quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Equipe do Novo Jornal agredida e ameaçada de morte pelo empresário Augusto Caldas Targino, ex-diretor do Instituto de Pesos e Medidas
O áudio da agressão:

A Federação Nacional dos Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte divulgaram nota de repúdio.

NOTA DE REPÚDIO

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn) vêm a publico, repudiar as agressões verbais que a equipe do Novo Jornal sofreu na tarde desta terça-feira, (18), quando tentava conversar com o ex-presidente do IPEM, Mano Targino.  O repórter Rafael Duarte, o repórter fotográfico Ney Douglas e o motorista da equipe Clodoaldo Régis foram ameaçados de morte pelo empresário, que durante mais de 12 minutos prendeu-os em sua sala.

A Fenaj e a diretoria do Sindjorn destacam que durante o exercício da profissão, nenhum cidadão brasileiro tem o direito de coagir uma equipe de reportagem, muito menos, ameaçar, intimidar e ofender enquanto trabalha, utilizando a Constituição Federal como argumento, tal qual fez o senhor Mano Targino, apontado pela equipe de reportagem como o agressor (conforme segue em 3 anexos: áudio da agressão, a matéria sobre à agressão veiculada no Novo Jornal nesta quarta-feira (19) e o Boletim de Ocorrências (BO) que a equipe de reportagem fez na 3ª Delegacia de Polícia do bairro do Alecrim, em Natal.

O repórter/Jornalista Profissional Rafael Duarte, o repórter fotográfico Ney Douglas e o motorista da equipe Clodoaldo Régis contam com o total apoio da Fenaj e do Sindjorn,  na defesa da liberdade de imprensa e do livre exercício da profissão.

Por fim, exigimos que sejam apuradas as denúncias na forma da lei, para que denúncias deste tipo não voltem a ocorrer em nosso Estado, que no ano passado já foi palco de agressões contra jornalistas e até mesmo de homicídio, como o caso de F. Gomes, em Caicó, que foi assassinado porque apurava denúncias de compra de voto por drogas.

Que o Rio Grande do Norte não volte ao noticiário nacional como um Estado em que não há garantias de vida e muito menos segurança, para que os jornalistas possam continuar realizando o seu trabalho, defendendo o livre exercício da profissão enquanto fazem matérias, seja apurando denúncias, e/ou mostrando ao público os problemas que a população enfrenta no dia-a-dia.

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte – Sindjorn
..

O Blog do Barbosa registra:

Sindjorn cobra providências sobre agressões

por Carlos A. Barbosa | janeiro 19, 2011 | Hora postada: 18:10
O  Sindjorn (Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte ) vai se reunir nesta quinta-feira (20), com o delegado Geral de Polícia do estado,  Ronaldo Gomes de Moraes. A direção do sindicato vai expor seu repúdio e cobrar atitudes cabíveis e punições ao último caso de ameaças e agressões sofridas por uma equipe de reportagem do Novo Jornal.

Nenhum comentário: