sábado, 8 de janeiro de 2011

 Da Veja, compartilho:

O homem-bomba do BBB

Com seu jeito irascível e broncas pesadas nos ‘brothers’, Boninho mantém o programa quente e garante sua longevidade na Globo

Maria Carolina Maia
Boninho, diretor do Big Brother Brasil "Em vim para confundir", diz Boninho, ecoando Chacrinha (TV Globo/Divulgação)
 
Se o Big Brother Brasil continua dando lucros à Globo (30 pontos de audiência, em média, na última edição e faturamento estimado em mais de 100 milhões de reais em 2011), ele é o responsável. Ou culpado. Diretor do programa desde o início, em 2002, José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, sabe mantê-lo aquecido. Gritos contra os participantes nos bastidores, ataques a jornalistas no Twitter, deboches e suspense quanto às atrações arquitetadas para testar os participantes fazem parte do arsenal mobilizado pelo diretor antes e durante o programa.

“O Big Brother Brasil seria uma Fazenda sem o Boninho”, diz a ex-BBB 10 Fernanda Cardoso, em referência ao ritmo modorrento do programa da concorrente. “É ele quem deixa o show quente com broncas pesadas nos participantes, desestabilizando-os emocionalmente. Teve uma prova que eu venci e ele demorou a dar o resultado. Aquilo me deixou ansiosa e insegura. Ele consegue induzir a gente ao stress e à carência.”

Stress e carência que, por sua vez, provocam os barracos e as associações afetivas que muito agradam ao público e puxam a audiência para cima. É tudo estratégia. Como numa tática de terror, o diretor jamais aparece pessoalmente para despejar suas críticas sobre os moradores da casa do BBB. É apenas a sua voz que os brothers ouvem, diz Fernanda – quase sempre em alto volume.

As críticas dirigidas aos participantes dizem respeito ao descumprimento de regras – novas ou alteradas no meio do jogo -, mas jamais comunicadas. Como uma toalha que, deixada sobre o box de vidro, cobriu a visão de uma das câmeras do banheiro e despertou a ira do filho de Boni.

“Ele entra em contato de repente, sem avisar, e em geral é para reclamar”, conta a também ex-BBB 10 Tessália Serigheli. “Boninho é realmente pouco sutil nas reclamações, mas acho que isso faz parte do que ele pretende, que é deixar todo mundo a ponto de explodir. Se a pessoa que é a sua ligação com o mundo exterior é rude, você fica ainda mais inseguro e nervoso no confinamento.”

Ovos podres – Em 2007, ficou famoso o episódio em que João Brizola, neto do ex-governador fluminense Leonel Brizola, colocou na internet um vídeo em que Boninho, sua ex-mulher Narcisa Tamborindeguy e outros endinheirados do Rio contam que têm o costume de atirar objetos pela janela de seus luxuosos apartamentos.

“Taquei muito ovo pela janela, muito ovo estragado”, diz Boninho no vídeo, em que dá uma receita para produzir uma bomba antipedestres. “Bota éter dentro do ovo e espera uns três dias.”


Em entrevista a VEJA Rio, o diretor desmentiu a declaração, alegando que tudo não passava de uma brincadeira que, por vacilo do neto de Brizola, foi parar na internet e se espalhou. Narcisa ainda mantém a versão. “Era brincadeirinha”, diz a socialite, que descreve o ex-marido, com quem não sabe dizer quantos anos ficou casada – “Acho que foram cinco” – como um homem inteligente. “Ele tem QI (quociente de inteligência) acima da média.” E exigente. “Boninho é rígido e cabeça quente, ele não tem paciência com a humanidade.” Em 2002, a autora dos livros Ai, que Loucura e Ai, que Absurdo já acionou a Justiça para que Boninho pagasse a pensão da filha Mariana, mas diz que os conflitos com o ex são águas do passado.

Ainda que os ovos podres tenham sido desmentidos, permanece a aura de bad boy – ou bad playboy – do diretor. Especialmente, por sua atuação no Twitter, feita de posts debochados e de críticas a jornalistas – muitos nominalmente citados – que escrevem sobre o reality show.

“A lista que vazou na internet está certa, estão lá alguns aspirantes para o BBB 11. Mas não são os escolhidos. É furo! Rsrsrsrsr”, ironizou Boninho na semana passada, quando uma suposta relação dos participantes da nova edição do Big Brother apareceu na web.
Os tuítes debochados não apenas ajudam a sustentar na internet a fama de irascível, mas fazem de sua conta no microblog uma grande promotora do programa. E ele tem plena consciência disso. “Até quando meus coleguinhas da imprensa vão achar que aqui eu falo algo sério?”, escreveu em outra ocasião no site.

Desde o ano passado, aliás, o BBB incorporou o Twitter a seu formato, com a criação de um microblog para cada participante do programa. A medida fez da internet uma aliada ainda maior na caça à audiência. Enquanto a fórmula der certo, Boninho vai seguir como o Chacrinha do Big Brother, tuitando e movimentando o circo. Ele mesmo já avisou, repetindo o velho guerreiro em menos de 140 caracteres: “Eu vim para confundir.”

Nenhum comentário: