quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Manifesto de reitores das Universidades Federais à Nação brasileira
EDUCAÇÃO – O BRASIL NO RUMO CERTO


Da pré-escola ao pós-doutoramento – ciclo completo educacional e acadêmico de formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal e profissional – consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos últimos anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas implementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e direta de seus ministros, os quais reconhecemos, destacando o nome do Ministro Fernando Haddad.

Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muito significativo do País em vários domínios: ocorreu a redução marcante da miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social de milhões de brasileiros, com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestima da população, a confiança e a credibilidade internacional, num claro reconhecimento de que este é um País sério, solidário, de paz e de povo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamares mais elevados no cenário global, como uma Nação livre e soberana que não se submete aos ditames e aos interesses de países ou organizações estrangeiras.

Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aquele em que mais se investiu em educação pública: foram criadas e consolidadas 14 novas universidades federais; institui-se a Universidade Aberta do Brasil; foram construídos mais de 100 campi universitários pelo interior do País; e ocorreu a criação e a ampliação, sem precedentes históricos, de Escolas Técnicas e Institutos Federais. Através do Prouni, possibilitou-se o acesso ao ensino superior a mais de 700.000 jovens. Com a implantação do Reuni, estamos recuperando nossas Universidades Federais, de norte a sul e de leste a oeste. No geral, estamos dobrando de tamanho nossas Instituições e criando milhares de novos cursos, com investimentos crescentes em infraestrutura e contratação, por concurso público, de profissionais qualificados. Essas políticas devem continuar para consolidar os programas atuais e, inclusive, serem ampliadas no plano Federal, exigindo-se que os Estados e Municípios também cumpram com as suas responsabilidades sociais e constitucionais, colocando a educação como uma prioridade central de seus governos.

Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquanto educadores, dirigentes universitários e cidadãos que desejam ver o País continuar avançando sem retrocessos, dirigimo-nos à sociedade brasileira para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo e que devemos continuar lutando e exigindo dos próximos governantes a continuidade das políticas e investimentos na educação em todos os níveis, assim como na ciência, na tecnologia e na inovação, de que o Brasil tanto precisa para se inserir, de uma forma ainda mais decisiva, neste mundo contemporâneo em constantes transformações.

Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossa gratidão ao Presidente Lula por tudo que fez pelo País, em especial, no que se refere às políticas para educação, ciência e tecnologia. Ele também foi incansável em afirmar, sempre, que recurso aplicado em educação não é gasto, mas sim investimento no futuro do País. Foi exemplo, ainda, ao receber em reunião anual, durante os seus 8 anos de mandato, os Reitores das Universidades Federais para debater políticas e ações para o setor, encaminhando soluções concretas, inclusive, relativas à Autonomia Universitária.
Atenciosamente,

Alan Barbiero – Universidade Federal do Tocantins (UFT)
 José Weber Freire Macedo – Univ. Fed. do Vale do São Francisco (Univasf)
 Aloisio Teixeira – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
 Josivan Barbosa Menezes – Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa)
Amaro Henrique Pessoa Lins – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
 Malvina Tânia Tuttman – Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
 Ana Dayse Rezende Dórea – Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
 Maria Beatriz Luce – Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
 Antonio César Gonçalves Borges – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
 Maria Lúcia Cavalli Neder – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Carlos Alexandre Netto – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
 Miguel Badenes P. Filho – Centro Fed. de Ed. Tec. (Cefet-RJ)
 Carlos Eduardo Cantarelli – Univ. Tec. Federal do Paraná (UTFPR)
 Miriam da Costa Oliveira – Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA (UFCSPA)
 Célia Maria da Silva Oliveira – Univ. Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
 Natalino Salgado Filho – Universidade Federal do Maranhão (Ufma)
 Damião Duque de Farias – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
 Paulo Gabriel S. Nacif – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
 Felipe .Martins Müller – Universidade Federal da Santa Maria (UFSM).
 Pedro Angelo A. Abreu – Univ. Fed. do Vale do Jequetinhonha e Mucuri (UFVJM)
 Hélgio Trindade – Univ. Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
Ricardo Motta Miranda – Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
 Hélio Waldman – Universidade Federal do ABC (UFABC)
Roberto de Souza Salles – Universidade Federal Fluminense (UFF)
 Henrique Duque Chaves Filho – Univ. Federal de Juiz de Fora (UFJF)
 Romulo Soares Polari – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
 Jesualdo Pereira Farias – Universidade Federal do Ceará (UFC)
Sueo Numazawa – Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra)
 João Carlos Brahm Cousin – Universidade Federal do Rio Grande – (Furg)
 Targino de Araújo Filho – Univ. Federal de São Carlos (UFSCar)
 José Carlos Tavares Carvalho – Universidade Federal do Amapá (Unifap)
 Thompson F. Mariz – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
 José Geraldo de Sousa Júnior – Universidade de Brasília (UnB)
 Valmar C. de Andrade – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
 José Seixas Lourenço – Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)
 Virmondes Rodrigues Júnior – Univ. Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
 Walter Manna Albertoni – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

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