sábado, 8 de janeiro de 2011

 Deputada americana é alvejada na cabeça; no Twitter, Obama pede orações

Ao participar de evento público na cidade de Tucson, Arizona, deputada democrata é alvejada por um jovem que acabou detido. Detalhes na notícia abaixo, que peguei da Folha. Esse acontecimento tem preocupante tipicidade nos Estados Unidos. Em sua matriz profunda, a americanidade tem esse desvio de conduta que aflora sempre em manifestações de pessoas insanas, com ideias as mais esdrúxulas: desde a necessidade de "matar o presidente", como aconteceu com Ronald Reagan, até sair disparando contra colegas de classe ou a esmo em meio à multidão.No Twitter, o presidente Obama pediu que os americanos se juntassem a ele e sua mulher, Michelle, em orações pela recuperação da deputada.

Atirador nos EUA mata uma criança e fere gravemente deputada e mais cinco


DE SÃO PAULO
Um homem invadiu um evento político em Tucson, no Arizona (EUA), atirando indiscriminadamente contra o público neste sábado.
Ao menos uma criança morreu, informou um porta-voz de um hospital local, em entrevista coletiva. Segundo ele, outras nove pessoas deram entrada no hospital, das quais cinco estão em estado grave.
Um tiro atravessou a cabeça da deputada (representante) democrata Gabrielle Giffords, 40, segundo o médico. "No momento, estou bastante otimista sobre a recuperação", disse o médico sobre Giffords, que passou por uma cirurgia. 

Mais cedo, a Rádio Pública Nacional (NPR) e a rede CNN chegaram a confirmar a morte de Giffords, mas depois voltaram atrás e disseram haver divergências sobre a informação. Em seguida, a porta-voz do Centro Médico Universitário de Tucson, Darci Slaten, informou que ela estava "viva, mas em estado grave".

Susan Walsh/AP - 5.jan.11
O presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, ao lado de Gabrielle Giffords no Capitólio
O presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, ao lado de Gabrielle Giffords no Capitólio
O atirador tentou fugir, mas foi detido por uma pessoa no local e levado sob custódia pela polícia.
O evento acontecia do lado de fora de um supermercado em Tucson, deste sábado. Chamado "Congress on Your Corner" (Congresso na sua Esquina, em tradução livre), o encontro tinha como objetivo permitir que os eleitores se encontrassem com a parlamentar pessoalmente. 

Reeleita para seu terceiro mandato no pleito de 2 de novembro, Giffords representa no Congresso um distrito eleitoral do Arizona. Ela tem como focos a reforma da imigração, assuntos militares, pesquisas com células-tronco e energia alternativa. Ela é casada com o astronauta americano Mark Kelly.
O FBI e agentes locais estão investigando o ataque, afirmam autoridades.

Nenhum comentário: