sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A campanha de Serra ou "xô Satanás!"
Emanoel Barreto

A coordenação da candidatura Serra parece não haver percebido a falha de comunicação  em que incidiu ao escolher o "aborto" como tema de campanha. Ou melhor: haver introduzido um processo maniqueístico, milenarista em processo político: a luta entre o "Bem", ele, Serra, o pregador cristão de última hora, e o "Mal", Dilma, a malvada.

Esse discurso somente funcionará entre pessoas, público tecnicamente falando, que já estejam sensibilizadas. É norma básica de qualquer processo de comunicação: você não sensibiliza quem é insensível a determinada mensagem. Exemplo: convencer um democrata que o fascismo e o nazismo são boas práticas pólíticas.

Desta forma, Serra não só não conseguirá motivar a seu favor pessoas esclarecidas que tenham votado em Marina, como provavelmente as levará a optar por Dilma. E isso por um motivo simples: é preciso ser muito tolo para dar crédito às palavras do candidato que não tem tradição alguma - pelo menos publicamente - de ser católico praticante.
Assim, inexiste em seu discurso algo basilar: sinceridade. Percebendo o público que se trata tão-somente de atitude de marketing político cairá a máscara do bom samaritano.

Quando um discurso é manifesto ocorrem simultaneamente dois efeitos: o discurso em si, a mensagem em seu pronunciamento, e a percepção que dela se tem. Quando ator da fala não se configura credível o dizer é inócuo.

Além do mais, alguém medianamente capacitado a decifrar o mundo em que vivemos sabe que a questão do aborto não é programa de governo, isso de um ponto de vista de política pública estrutural. No segmento saúde pública o aborto é apenas um detalhe; as pessoas estão mais preocupadas com o bom funcionamento da máquina de atendimento: hospitais, postos de saúde, saneamento e esgoto.

O que se pretende é encaminhar a discussão a partir do obscurantismo, do uso da fé, da manipulação do valor vida como algo sagrado. Trata-se da falsificação desse discurso, que tem conteúdo místico, levando-o para o campo da ideologia. Somente alguém muito tapado não percebe. 

Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir sabe que tenho razão. 
É isso ou ficar gritando - quem sabe se dirigindo a Serra: "Xô, Satanás!".

Foto: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_gjFrWQZ9I7o/Rsst6mUFlJI/AAAAAAAAAa4/UYaFpTdtdYg/s400/SERRA-BELZEBU.jpg&imgrefurl=http://seguealinha.blogspot.com/2009/02/armadilha-de-satanas.html&usg=__OFS9HXd8xkjJQ6CP3m2LdluKVuc=&h=314&w=277&sz=32&hl=pt-br&start=0&sig2=jRhAazsbjMHYWjMmn2Cj6g&zoom=1&tbnid=6I5mXzRCgoQ5FM:&tbnh=137&tbnw=120&ei=IoSvTNvkHoP98AbFxvycCQ&prev=/images%3Fq%3Dserra%2Bsatanas%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26safe%3Doff%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D425%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=592&oei=IoSvTNvkHoP98AbFxvycCQ&esq=1&page=1&ndsp=12&ved=1t:429,r:5,s:0&tx=68&ty=42

Nenhum comentário: