sexta-feira, 3 de julho de 2009

Não há remorso
Emanoel Barreto

Não, não, não há remorso.
No vilão, no cínico, no trapaceiro.
Ele está sempre por perto, rondando os locais de oportunidade.
Audacioso e nato conspirador, atira-se sempre a maquinar intentos, levar vantagem, descobrir vítimas, fraudar a vida e viver às custas.
Não, não, não há remorso. O ladravaz terá sempre em sua mira aquele que se presta a ser roubado.


quinta-feira, 2 de julho de 2009

Vamos viajar
Emanoel Barreto

Vamos viajar, seguir do cais ao mar aberto.
E mesmo não sendo certo um porto de chegada,
pois é vão nosso saber insano, é preciso partir
a cada hora e chegar a sempre novos mares.



terça-feira, 30 de junho de 2009

O diabo no Senado
Emanoel Barreto

Amigos meus, versados em altos estudos, magia e grandes mistérios, acudiram a um e-mail que lhes enviei. Indagava eu a respeito da degradação moral dos senadores e seus cupinchas. Dizia estar perplexo e indignado com a fúria com que a sujeira explode dos esgotos senatoriais. Queria saber o motivo. Eles, após intensos e profundos estudos, depois de consultas as mais instigantes, cumpridos herméticos e antiquíssimos rituais, enviaram-me a seguinte mensagem:

"Barreto,

Vossas perguntas têm fundamentos que vão além do matafísico. Entendei o seguinte: os atos agora descobertos - e muitos outros virão - resultam de fenômeno jamais visto por nossos iniciados. Após lucubrarmos com grande labor, descobrimos que trata-se de coisa do Cão. Eis o que se passou nas profundas do Hades: um grupo de rezadores invadiu o inferno e começou a exorcizar todos os capetas. Os diabos entraram em pânico. Como não podiam mais ficar em suas instalações habituais, fizeram o quê? Partiram para a Terra.

"E o Senado, vale dizer, o Congresso Nacional, seria o melhor local para seu acolhimento. Chegaram a se deram bem. Assumiram postos elevados. Tornaram-se assessores, ou melhor, comparsas e ganharam muito dinheiro. Agora mesmo estão mantendo negociações com senadores. Objetivo? Garantir aos eleitores que, quem votar neles, irá para o Céu quando morrer. Claro que o pobre irá para o inferno, já que os demos estão criando um inferno novinho em folha, onde ficarão escondidos e lá receberão as novas e tolas almas.

"E os senadores, reeleitos, voltarão às patranhas, maracutaias e safadagens. Só que esquecem o seguinte: como estão negociando com diabos, com eles terão de se haver depois de passar para o outro lado...

"Cordiais Saudações,

Círculo Iniciático de Estudos Herméticos"