sábado, 19 de maio de 2007

E aí, Romádio faz o gol mil?

Desde março Romário espera fazer o seu milésimo gol. Dizem que isso pode acontecer domingo, contra o Sport. Ao que parece, tudo conspira para que a realização do jogador, em final de carreira e buscando a todo custo essa consagração remendada, seja bastante difícil. Tanto, que ele vem tendando, tendando, e não consegue.

Já falei aqui a respeito disso: da necessidade de obtenção dessa espécie de troféu, que chega temporão e, a meu ver, tristonho como um entardecer de inverno.

Na verdade o jogador, se chegar a fazer o milésimo gol, não estará comemorando, mas, tão-somente, cumprindo uma espécie de capricho de última hora - que não chega no apogeu da carreira, do prestígio, da glória.
Caso não consiga o, digamos, feito, vai esperar uma nova partida, para tentar novamente. O que seria consagração passa a ser ansiedade, angústia, terror, necessidade de alcançar algo que deveria ter sido atingido há já muito tempo e no tempo certo.
Se demorar mais, será patético. De qualquer forma, há algo de algo de bisonho e rasteiro: a busca do tempo perdido, da glória que não volta mais.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

A masmorra da alma

Deu na Folha Online:"A Justiça permitiu que o advogado Adenilson Alves de Brito, preso desde 2006 acusado de participar do seqüestro de um menino de 6 anos, em Arujá (Grande São Paulo), cumpra prisão domiciliar, como prevê o Estatuto do Advogado.Ele está na cadeia pública de Barueri (Grande SP) e poderá voltar para casa. O problema é que a casa do acusado fica no mesmo condomínio onde mora a vítima."

As situações do cotidiano absurdas muitas vezes, infames outras tantas, inaceitáveis constantemente, nos remetem a acontecimentos como esse: um suposto algoz liberado para conviver com alguém que teria sito a sua vítima.

O inusitado da situação lembra algum desses filmes de TV, quando a vítima tem que se esgueirar, para manter-se viva. Imaginne-se o pânico, a ansiedade, o medo, a insegurança dessa família e especialmente do menino que foi seqüestrado.

A matéria da qual retirei a informação está redigida nesse estilo lamentável que o jornalismo encontrou para ser feito na internet: períodos curtos, texto obscuro, nenhuma sensação de emoção ou indignação com o fato. Trata-se da objetividade omissa, da neutralidade que termina por compactuar com o suspeito.

Frente à situação que poderá passar a viver, esse menino já está se sentindo, por antecipação, na situação de seqüestrado novamente. Está preso ao cárcere do seu medo e acorrentado à masmorra da alma, das coisas terríveis que os humanos sabemos cometer.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Lá vem Mr. Dollar descendo a ladeira

Contingências internacionais, algum equilíbrio interno, enfim, um momento econômico mundial propício, é o dólar está caindo. Setores da economia comemoram. Saindo dessa coisa puramente econômica, lembro que Morais Moreira tem uma composição que diz "Lá vem o Brasil descendo a ladeira".

Refere-se aos moradores de morros, sambistas, gente do povo, trabalhadores e equilibristas que descem ao asfalto para dizer: "Estou aqui, existo, logo penso." A metáfora do compositor baiano alude à presença das gentes discriminadas, descendo a ladeira em procissão, digamos, sócio-hedonística, para fazer música e dizer que não aceita ficar calada.

Com a queda do dólar, vamos imaginá-lo como um americano bêbado, que subiu à favela, embriagou-se, se deu mal e agora vem, aos trancos e barrancos, caindo, falando seu idioma enrolado, sem saber o que fazer.

"Lá vem Mr. Dollar, descendo a ladeira!", gritam os moleques. Ele tenta se aproximar da uma cabrocha cheia de dengos no samba, tropeça e cai, para alegria da multidão, os apupos e a grita geral: "Tem nego bebo aí! Tem nego bebo aí!"

A queda do dólar, que é flutuante, está ao sabor do momento. Seria bom que a ela se somasse efetivamente uma tomada de crescimento sólida, firme, direcionada, para tirar esse País do pé da ladeira e levá-lo lá para o alto, transformando-se as favelas em Olimpos de resistência, cidadania e coragem para o futuro.

Mas, como isso está muito difícil, vamos imaginar esse Mr. Dollar bêbado e levando pernadas no meio da multidão.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Quando a vaidade chega ao plenário

A eleição de personalidades midiáticas a cargos no Legislativo, além de revelar a descrença do brasileiro para com os, digamos, políticos profissionais, aponta para um perigoso pessimismo: não adianta votar nessas pessoas, então vamos escolher um palhaço, ou algo assim, é o que diz o senso comum.

Foi essa descrença que resultou na eleição do costureiro Clodovil Hernandes. Figura polêmica, ególatra, narcísica, ele não perde uma oportunidade para se projetar e usa o plenário como um palco ou estúdio de TV.

Além de em nada contribuir para com o debate da cena nacional, o costureiro agora está envolvido num contencioso com a deputada Cida Diogo (PT-RJ). Grosseiro, ele agrediu verbalmente a deputada, a quem chamou de feia e incapaz até mesmo de se prostituir, pelo fato mesmo de ser uma mulher feia.

A desinteligência está causando discussões que envolvem as deputadas,que se sentem agredidas e querem alguma punição a Clodovil. Nada mais justo.Clodovil deveria estar cuidando de vestir mulheres que se pretendem elegantes, em vez de estar pisando o chão da Câmara dos Deputados, onde há assuntos bem mais sérios que as conversas de damas da alta sociedade.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Crônicas para Natal

Os grãos do passado

Pedras antigas,

grãos do passado de Natal,
respingam essa rua
esquecida e solitária,
ao lado do Solar Bela Vista.

Rua de calçamento irregular,

suas pedras rudes
fervilham sob os pés
de quem a caminha.

Essas pedras são
devoradoras de passos;
como, na própria vida,
muitos dos nossos passos se perdem.

Rua antiga,

esquecida numa das dobras da cidade,
esperemos que fiques assim,
como um velho livro.
Guardando, para sempre,
lembranças de passos
que não voltam mais.

domingo, 13 de maio de 2007

Hoje, um pouCo de serviço no Coisas de Jornal. Abaixo, uma série de dicas a respeito da ação de hackers, que podem invadir seu computador, espionar e até apoderar-se de dados pessoais. Segue a transcrição do Boletim do Consumidor, que trata do tema:

O CONSUMIDOR-RS obteve os itens da lista abaixo, que são criados por hackers para invadir seu pc (vírus, invasores, espiões, etc). Nossa orientação é que não clique em nada! Em nenhum link! Se você receber um ou mais desses e-mails, apague (exclua) imediatamente.

Os links dos hackers:- Amores On-line - cartão virtual -
Equipe Carteiro Romântico - Uma pessoa que lhe admira enviou um cartão;
- As fotos que eu tinha prometido. Álbum pessoal de fotos;
- AVG Antivírus - Detectamos que seu E.Mail está enviando mensagens contaminadas com o vírus w32. bugbear;

- Aviso - você está sendo traído - veja as fotos;
- Aviso - você está sendo traído - veja as imagens do motel;
- Banco do Brasil informa - Sua chave e senha de acesso foram bloqueados - Contrato Pendente - Clique para fazer atualização;

- Big Brother Brasil - ao vivo - quer ver tudo ao vivo e ainda concorrer a promoções exclusivas? Clique na fechadura;
- Câmara dos Dirigentes Lojistas - SPC - Serviço de Proteção ao Crédito - Notificação - Pendências Financeiras - Baixar o arquivo de relatório de pendências;

- Carnaval 2005 - veja o que rolou nos bastidores do carnaval de São Paulo;- Cartão Terra - eu te amo - webcard enviado através do site Cartões Terra;
- Cartão UOL - I love you - você recebeu um cartão musical - Para visualizar e ouvir escolha uma das imagens;
- Cartões BOL - Você recebeu um cartão BOL;
- Cartõesnico.com - cartõesnico.com - Seu amor criou um cartão para você;
- Checkline - Consultas de crédito on-line - Consultas no Serasa/SPC;

- Claro Idéias - Grande chance de ganhar meio milhão de reais em ouro e 18 carros;
- Colaneri e Campos Ltda - Ao Gerente de Vendas - orçamento de material e equipamentos em urgência;
- Correio Virtual - hi5 - Seu Amor te enviou este cartão;
- CPF cancelado ou pendente de regularização - verifique; seu CPF está cancelado;
- Declaração de Imposto de Renda de 2005/06 - Ministério da Fazenda - CPF Cancelado ou Pendente de Regularização;
- Ebay - your account could be suspended - Billing Department;- Embratel - Comunicado de Cobrança - Aviso de Bloqueio;
- Embratel - Notificação Confidencial - Fatura de serviços prestados Clique para detalhamento da fatura;

- Emotion Cards - UOL - Parabéns você recebeu um Presente Virtual;
- Febraban - Guia de Segurança - Febrasoft Security;-
Finasa - Nossa Caixa - Fraudes Bancárias -
Febraban;- Fininvest - débito em atraso - pendências financeiras em seu CPF/CNPJ;
- Ganhe uma viagem a Paris - Guia Paris Lumiére;
- Gmail - Gmail Amigo Oculto - Baixar Formulário - E-mail de 1 Giga;- Humortadela - Piada animada sempre amigos;
- Humortadela - você é 10 - acesse o link e sacaneie;
- Humortadela - você recebeu uma piada animada - Ver Piada Animada;
- Ibest - acesso grátis e fácil - discador ibest - 0800 conexão sem pulso telefônico.

Grátis - Download;- Larissa 22 aninhos - www. mclass. com. br - clique aqui e veja o vídeo;
- Martins Com Ltda - Setor de Compras - Orçamento;- Mercado Livre - Aviso - Saldo devedor em aberto na sua conta - e pagamento não for quitado acionaremos departamento jurídico;
- Microsoft - Ferramenta de remoção de softwares Mal-Intencionados do Microsoft Windows - Windows XP fica a cara de quem recebe um cartão Voxcards;
- Microsoft Software - Este conteúdo foi testado e é fornecido a você pela Microsoft Corporation - Veja as novidades;
- Music Cards - Confirmação;- Necktsun Comércio Ltda - Palmas - Departamento de Vendas - Orçamento;
- Netcard Cartões Virtuais - Emoções de verdade;
- Norton Antivírus - Alerta de Segurança - download do antídoto para o Ms.Bruner;
- Notificação Confidencial - Pendências Financeiras em seu CPF;
- O carteiro - você recebeu um cartão de quem te admira;
- O carteiro. com - tenho uma novidade para você - veja o cartão que preparei;- O Fuxico - Últimas Notícias - Bomba na TV Brasileira - vídeos de Alan e Grazielli;

- Ocarteiro.com - seja bem vindo - para visualizar clique aqui;- Olá, há quanto tempo! Eu me mudei para os Estados Unidos, e perdemos contato...;- Olha o que a Globo preparou para você neste ano de 2005 - Big Brother Brasil 5 - Baixe o vídeo;
- Overture - Promoção para novos assinantes - Tem cliente procurando, tem você oferecendo, vamos juntar os dois. Seja encontrado por quem quer comprar;- Paparazzo - globo. com - se você gostou de uma espiada no vídeo; - Parperfeito - Você foi adicionado aos prediletos - Associado do Par Perfeito;

- Passe Livre de 7 dias no Globo Media Center;- Promoção Fotolog.net e UBBI - sorteio de 10 Gold Cam por dia - Crie seu fotolog e concorra;- Radio Terra - dedique uma música;- Receita Federal - CPF cancelado ou pendente de regularização;

- Saudades de você - Sou alguém que te conheceu há muito tempo, e tive que fazer uma viagem - Espero que goste das fotos; - SERASA - pendências referentes a seu nome - Extrato de débito;- SERASA - Regularize seu CPF ou CNPJ - clique para extrato de débitos;

- Sexy Clube - Thaty Rio - Direto do Big Brother - Veja as fotos em primeira mão; - Sou um amigo seu - você está sendo traído - veja as fotos;
- Symantec - Faça sua atualização do Norton 2005 aqui - Gratuita - Licença para 1 ano grátis;- Terra Cartões - O meu melhor presente é você;

- Tim pós pago - pendências no SPC - Sistema de Proteção aoCrédito - Serial do Celular; - UOL - Promoção Cultural - Cara cadê meu carro;- UOL Cartões - Estou com saudades - clique para visualizar;- UOL Cartões - Seu amor lhe enviou um cartão - clique para baixar;- UOL Cartões - Você recebeu um lindo cartão virtual;

- Veja as fotos proibidas das musas do bbb5;- Virtual Cards - Um grande abraço da equipe virtual cards - ler cartão;- VIVO - Torpedos Web Gratuito - Torpedo Fácil Vivo;- Você recebeu um cartão virtual TIM; - Voxcards - cartão voxcards - para quem você vai mandar um cartão hoje?;- Voxcards - mensageiro - você está recebendo um cartão virtual voxcards - Precisa instalar o plugin - clique para instalar;

- Webcard Terra - Feliz Dia das Mães - Existe um presente especial esperando por você no site de cartões do terra;
- Week - Complimentary Subscription Confirmation - Free - Please Apply online - PC Week;- www. symantec. com - A solução Antivírus mais confiável do mundo;- www.microsoft.com - Proteja seu computador com antivírus - o endereço real é outro;- Yahoo Cartões - Você é tudo para mim - clique na imagem;

- Yahoo Cartões - Você é tudo para mim - enviado por quem te admira. Outra dica; Nunca abra e-mails de remetentes desconhecidos. Sempre desconfie de e-mails que solicitam "clique aqui" ou "acesse o link (tal)" ou " veja minha foto" ou "te encontrei , lembra-se de mim?" ou "ligue-me para sairmos" , etc...E, finalmente, para ter certeza que é de um golpe que você está sendo vítima, passe o mouse - sem clicar - pela palavra do direcionamento : você vai ver, na barra inferior - à esquerda da tela -, que se trata de um arquivo com a terminação "exe" ou "scr" ou outra., arquivo este(s) que vai(vão) espionar seu computador , roubando seus dados, senhas, etc.