domingo, 7 de novembro de 2010

Sônia Braga rides again à terra amada, mãe gentil; rides, pero no mucho
Emanoel Barreto

Vejo na Folha que Sônia Braga rides again. A informação me aparece como uma espécie de prêmio de consolação àquela que já foi espevitada e desejada atriz brasileira, mas que cometeu dois erros: primeiro: foi para os Estados Unidos, fazer não se sabe exatamente o quê; segundo: envelheceu. E isso a indústria cultural não perdoa. 

Gilberto Tadday/Folhapress
 Lá conseguiu qualquer papel digno de nota e a isso veio o aluvião dos anos, o peso do tempo, o desgaste da pela sedosa, o medo de dar até logo e a pelanca - perdão por essa palavra que jamais pensara em escrever na minha vida - balançar.

Desta forma, as divas são punidas pelo que foram. Ou melhor, pelo que deixaram de ser. Para os cliques, é necessário que ela seja sempre ninfética, arfante, cruzadora de pernas em lances sensacionais. Se possível até mesmo aparecer um pouco bêbada às vezes. Só para fazer o charme de estar passando por algum pesadelo existencial, do you understand?

Mas veja a matéria da Folha. Está até razoavelmente redigida, mesmo sem qualquer força estilística que captasse o grande personagem homano que é Sônia Braga.
...
Sônia Braga volta à televisão no Brasil e nos Estados Unidos

KEILA JIMENEZ
COLUNISTA DA FOLHA

Falsa-certinha ou mãe-protetora europeia? Para quem estava com saudades, Sônia Braga volta à TV em diferentes prateleiras.

No dia 23, ela é a carioca da vez na série de Daniel Filho na Globo. Personagem batizada de Júlia, homenagem a Sônia em "Dancin' Days", que Daniel dirigiu.


Na TV paga viverá mais uma Gabriela, mãe de Luc (Gilles Marini) no seriado "Brothers & Sisters" (Universal), em episódio que vai ao ar nos Estados Unidos no dia 14, mas só no início do ano por aqui.

Sônia Braga, em Nova York, espera por convite para retornar às novelas brasileiras

Folha - Como foi o convite para "Brothers & Sisters"?


Sônia Braga - Aceitei assim que o recebi através da minha manager, pois adoro a série, que tem produção do Ken Olin e quase a mesma equipe de "Alias" [série da qual a atriz participou]. Não podia ser melhor.

Você acompanha a série?


Já tinha assistido e gostava muito. O elenco é realmente ótimo, liderado por Sally Field. Este meu episódio foi dirigido por Matthew Rhys, que na série faz o fantástico Kevin. Ele tem um belo e fortíssimo sotaque galês. Muito bonito!

Como será sua personagem?


Serei mãe do lindíssimo Gilles Marini, o Luc na série. Não posso contar mais, apenas que vivo em Paris mas sou... portuguesa!

O que achou de viver novamente uma Gabriela?


Sinto que o Jorge [Amado] está sendo homenageado quando uma personagem é batizada de Gabriela.

Se surpreendeu ao ser escalada para viver uma européia?
A personagem é portuguesa, mas sempre viveu na França. Então tive que falar em francês com "meu filho".

O que você tem em comum com as francesas?
Mulher é mulher no mundo inteiro! Com a aproximação global, acho que somos todos uma pequena aldeia.


Como foi viver a Júlia em "As Cariocas"?
Adorei rever [Antônio] Fagundes, Regina [Duarte] e conhecer o Dalton Vigh.
E o reencontro com Daniel Filho na TV...
Como sempre nos encontramos, não foi tão estranho. Estávamos procurando um projeto na TV faz um tempão, então finalmente aconteceu. Mas vamos continuar buscando um outro projeto para fazermos juntos no cinema.

Por que não volta a fazer novelas por aqui?
Ué, é só me chamarem que vou, né? (risos)



Nenhum comentário: