sábado, 27 de dezembro de 2008



O tempo, a vida e o que mais será
Emanoel Barreto

O tempo, esse desafio - O tempo passa rápido como aquela gota que caiu de seu corpo - e você nem percebeu quando saía da água - no último mergulho do verão. Agora, vem novamente mais um verão e você também nem percebeu como foi depressa o ano, entre um e outro.

Você nem percebeu que, de repente, de menino encapetado ou menininha linda, tornou-se um adulto cheio de, por que não dizer, periféricos: contas para pagar, casa, automóvel, problemas os mais diversos, decepções, algumas alegrias.

O tempo anda ao nosso lado, caminha passo a passo conosco. Se temos serenidade, calma, um pouco de sabedoria que seja, ele será amigo, confidente, orientador, profeta do dia seguinte. Se não, será o pior dos nossos inimigos.

Há um minuto, 2008 estava começando. Agora, faltam poucos segundos para se acabar. Daqui a mais uns minutos, bom, daqui a mais alguns minutos estaremos frente a frente com a velhice - esse período que marca a nossa corrida para o fim, o não-tempo.

Se soubermos chegar à velhice trazendo dentro de nós a juventude domada e tornada sábia, seremos equilibrados e renascidos em nossos netos. Se não, teremos sido vividos pelo tempo. E no nosso último instante saberemos que tudo não valeu a pena.

Mas, sejamos otimistas. Cada cabelo branco, que seja um aliado; cada ruga de preocupação, uma irmã; cada passo já cansado, uma lembrança de que fomos vencedores na grande caminhada. E no abraços de nossos filhos e netos, uma réstia da alegria que ainda temos guardada em algum canto secreto da Vida que em nós se aninhou.

ZOORÓSCOPO

ÁGUIA - Coragem e decisão. Essa é a síntese dos nascidos nesse zoosigno. Terão sempre grande capacidade para enfrentar problemas e desafios. Os de Águia são assim: eternos lutadores. Capazes de enfrentar em solidão os piores momentos e deles sair sempre renovados. Aptos, permanentemente, a partir para a batalha sem temer em que resultará a sua luta. Coragem é a sua essência, desprendimento seu legado, firmeza a sua fortuna.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008


Flexibililizar para melhor poder explorar
Emanoel Barreto

É sempre assim - Pelas coisas de jornal que vi na internet, há setores empresariais, especialmente na área de supermercado, que desejam a "flexibilização" das leis trabalhistas. Tomam como base as vendas de fim de ano, que não teriam sido tão boas como desejavam. E, "para conter o desemprego" que deverá advir com a crise, querem que a legislação mude.

Objetivamente, o que o empresariado quer é exatamente o oposto do que o seu discurso apregoa: que fique mais fácil demitir-se o trabalhador, ao invés de assegurar-se o seu emprego durante a crise. Dizem que, com uma legislação flexibilizada, será mais fácil assegurar o emprego e a empregabilidade.

"Flexibilização", para quem não percebeu ainda, é nada menos que um eufemismo para facilitação ne exploração dos trabalhadores, seu desamparo e perda de conquistas históricas. Não sei se a proposta, que está sendo analisada pelos supermercadistas de S. Paulo, que pretendem do governo a obtenção da derrubada de leis trabalhistas, ganhará força, formando um lobby perante o Congresso. Mas sei que em sua essência, esse movimento não tem qualquer boa intenção, ao contrário do que anda dizendo.

ZOORÓSCOPO

Mosca - Sabe aquela pessoa chata, insistente, que não tem nada o que dar, mas está sempre a exigir tudo? É de Mosca, pode ter certeza. Detalhista como aquela mosquinha insuportável que você espanta e ela volta um minuto depois, para o mesmo lugar, o mosquiano é assim. Não tem limites para suas investidas, seja no amor, no trabalho ou nas relações pessoais. Quer sempre ser o centro das atenções e, para isso, torna-se cada vez mais do contra. Quando está em bando, os de Mosca são como aquelas moscas que atacam o gado: o infeliz que esteja sob alvo de sua artilharia sofre, até pedir perdão por existir.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Coisas de Natal
Emanoel Barreto

Chegou, é hoje o dia.
É noite também.
Noite de Natal.

Tem gente feliz,
tem gente que nem.
Tem gritos, tem festa,
tem ouro no ar.

Recebam, ó todos,
um abraço bem forte.
Na festa chamada
de Feliz Natal.
Zooróscopo

Tamanduá - Fortes, persistentes, capazes de chegar aos locais mais escondidos, quem é de Tamanduá tem também como característica a falsidade. Seu abraço é a marca maior e expressão mais vigorosa da traição. Na aparente confraternização está o momento preciso do gesto mais traiçoeiro. Quando as coisas não vão bem abaixam-se e andam engatinhando. Depois, erguem-se e partem para o ataque.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

As crianças em busca do Natal
Emanoel Barreto

Eles sobem o morro da vida,
vão em busca do seu Papai Noel.
É Natal e esperam noite e dia
que um dia afinal lhes seja bom.

São crianças, são pobres, pequeninos.
Manjedoura é sempre o seu pão.
E caminham sem rumo numa vida
que sempre vazia de amor.

ZOÓROSCOPO

Aedes Aegypti - Quem nasce sob essa casa zoosígnica age em bando, é uma epidemia social. Não se cansa de sugar o que é dos outros e, depois disso, deixam como rastro a desolação. Facilmente encontráveis no serviço público e têm seus sonhos realizados mediante expedientes de suborno, falsificação, ganhos ilegais. Dizem aos filhos que devem ser bons, mas envergonham-se de informar como pagam seus estudos em escolas e universidades particulares.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008



Madonna é só uma ilusão de ótica
Emanoel Barreto

Não veio para ficar - A foto é da revista Serafina, da Folha. Trata-se de uma publicação mensal. Colocada alegoricamente como na tela como Cristo, a intenção é mostrar como a cantora Madonna tem a seu lado um grupo de assessores competentes, dedicados, quase que extensão de sua personalidade.

A idéia, uma grande sacada em termos de edição, busca retratar Madonna como figura central na cultura pop, o que é uma verdade. Como também é verdade que a artista é apenas um produto da indústria cultural. Não tem um trabalho "para sempre". Quando esmaecer, as músicas que canta jamais serão parâmetro para o futuro, como os Beatles, BB King ou Rolling Stones.

Madonna é um exemplo perfeito de como o transitório é trabalhado para parecer eterno. A repercussão intensiva de sua imagem pública é apenas isso: repercussão intensiva, pois não conseguirá escapar do poder do tempo, o que a faria extensiva e marco para sempre.

Madonna somente ganha força em função dos atos periféricos que traz atados à sua personalidade de palco: coreografia, sexualidade, jogo de luzes e bailarinos saltitando a seu redor.
Cantando sozinha, sem a parafernália tecno-humana que engendrou, jamais conseguiria chegar onde chegou. Madonna é somente isso: uma ilusão de ótica. Tão ilusão quando a montagem feita pela Serafina.

Zooróscopo

Corcel - Zoosigno dos líderes, marca as pessoas que têm visão de futuro, estão adiante de seu tempo e têm energia e capacidade de chamar a si seguidores. Os corcelianos são enérgicos, exigentes, não suportam falhas nem perdoam tropeços. Está aí o lado mais difícil: agindo assim, vêem nas pessoas apenas sua função, esquecendo que o ser humano está acima da profissão ou papel que esteja desempenhando. Podem ser injustos e somente muito tempo depois reconhecem o seu erro. Como são imperiais, muito provavelmente terão a seu lado seguidores, mas dificilmente terão amigos. Quando em desgraça, poucos aparecerão para lhes valer.