segunda-feira, 27 de setembro de 2010

É Tiririca ou não é?
Emanoel Barreto

Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, caso eleito poderá não assumir o mandato, sob alegação de que é analfabeto.A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) solicitou para revisão a documentação aoresentada pelo candidato. 

Não sei se se poderia chamar a isso excesso de zelo ou preconceito. Os ficha-suja estão livres para buscar nova eleição, enquanto um brasileiro ignorante, um palhaço pode ser impedido de assomar o púlpito e proferir seu discurso classe E.

Claro que a figura de Tiririca nada acrescenta ao panorama da Câmara. Como também não acrescenta nada a essa mesma Casa uma figura tipo Paulo Maluf. E mesmo assim não é ele seguidamente eleito? O que quero dizer é o seguinte: a presença de Tirrica no palco, perdão plenário da Câmara, seria a exibição mais poderosa do senso comum e da realidade brasileira.

Será uma espécie de matáfora a expor esse pobrinho como legítimo, é isso mesmo, legítimo representante popular. Pois não é o povo, em boa parte, analfabeto funcional? Por que, de repente, se insurgem os senhores da lei contra esse pobrezinho, esse ignorantezinho, ex-palhaço de circo mambembe?

A suposta votação que terá, expressiva ao que se diz, comprova o que digo: as pessoas que nele votarão sentem-se representadas. Ele é um igual e como igual àqueles deverá comparecer às sessões.

O Rio Grande do Norte já teve uma representante de origem humilde, o senador Agenor Nunes de Maria. Claro, Agenor, apesar de faltarem-lhe as letras, era um homem bem mais experiente e qualificado que Tiririca. Tinha um bom vocabulário e vinha de ser marinheiro.

Tornou-se conhecido no Congresso como "o gemido do povo" e costumava levar pequenos sacos de arroz ou feijão para exibir quando fazia pronunciamentos alertando quando a inflação fustigava os pobres. Era do MDB e ainda vivíamos a ditadura.

Entrevistei-o várias vezes. Era muito boa a convivência com aquele homem simples e carismático. Mas,voltemos a Tiririca: espero que seja eleito e, como metáfora ambulante do que seja povo, denuncie com a sua simples presença o que é o povo, ilustre povo em sua paixão e via sacra de sofrimentos.

Nenhum comentário: