sábado, 12 de setembro de 2009

Porque os ricos roubam
Emanoel Barreto

Deu na Folha: A Polícia Federal prepara uma ação de busca e apreensão nas sedes de algumas das maiores empreiteiras do país e nas casas de seus executivos. A PF obteve, no último dia 2, autorização da Justiça para a operação, mas o pedido de prisão de suspeitos foi negado.As empresas são investigadas por suposta fraude a licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva na execução de obras em aeroportos de todo o país -Guarulhos, Vitória e Campo Grande, entre outros.O total de desvios chegaria a R$ 500 milhões. As obras foram licitadas pela Infraero na gestão do ex-presidente da empresa Carlos Wilson (PT-PE), morto em abril deste ano.Entre os alvos principais do inquérito estão, entre outras, as empreiteiras OAS, Camargo Corrêa, Odebrecht, Nielsen, Queiroz Galvão e Gautama.

Após lido o que está acima, uma breve digressão: é sabido que a pobreza e a miséria são as causas sociais e históricas para o surgimento e crescimento da criminalidade em todos os seus matizes: assassinatos, assaltos, formação de quadrilha, tráfico de drogas, violência urbana, etc..., etc,...etc...

Ou seja: miséria e pobreza induzem o ser humano que vive sob tais condições a tentar suprir suas necessidades pelo crime. Assim, se alguém tem todas as suas necessidades supridas certamente não será criminoso, criminoso aqui no sentido de ladrão, certo?

Errado. Se houvesse certeza nesse sentido, os ricos não roubariam. Pergunto: porque os donos dessas construtoras são ladrões? Por que buscam a qualquer preço tirar dinheiro público, se já ganham tanto com as obras que fazem? É da natureza humana o roubar, mesmo já se tendo muito?

Não sei. Só sei que todos os donos das construtoras citadas, que não tenho dúvidas são ladrões, vão se safar. E, esteja certo, continuarão a roubar impunemente. Mas, mesmo assim, fica-me a pergunta: por que os ricos roubam? É caso para a psiquiatria ou para um bom delegado de polícia?

ZOORÓSCOPO

ORANGOTANGO - Aparentemente parvos, com seus movimentos sacolejantes, os orangotanianos são é mesmo muito espertos. São encontradiços nas figuras de empresários, altos executivos, políticos em geral. Seus longos braços lhes permitem pegar o que desejam esteja onde estiver e, em grande velocidade, escapar de forma espetacular. O homem em Orangotango é matreiro; a mulher, sinuosa e convincente. Não são pessoas feias. Muito pelo contrário. Feias, somente suas almas, fantasmas morais terríveis, que assustam a quem de repente consegue desnudar o seu íntimo.


sexta-feira, 11 de setembro de 2009


A mentira, quem mentiu?
Emanoel Barreto

A mídia como um todo deu grandes espaços à discussão entre Lina Vieira e Dilma Roussef. Discutia-se quem mentia a respeito de encontro entre as duas e se a ministra teria pedido a Dilma atuação em favor da família Sarney e seus, digamos, negócios. Todavia, agora o assunto sumiu da agenda jornalística, como que por encanto.

Pergunto: por que isso aconteceu? Se o assunto fosse mesmo tão importante, mereceria até mesmo a prática de jornalismo investigativo, até esgotar o assunto. Mas, ao que tudo indica, ocorreu mesmo e apenas uma espécie de sensacionalismo, elevando-se à condição de problema nacional um acontecimento menor.

Esse tipo de comportamento da imprensa, imprensa em sentido largo, é um dos maiores erros do jornalismo, quando induz o leitorado a buscar em suas páginas, também em sentido amplo, informações a respeito de algo que, em essência, é banal.

O cerne da questão, a corrupção na vida pública, ficou a reboque de um assunto menor, um disse me disse, que a nada levou. Seriedade continua a ser coisa que o jornalismo deve preservar.

ZOORÓSCOPO

TAMANDUÁ - Cuidado com os de Tamanduá, especialmente se você nasceu sob os augúrios de Ovelha ou Cabrito, dois signos de pessoas que facilmente confiam nos demais. Tamanduá sempre se aproxima quando você está em dificuldade. Aparentemente quer ser solidário, mas, depois, quando você está sob seu domínio, vem o abraço fatal. Se você se deixou fascinar por Tamanduá, pá!, acaba entregando a ele tudo o que tem. Quem é de Tamanduá é, literalmente, um amigo-urso.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A dolce vita
Emanoel Barreto

A Folha informa que o Senado gastou 70 mil reais com a senadora Ideli Salvati (PT-SC) e um seu assessor. O dinheiro serviu para que participassem de um curso caríssimo, realizado na Cidade do México, Buenos Aires e Sevilha. O que isso resultará de positivo para o povo, não sei. Mas tenho sérios motivos para supor que alguém no Alto Xingu, na solidão do Brasil Central, em alguma paragem nordestina ou em qualquer ponto próximo ao Chuí, de alguma forma iria precisar desse dinheiro: num pequeno posto de saúde, numa escolinha, num medicamento de urgência, numa estradinha até um distrito distante.

O problema do Brasil oficial é o desconhecimento e o desdém com o Brasil de fato, o desapreço e o desrespeito para com aquela pessoinha que vive de pensão ou sustenta a família com salário mínimo. Ou até mesmo tira sua sobrevivência como catador de lixo ou algo assim.

É triste, mas é verdade. E depois, a senadora Ideli, falastrona e refinada, ainda sai dizendo que está lá, lá em Brasília, para defender os trabalhadores. Pois sim.

ZOORÓSCOPO

ESQUILO - Veja bem como são os de Esquilo. São pessoas rapidíssimas, parecendo sempre aflitas, desesperadas, permanentemente com algum problema insolúvel. Choram por tudo, torcem as mãozinhas e desesperam-se facilmente. A ansiedade é seu permanente mal. Especialmente quando são obrigadas a conviver com os de Lacrau, truculentos que só eles. Se você é de Esquilo, jamais ingresse na política. Não terá estômago nem nervos para isso. Mas será um excelente entregador de pizza. Se conseguir frear a moto.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Os não-livres e o 7 de Setembro
Emanoel Barreto

Ontem foi o 7 de Setembro.
Liberdade pra uns sim, pra outros não.
Separados pela cerca da miséia,
os não livres serão sempre os outros não.

ZOORÓSCOPO

CARRAPATO - Quem está sob a influência desse zoosigno é o pequeno espertalhão. Incapaz de fazer-se por si próprio, gruda-se alguém poderoso para com este subir, ou, por outra, agarram-se a quem tem talento para deste se aproveitar. Devem ter cuidado quando estiverem lidando com Lobo, pois os nascidos sob tais influências sabem muito bem como tratar os de carrapato.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009