sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Amy Winehouse com manchas roxas na perna: como produto está perfeita

Boa cantora, carismática e uma vida típica, padrão do artista maldito: prisões por agressão e posse de drogas, e internações hospitalares por isso mesmo. Ou seja: uma pessoa que vai contra a corrente e contraria o establishment. Uma pesssoa que contraria o establishment? Não; exatamente o oposto; alguém que, agindo assim, atrai a atenção da mídia, vende mais discos e contribui decisivamente para o fortalecimento da indústria discográfica, que é tão comercial em essência quanto uma montadora de automóveis; o produto é que é diferente.

Tornar trágica a vida é parte do produto Winehouse. Sabe disso. Existir tragicamente integra o produto de massa. E ela o faz a partir de uma certeza: tem dinheiro para se tratar e enfrentar processos judiciais, ao contrário de outros processados e doentes viciados em drogas.

O comportamento blasé, o tédio afetado, a falsa indisposição existencial desapareceriam se de repente ninguém mais lhe prestasse atenção, câmeras, luzes e microfones a deixassem de lado. As manchas roxas na perna o que significam, são indício de quê? A matéria da Folha de onde reproduzo a foto não informa. 

É parte do frívolo, envoltório mistério que envolve Amy Winehouse. A rigor uma mancha não importa. Nela, importa. E é isso que a indústria de discos quer ao incentivar que ela se "esconda", mas não totalmente, a fim de dar pistas ao mistério.

Tais comportamentos padronizados de astros não são de hoje; de há muito enfeitam suas vidas e manchetes. É algo tao poderoso que, para criticar a fetichização de tais comportamentos eu tenho de... falar em tais comportamentos.

Nenhum comentário: