sábado, 27 de dezembro de 2014

Mensagem de fim de ano aos jovens jornalistas



O jornalista e o mar Egeu
http://www.israelmazzacorati.net/2010/06/vida-em-comunidade_24.html

Ao longo de sua vida profissional um jornalista – aquele que merece mesmo este nome; pela sensibilidade, dedicação e proficiência – convive com muitos escombros. Esses escombros passam a fazer parte do seu repertório. Não como coisa propriamente sua, pertencimento de exclusividade, essência; mas como patrimônio a ser visto, re-visto, analisado e, de alguma forma, re-vivido, experienciando e tomado como exemplo existencial e histórico. 

Os escombros da humanidade integram nossa vida de jornalistas e nos ensinam grandes lições. Deles saímos mais fortes, mais plenos, mais preparados dessa plenitude que é viver. 

Da escuridão podemos antever a luz; da caverna podemos sair e procurar os campos, sua luz verdejante, sua imensidão; grandeza que tem algo de desafiador, intenso e, por que não, ameaçador. Somos treinados para as ameaças, os fogos cruzados, as incertezas do cotidiano, incertezas que poderão vir a ser novos escombros. 

Aprendam, jovens repórteres, a conviver com os escombros. Deles sairão os grandes momentos. Entendam as tempestades, os furacões e as poderosas ondas. E continuem a reluzir como as grandes naves gregas que cruzavam o Mar Egeu. Sejam todos atentos e saibam enfrentar os minotauros.
No fim das contas entendam: é preciso ter consciência de quando vivemos um grande momento.