sábado, 18 de fevereiro de 2012

O misterioso e belo carnaval de Veneza

Marlene Bergamo/Folhapress
 Suje o povo. E ele ficará feliz

De repente ficou tudo escuro, mas havia festa.
E todos dançavam vestidos de lama.
Houve quem perguntasse onde estavam as luzes e o brilho
que as festas têm.

E então um louco respondeu: no Brasil é assim: as luzes estão
na alma do povo.
E o brilho está na lama reluzente. Quanto mais o sujam, mais o povo fica feliz.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Recebo e divulgo

Carta aberta aos órgãos de segurança e às autoridades de MS
As entidades de representação dos profissionais de jornalismo abaixo-assinadas vêm a público reivindicar aos órgãos de segurança pública de Mato Grosso do Sul, de todos os níveis, especialmente à 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã, o empenho e precisão nos trabalhos de investigação sobre o assassinato do jornalista Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, conhecido como Paulo Rocaro, ocorrido na noite de 12 de fevereiro de 2012.
Estendemos também a reivindicação às autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para que promovam a mobilização e união de forças contra esse atentado ao Estado Democrático de Direito.
Queremos que todas as hipóteses sobre a motivação do crime sejam consideradas com a maior responsabilidade possível, já que Paulo Rocaro foi policial civil, escritor, presidente do Clube de Imprensa de Ponta Porã e, sobretudo, jornalista por mais de 30 anos, período em que denunciou fatos que prejudicaram os mais diversos interesses de criminosos do poder oficial e paralelo da região.
Lamentamos a morte do colega, vida que não poderemos reaver, e cobramos a urgência no esclarecimento do atentado, porque o autor do crime, ao matar um jornalista, feriu toda a categoria, profissionais que precisam sentir-se seguros e com toda a liberdade necessária para o desenvolvimento do seu trabalho, tão útil para a sociedade e a democracia.
A violência fragilizou todo o jornalismo de Ponta Porã, da região de fronteira, do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil. A repercussão do crime é internacional, todos repudiando a situação e considerando uma agressão a liberdade de expressão do pensamento e informação, consagrada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Defensores do Estado de Direito, cabe a nós, entidades, profissionais de jornalismo e cidadãos, esperarmos que os responsáveis pela segurança cumpram com o seu dever frente ao crime, pois infelizmente é o que resta a ser feito, já que o ideal seria que tivessem impedido que acontecesse. Nesse sentido, reivindicamos ainda que seja feito o possível pela proteção dos demais jornalistas que se sentirem ameaçados tanto em Ponta Porã quanto na cidade gêmea, Pedro Juan Caballero (Paraguai), bem como reconhecemos que tal responsabilidade também deve ser atribuída às empresas de comunicação, uma vez que contratam profissionais para atuarem no jornalismo investigativo. Portanto, elas devem estar cientes dos perigos pelos quais seus funcionários passam e, por isso, tem a obrigação de planejar e oferecer condições mínimas de segurança para seus empregados, como ocorre em qualquer profissão que envolva riscos à vida e à integridade física.
Mais uma vez manifestamos nosso pesar a família e colegas, repudiamos tal crime e afirmamos nossa vigilância permanente quanto aos encaminhamentos que serão realizados.
16 de fevereiro de 2012
Sinjorgran – Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados
SindJor-MS – Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul
Vice-presidência Regional Centro-Oeste da FENAJ
Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas
   
Contatos
Sinjorgran
Rua Benjamin Constant, 1735, Jardim Faculdade.
CEP 79824-120, Dourados, MS.
 Fone: 3422-5540.
SindJor-MS
Pronto: chegamos ao fundo do poço. O enterro de Whitney Houston será mostrado ao vivo, em grande espetáculo via TV e internet. O cerimonial fúnebre, que já foi, desde os tempos de gregos e romanos um momento de luto perplexo, o homem diante do fim, a ausência do outro sinalizando aos que ficam seu destino irrecusável, a pompa lamentosa, revestida de elegia, vira coisa pop, momento de vibração midiática. Perde valor, ganha audiência. Ó tempos, ó costumes! E não adianta dizer "vade retro".

Funeral de Whitney Houston será transmitido ao vivo

DA FRANCE-PRESSE 

O funeral da cantora Whitney Houston, que ocorrerá no sábado em uma igreja de Newark (leste dos Estados Unidos), será transmitido ao vivo, informou nesta quarta-feira a funerária que gere os preparativos.
"Uma pessoa (com uma câmera) foi autorizada no santuário, que transmitirá ao vivo" para os meios de comunicação tradicionais e internet, afirmou à AFP Carolyn Whigham, proprietária da funerária de mesmo nome (Casa Funerária Whigham), que gere os preparativos do funeral da cantora, encontrada morta no sábado em Los Angeles. 

Whigham também declarou que serão colocados telões gigantes nas laterais da igreja batista New Hope, com capacidade para cerca de 1.500 pessoas, para que possam acompanhar a cerimônia. 

Mais cedo, no entanto, o chefe da polícia local Samuel DeMaio tinha excluído, segundo o jornal Star-Ledger, a possibilidade de instalação dos telões, completando que o acesso às ruas que levam à igreja será bloqueado às 07h00 do sábado. 

A cerimônia, prevista para as 12h00 locais (15h00 de Brasília), não está aberta ao público e apenas poderão entrar na igreja as pessoas devidamente convidadas. 

A igreja batista de New Hope é aquela na qual Whitney Houston, seguindo os passos de sua mãe, cantora de gospel e de R&B, começou sua carreira como solista em um coro gospel aos 11 anos.
Os corpo da cantora de 48 anos, encontrada morta na banheira de seu quarto de hotel de Los Angeles, está na funerária Whigham, após ter sido enviado da Califórnia em um avião privado. 

As causas da morte da estrela continuam desconhecidas. A cantora teve problemas com drogas e álcool ao longo de sua vida.

Recebi da Minha Mulher esta homenagem no Dia do Repórter

 

O meu repórter

Um dia foca, posteriormente repórter policial, de política, editor, repórter professor substituto, repórter professor auxiliar, repórter professor Mestre, hoje repórter Professor Doutor. Repórter, “de prego batido e ponta virada”. Hoje repórter da ciência midiática, repórter do cotidiano, repórter “das Coisas de Jornal”, mas sempre meu repórter.

Orgulho-me de fazer parte dos seus dias. Parabéns.