domingo, 7 de novembro de 2010

Recebo e publico íntegra de comunicado da Chapa Novas Conquistas, liderada pela professora Ângela Maria Paiva Cruz, candidata a reitor da UFRN. Demais concorrentes terão idêntico tratamento. (EB)


Novas Conquistas para os servidores técnicos

A UFRN obteve várias conquistas na gestão de pessoas e é impossível imaginar a instituição sem elas. Mas nem sempre foi assim: desde a criação da PRH, há 15 anos, muita coisa mudou.
Professora ângela fala de seus projetos à Reitoria da UFRN
A idéia de criar uma Pró-Reitoria de Recursos Humanos - composta de 03 departamentos para cuidar dos assuntos relativos às pessoas que fazem a instituição ? foi um marco decisivo para consolidar uma tendência na gestão universitária da UFRN: desenvolver-se com e através das pessoas!

As conquistas de hoje parecem simples e rotineiras, mas foram todas resultantes de muito esforço das sucessivas gestões e muita dedicação dos servidores, particularmente dos servidores técnico-administrativos que integram a PRH, o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos - DDRH, o Departamento de Assistência ao Servidor - DAS, e o Departamento de Administração de Pessoal - DAP. 

Contar com a gestão da PRH, conduzida na sua totalidade por técnicos administrativos, é um avanço não só para a UFRN mas uma grande conquista desse segmento!
Não foi à toa que o DDRH conseguiu capacitar 2.750 servidores técnicos por ano e promover o incentivo à qualificação para 2.716 servidores técnicos. 

Os gastos em capacitação no ano de 2002 foram de R$ 80.000,00, enquanto em 2010 são de R$ 800.000,00, dando condições para custear a participação dos servidores em dezenas de treinamentos, cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Tudo isso por conta de uma visão de valorização e desenvolvimento para os servidores administrativos que conquistou as parcerias dos dirigentes e da área acadêmica.

Dedicar cuidados técnicos à saúde do servidor, assisti-lo em suas dificuldades, zelar por um melhor ambiente de trabalho, gerando uma melhor qualidade de vida no trabalho tem sido a busca constante do DAS.

A gestão exemplar do Departamento de Administração de Pessoal (DAP) implantando novas metodologias e moderno sistema de informação, além de um dedicado serviço de atendimento, tipifica a tendência de mudança, inovação e aperfeiçoamento, elementos presentes na atual gestão, mas extremamente necessários para ampliação e diversificação na gestão seguinte.

Conquistamos muito, mas vamos agora em busca de NOVAS CONQUISTAS, tais como:
  • Ampliação e reforma das instalações físicas para melhorar cada vez mais o atendimento ao servidor no DAS;
  • Oferta de novos cursos de graduação tecnológica e especialização, a partir do estudo da demanda apontada pelos servidores técnico-administrativos e gestores;
  • Aumento das vagas para servidores em cursos de mestrado e doutorado;
  • Ampliação e consolidação de programas de apoio social ao servidor;
  • Construção do novo Centro de Capacitação para os servidores;
  • Ampliação e diversificação de Programas de melhoria da qualidade de vida no trabalho;
  • Investimentos na melhoria dos serviços de atendimento ao público;
  • Modernização da gestão através da formação continuada de gestores, secretários e servidores, gerando um Banco de Competências para funções gerenciais;
  • Dimensionamento e movimentação interna das pessoas baseados em mapeamento das competências dos servidores para o melhor aproveitamento de suas capacidades em suas respectivas unidades;
  • Fortes investimentos nas ações de acessibilidade e inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais;
  • Modernização das ações de Perícia em Saúde e Vigilância à Saúde do Servidor;
  • Criação do Comitê Gestor de Capacitação para análise de afastamentos para qualificação.
A chapa Novas Conquistas convida os servidores técnicos a continuar avançado com a UFRN. No dia 10 de novembro vote na chapa 2 – Ângela e Fátima.

Nenhum comentário: