terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tudo por um grito de gol
 
A notícia abaixo está na Tribuna e fala a respeito da cobrança da Fifa, em termos de organização local, para a realização de jogos da Copa aqui. Ou seja: entidade privada, com fins lucrativos, determinando o que o governo, o público deve fazer. E o que é pior: uma entidade estrangeira. E nós, a troco de uns jogos de futebol, dispostos a gastar uma fortuna quando, por exemplo, o Walfredo Gurgel está aí, precisando desses recursos. 
..
Comitê Organizador da Copa volta a Natal 

O Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa divulgou a agenda de visitas de inspeção aos locais identificados pelas cidades como possíveis Campos Oficiais de Treinamento (COT) para a competição. No final de dezembro, uma comissão inspecionou três campos em Porto Alegre. No início de janeiro, oito campos foram vistoriados em Curitiba.
Rodrigo SenaO Estádio Juvenal Lamartine está com ares de abandono e terá de ser completamente reformadoO Estádio Juvenal Lamartine está com ares de abandono e terá de ser completamente reformado
A visita em Curitiba foi a última neste mês de janeiro. Em fevereiro e março as inspeções continuam, em Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os Campos Oficiais de Treinamento são os campos cedidos pela organização para treinamento das equipes nas cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo da Fifa e da Copa das Confederações da Fifa.

Após as duas primeiras visitas, o Comitê iniciou a produção de um relatório técnico sobre os potenciais COT em Porto Alegre e Curitiba. O documento apontará, tecnicamente, o que cada local necessita para se adequar ao que está sendo recomendado pela Fifa. Estes relatórios serão enviados aos representantes das cidades, que terão um prazo para providenciarem as modificações.

A Secretaria para Assuntos Extraordinários relativos à Copa no RN (Secopa) já relacionou três pontos para serem vistoriados pelos inspetores do Comitê Organizador: o estádio Juvenal Lamartine e o campo da antiga Cefet e o Sesi. Levando-se em consideração que o JL se encontra em completo estado de abandono e que existe um projeto de revigoração da praça de esportes nas mãos do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, pode ser que este seja o sinal para reabertura do estádio mais antigo da capital potiguar.

“Fico contente com a lembrança do nome do Juvenal Lamartine, com isso nós desportistas ligados ao futebol podemos vislumbrar a realização de algum investimento público no estádio”, salientou José Vanildo.

O projeto de reforma do JL, segundo o dirigente, estaria orçado em meados do ano passado na casa dos R$ 18 milhões. Através do qual o Juvenal Lamartine ganharia um módulo a mais de arquibancadas, sendo que as já existentes passariam por um completo processo de reforma. Consta ainda do projeto a construção de um museu do esporte, estacionamento subterrâneo, lojas, restaurantes e salas administrativas para a Federação.

José Vanildo afirmou ter estranhado apenas a ausência do Frasqueirão da lista de locais para servir de Campo Oficial de Treinamento. “Desconheço os critérios utilizado pelas nossas autoridades, mas o campo do ABC hoje está muito próximo de atender todos os requisitos da Fifa”, observou Vanildo. 

O titular da Secopa, Demétrio Torres salientou que a lista preparada para visitação no RN pode ser modificada. “Nós precisamos da anuência do ABC para listar o estádio deles na relação de Centro de Treinamento para Copa. Trata-se de um estádio privado, com instalações modernas e que se for inscritos levará vantagem sobre todos os demais”, frisou Demétrio.

Nenhum comentário: