segunda-feira, 16 de outubro de 2023

 Jornalista faz BO e vai processar

agressor que defendeu seu assassinato

Por Emanoel Barreto

 O jornalista Bruno Barreto registrou boletim de ocorrência em delegacia denunciando um homem identificado como Rodolfo Rummenigge, que em gravação de áudio diz, com voz notavelmente colérica, que o profissional deveria ser alvejado com tiros na testa e cabeça e ser estuprado por um jumento.

A agressão verbal deu-se pelo fato de que Barreto publicou comentário a respeito de ideias homofóbicas, enfatizando que tais induzem pessoas de orientação sexual não-binária a buscar a cura gay. Lembrou caso recente, quando a influenciadora social bolsonarista Karol Eller suicidou-se após tentar a cura gay.

A atitude destemperada de Rummenigge foi denunciada à polícia, devendo agora o jornalista mover processo contra o agressor, que o apontou também como defensor do Hamas, grupo terroristas islâmico atualmente em guerra com o estado de Israel. Bruno jamais redigiu uma linha a favor dos terroristas.

No áudio percebe-se um indivíduo totalmente descontrolado e grandemente raivoso. Pessoas como o agressor, que é bolsonarista, com visão de mundo centrada em padrões opinativos que se apoiam na violência em vez do debate de ideias, precisam ser denunciadas.

Tipos assim em nada contribuem ao processo democrático e somente trazem ao temário social um discurso de ódio, cujas ameaças se apoiam em compreensões que respaldam uma sociedade antidemocrática e silenciadora dos que buscam consolidar a democracia. Não se pode aceitar que o medo ocupe o lugar da racionalidade, nem que as sombras ocupem o lugar da luz.

domingo, 15 de outubro de 2023

 Jornalista vai divulgar áudio em

que é ameaçado de morte 

 

Por Emanoel Barreto

Após tomar conhecimento de áudio que registra uma voz masculina desejando sua morte à bala, o jornalista Bruno Barreto, meu sobrinho, vai reunir-se amanhã com seus advogados para estudar as providências a serem tomadas. Amanhã o áudio será tornado público.

Bruno, que atua em Mossoró, dirige o Blog do Barreto e participa do Foro de  Moscow, no You Tube, trabalha um jornalismo assertivo e decididamente a favor da democracia. Isso tem  incomodado setores da direita naquela cidade, que têm tido, digamos, reações ásperas.

Antes ele já tivera invadida sua conta no WhatsApp por hacker que buscava, ao reter o controle da conta, calar a sua voz. O jornalista reverteu o quadro e retomou a conta. Como se vê, ele tem motivos para acreditar que sua presença na cena jornalística local tem surtido efeito, uma vez que seu discurso pró-democracia mantém acuados tipos que atuam nas sombras.

O direito de informar, a liberdade de imprensa, dizem respeito ao direito da sociedade de ser bem-informada, tomar conhecimento das vozes que discordam de manifestações ideológicas reacionárias, maniqueístas e opressivas – que buscam um status quo voltado para o atraso e o silêncio sucumbente.

Da minha parte manifesto total apoio à sua luta e contribuirei de forma decidida a favor de que continue com sua presença atuante e firme. Se está incomodando é porque está desmascarando o atraso, o retrocesso. É preciso seguir em frente. E isso será feito.