segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Eu vi o que vocês fizeram no debate passado
Emanoel Barreto

Os debates televisivos se transformaram em cerimônias, rituais midiáticos, onde os participantes dizem sempre a mesma coisa apenas mudando as palavras. Uma tautologia, em outras palavras. Dilma insistirá nas vitórias do governo com suas políticas públicas, Serra vai garantir que ele é mesmo o melhor, Marina vai defender o  crescimento-verde e Plínio, que se transformou numa espécie de velhote irreverente, atirando para todos os lados, sustentará tal comportamento.

Resumo: tudo o que você já viu ontem na Record será repetido no gran finale, o debate-máximo, o imperial encontro num estúdio da TV Globo, claro. Esse o grande momento, pomposo e cheio de ocorrências de respeito à emissora dos Marinho.

Mais resumo e para explicar melhor o que seja o ritual midiático. Em palavras simples, é a entrevista - aqui incluindo os debates - em que o declarante diz algo que já se sabe, exatamente o que o público, adestrado pelos meios de comunicação, espera que ele diga. Exemplo clássico é a entrevista do jogador de futebol: "Estou preparado tecnicamente e fisicamente e espero ter um bom desempenho, ajudando a minha equipe a chegar à vitória". 
Não é isso mesmo?


Pois bem: mesmo admitindo-se que o debate torna os candidatos mais transparentes, e não torna, porque ali eles estão treinados para se comportar daquela forma, esse tipo de programa apenas reforça a política-espetáculo, uma produção que tem interesse em se apresentar como emocionante. Um confronto, um jogo passado em arena tornada pública por se publicar.


Mas, vamos esperar o gran finale midiático e depois votar. Ah, sim: tem ainda a pesquisa final, aquela também espetacularizada e, no caso, antecipadora da vitória virtual de Dilma. 

Agora, estabeleçamos uma coisa: faço a crítica ao processo midiático, não implicando isso numa adesão a suposta imparcialidade ou neutralidade. Não sou imparcial ou neutro, não há ninguém assim. Podemos até ser serenos numa apreciação e daí resulta a nossa - de qualquer jornalista - credibilidade. 

Quem acompanha este Coisas de Jornal deve saber que esta folha de internet tem simpatia por Dilma por entender que ela é a melhor escolha. Tanto que vem sendo atacada por todos os lados pelos jornalões. 


Mas, vamos esperar o debate final e a pesquisa final. Depois, votar. Depois, deixar que a história continue sua viagem louca sobre a face da Terra.
Imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/




 

Nenhum comentário: