quinta-feira, 19 de abril de 2007

Uma greve inaceitável

O governo federal precisa urgentemente tomar alguma providência legal para impedir que funcionários públicos armados façam greves. Mais claramente, proibir que policiais sejam federais, civis ou militares parem de trabalhar. É inadmissível que, a título de protestar por melhores salários ou condições de trabalho - motivos em si justos - os policiais, na prática, estejam dando aos criminosos sinal verde para delinqüir.

Além disso, é próprio das corporações policiais regimentos baseados no respeito à disciplina e à hierarquia, princípios diretamente atingidos com as paralisações. Colocando-se a abordagem num plano mais amplo, percebe-se a fragilidade organizacional do Estado brasileiro, a presença de uma cultura do desequilíbrio social em seu aparelho policial, a fim de que objetivos pecuniários sejam atingidos por esses servidores armados.

A Polícia Federal vem fazendo um excelente trabalho de prevenção e repressão ao crime organizado, merece e deve ser bem remunerada. Mas, paralisar suas atividades é algo inaceitável. É preciso bom senso dos policiais para não deflagrar tais movimentos e sensibilidade do governo, em atender às suas reivindicações.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Copa do Mundo: não será uma disputa. Será uma intentona

A Colômbia desistiu e o Brasil é agora o único país a pleitear da Fifa sua inscrição para país-sede da Copa de 2014. Agora, tem até julho para apresentar as garantias governementais de que o dinheiro do povo vai ser gasto com futebol.

Enquanto isso, milhões de crianças clamam por escola, saúde, educação e esperança de futuro.

Enquanto isso, toda uma nação grita por segurança e os bandidos, como carcarás do asfalto, pegam e matam suas vítimas com a ferocidade dos que sabem que ficarão impunes.

É lamentável, é incrível como neste país se tomam tais decisões sem se levar em conta circunstâncias históricas e sociais, inversão de valores e respeito a prioridades. O que o povo tem a ganhar com uma Copa do Mundo? Quem pagará pelos estádios restaurados, por novos estádios, por toda a infra-estrutura, enfim?

Caso o Governo Lula dê apoio a essa intentona, estará cometendo no mínimo um grave equívoco. E o povo não merece mais esse gol-contra.

domingo, 15 de abril de 2007

Ao sul do teu corpo

Do mesmo modo que um mapa,
o corpo humano tem alturas, declives, curvas.

Ao sul do corpo, dois montes se bifurcam

atraindo olhares para a topografia da estética.

E elas estão sempre ali: almofadas portáteis,

são possivelmente a mais preguiçosa parte do corpo.

São também a elegância faceira e feiticeira,

cujo ímã está conectado a todos os olhares.

Displicentes no biquíni suntuosamente mínimo,

elas caminham pela praia e pela vida.

No mais, é o balanço do tempo.

E as montanhas sempre ao sul do corpo, seja qual for o mapa.