segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Recebo comunicado da chapa 2, liderada pela professora Ângela Paiva Cruz, relativo à campanha a reitor da UFRN. (EB)

Uma avaliação necessária

As mudanças vividas pela sociedade contemporânea, geradas por intensas transformações científicas e tecnológicas, disseminadas pela larga aplicação das novas tecnologias de informação e comunicação, impõem à Universidade do Século XXI a tarefa de elaborar respostas aos desafios da globalização de modelos financeiros e produtivos. 

A essa Universidade cabe um papel de afirmação de um projeto de desenvolvimento e da soberania nacionais, dado que a Educação Superior é responsável por parte substantiva da produção científica, tecnológica e cultural, sendo assim, elementos demarcadores da inserção internacional dos diferentes países. 

É nesse contexto que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte se situa: uma instituição social que desempenha um papel estratégico como agência indutora do desenvolvimento local, regional e nacional, conforme sua missão de "educar, produzir e disseminar o saber universal, contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a democracia e a cidadania." (conforme definido na Proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN 2010-2019, p.03, disponível em www.ufrn.br). 

Na perspectiva de enfrentar os desafios contemporâneos, a Educação brasileira, em especial, a Educação Superior passa por um dos momentos mais importantes da sua história, com políticas públicas destinadas à sua ampliação, diversificação e melhoria de qualidade. Em especial, a Universidade Pública brasileira tem sido estimulada e apoiada a promover uma expansão e uma reestruturação que requalifiquem e tornem mais eficaz o exercício de seu papel no desenvolvimento social, econômico, ambiental e humano da sociedade brasileira.  

Nesse contexto, a comunidade acadêmica e a atual gestão da UFRN desenvolveram e implementaram propostas ousadas e iniciativas inovadoras, mobilizando e integrando docentes, técnicos, discentes e gestores na perspectiva de avançar, de forma marcante, na construção de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Dessa forma, a UFRN conseguiu avançar no atendimento às expectativas da sociedade e da comunidade universitária, aproveitando as oportunidades para expandir e melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão; aprimorar o acesso à universidade com o aumento das vagas, promovendo uma significativa inclusão de segmentos populacionais em condições socioeconômicas desfavoráveis; avançar nas políticas de assistência ao estudante e fortalecer seus vínculos e sua presença junto à sociedade potiguar. 

Todo esse crescimento foi devidamente articulado com a qualificação e a democratização da gestão universitária, com a expansão e a modernização da infraestrutura. Nesta direção, foram adquiridos equipamentos para os ambientes acadêmicos e administrativos, além de um forte investimento na admissão de novos servidores docentes e técnicos administrativos, mediante concurso público. Novas salas de aula foram e estão sendo construídas, assim como novos espaços administrativos e de convivência. 

Novos modelos acadêmico-formativos foram concebidos, discutidos e implantados, com a criação, por exemplo, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e do curso de Gestão em Políticas Públicas.

Também se puseram em prática novos formatos organizativo-institucionais no campo da pesquisa e da extensão, alicerçados na ampliação sistemática do número de bolsas e apoios institucionais. Foram também implantados novos arranjos institucionais estratégicos, tais como a Escola de Ciência e Tecnologia, a Secretaria de Educação a Distância, o Metrópole Digital e os Institutos Internacionais de Neurociências e de Física, por meio dos quais a UFRN intensifica suas conexões com a sociedade e com a comunidade científica nacional e internacional. Com estratégias e ações orientadas, esse crescimento não foi aleatório, mas resultou de planejamento, acompanhamento e avaliação cujos objetivos e metas foram discutidos nos diversos espaços consultivos e deliberativos da UFRN.

Considerando essa avaliação extremamente positiva, passamos a apresentar nossas diretrizes programáticas para enfrentar, na próxima gestão, desafios novos e propor à nossa comunidade NOVAS CONQUISTAS, com os seguintes eixos: UFRN E SOCIEDADE; ATIVIDADES ACADÊMICAS; ORGANIZAÇÃO E GESTÃO. 

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