sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Lula não foi ao debate: ele não estava "glacial"

Não vale a pena perder muito tempo. Nem texto. O presidente Lula não foi ao debate. Certamente ele não estava "glacial", como registrou o Jornal do Brasil, ao indicar que o Presidente somente compareceria à arena da Globo se estivesse como quem está num dos pólos.

Fiz o registro em texto um pouco mais abaixo, na manhã de ontem, manhã que antecedeu à cena espetacularizada da política brasileira nos estúdios da TV.

São as coisas da política, os golpes, as manobras, as inconsistências, as incoerências. Que não se exija dos políticos nada mais que manobras, por mais magistral que seja o gesto. Desde os debates na ágora, a política é feita de silêncios e sons, meia-voltas e paradas táticas, meios-tons e luas em minguante.

É central na alma do político a consistência da brisa.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Estão fazendo a radiografia da alma

Por causa de uma torção no ombro, fui parar hoje de manhã no Instituto de Radiologia de Natal. Ao chegar à sala de recepção, um som belo e sinuoso se espalhava: não entendi direito até que vi: ao fundo da sala, um grupo de chorinho tocava deliciosamente.

Eram três senhores, já sessentões. Um no bandolim, outro no violão e o terceiro fazendo a marcação com o pandeiro, essa pequena bateria portátil que o brasileiro toca como ninguém. Continuei estranhando aquilo, até que fui atendido e perguntei à jovem recepcionista por que aquele som. Ela explicou que, toda quinta-feira, os músicos comparecem e tocam. Creio que a apresentação dura umas duas horas.

É um espetáculo minimalista de música popular brasileira. Eles sentam-se em cadeiras no meio dos clientes e tocam suas suaves e às vezes tristes melodias. Afinal, o nome já diz: chorinho. Encantou-me a idéia e prometi voltar lá na próxima quinta-feira.

Não apenas pela humanização no atendimento que o espetáculo traz até aos pacientes, o que me prendeu mesmo foi que, sem querer, aqueles médicos conseguiram radiografar a alma das pessoas. Magnífico.

Sensibilidade, boa vontade, intenção de dar à medicina um cunho mais humano, aliás esse seu verdadeiro cunho, creio que foi isso o que motivou a decisão de convidar os músicos. Continuem assim.

Acho que quinta-feira vou mesmo aparecer por lá. E se os médicos mandarem servir cerveja, estejam desde já certos de que toda semana encontrarei uma dor, mesmo que seja dor de cabeça, para ser radiografada.

Mas a minha alma, essa sim, é que estará cintilando lá dentro. E o coração, esse pandeiro, estará seguindo o compasso daquele espetáculo tão simples e tão grandioso. Generoso e intensamente repousante. Por favor, agora toquem Pedacinho do Céu...

Lula só irá ao debate se estiver "glacial"

"Silêncio - aquela insuportável réplica."
Autor desconhecido

O Jornal do Brasil traz em manchete: "Debate não está nos planos de Lula." Na abertura da matéria o jornal informa que, nos bastidores da entrevista de ontem à TV Record, o Presidente teria afirmado que somente participará do debate se "estiver glacial". O jornal conta também que o comando de campanha não teme sua presença no confronto a ser promovido hoje à noite pela TV Globo.

O motivo é simples, a coordenação de campanha entende que os votos em Lula já estão cristalizados e o debate não trará qualquer mudança maior na preferência do eleitorado.

Também se avalia que os demais candidatos correrão riscos, especialmente Alckmin, um político conservador, cuja biografia sequer pode ser comparada à do presidente, que em seus tempos de operário e líder sindical representou para milhões de brasileiros a imagem perfeita do trabalhador consciente e combativo.
E o PT, a encarnação da deusa Vesta: um partido de homens e mulheres impolutos e implacáveis para com os corruptos e velhacos de qualquer espécie.

Quanto a Alckmin, terá que ser chamado a dar explicações sobre a crise da insegurança em São Paulo, estado que governou.

Mas o tempo passou, Lula não é mais o mesmo e o PT é o que se está vendo todo dia. Mas o Presidente tem um capital simbólico muito bem construído ao longo da história. Seus marqueteiros, desta forma, confiam em sua capacidade de entrar na arena da Globo.

Lula, é verdade, deverá submeter-se à fuzilaria dos concorrentes, que deverão cobrá-lo a respeito da corrupção que se tornou endêmica ao Partido dos Trabalhadores, mas certamente terá como responder. Todo candidato bem assessorado tem como responder às mais agressivas indagações. Com evasivas ou questionando também o passado do oponente, todos têm como responder.

Assim, se Lula estiver "glacial" deverá comparecer hoje à noite à Rede Globo, num programa que deverá bater todos os níveis históricos de audiência. A cúpula da campanha, mesmo admitindo que o debate representa um risco para todos, está dividida, diz mais adiante o JB: quem é contra diz que se o enfrentamento não implicará perda de votos, não haveria motivo pelo qual o Presidente se devesse expor a um estresse desnecessário.

Os que apóiam sua ida usam o mesmo argumento, só que invertendo sua polaridade eleitoral: como Lula nada perderá, bem que poderia participar. Afinal, poderia responder a todo o Brasil, ao vivo, às acusações que pesam sobre a corrupção que grassa no PT.

Quanto aos outros dois candidatos, Heloísa Helena e Cristovam Buarque, são livre atiradores. Ambos de passado limpo e presença histórica irretocável, terão oportunidade de não apenas questionar a credibilidade de Lula e do PT, como também de ganhar mais alguns votos, quem sabe.

Na verdade, esse confronto pode ser uma caixa preta. Em matéria de comunicação de massa não há nada de definido. Comunicação é um processo, opinião pública é algo difuso e mutável. O debate terá amplas e profundas repercussões, a literalmente, poucas horas da eleição. Vamos esperar: alea jacta est.

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Igreja dos Reis Magos

Do meu livro "Crônicas para Natal":

A fé das gentes caminha até a igreja dos Reis Magos.
O bairro das Rocas, com sua beleza de moça pobre,
reza inteiro aos pés dos Santos Reis.

Foram eles, os Reis, que levaram os presentes que,

ainda hoje, representam as oferendas populares,
feitas com fé ao Menino Deus.

Rezas, muitas rezas,

rezas feitas pelos que acreditam
que a fé não costuma falhar.