_gerais,710452/bombeiros-retomam-buscas-na-barragem-fundao-onde-tres-veiculos-foram-e.shtml