sábado, 14 de agosto de 2010

Dilma lidera na pesquisa Datafolha


 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ojornalweb.com/wp-iJixBA&esq=1&page=1&ndsp=15&ved=1t:429,r:9,s:00
A criatura ganhou vida
Emanoel Barreto


O Datafolha admite afinal o que outros institutos de pesquisa já vinham registrando: o crescimento, ou melhor, a liderança de Dilma Rousseff sobre Serra. Diz o jornal: A candidata do PT, Dilma Rousseff, aparece pela primeira vez na liderança isolada na pesquisa Datafolha para presidente da República. Dilma está com 41% das intenções de voto e abriu uma vantagem de oito pontos sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), que registrou 33% no levantamento.

...
 
A Folha admite que a petista está a três pontos para vencer a disputa em primeiro turno. No texto "A vez da criatura"  analisa a ascendência dilmista e afirma que agora a "criatura" começa a ter vida política própria, liberando-se do "criador" Lula.
 
E alinhava uma explicação rasa e preconceituosa, pelo menos com relação à maioria de Dilma no Nordeste: "A ex-ministra cresceu justamente nos segmentos nos quais a força do cabo eleitoral Lula é maior: entre os habitantes do Nordeste, menos escolarizados e com baixa renda".
 
Pronto. É isso. Os nordestinos somos ignorantes, estúpidos e sempre fazemos as piores escolhas, é óbvio.
 
Trata-se de um velho discurso das elites: quando alguém "do povo" manifesta preferência por candidato que não é do seu agrado logo se justifica: é ignorância, coitados, é ignorância. Se for nordestino então...
 
A candidatura Serra, salvo fato novo, começará  a naufragar efetivamente com o início dos discursos midiáticos do horário eleitoral. O grande problema do tucano é a falta de um sentido de causa ao seu pronunciamento. Não há como arregimentar assertivas que o elevem à condição de ator político salvacionista, o demiurgo, o condottiero.
 
Debalde serão os textos eleborado pelos marqueteiros: a criatura, como diz bem a Folha, ganhou vida...

Nenhum comentário: