domingo, 19 de setembro de 2010

E vêm aí as novas pesquisas de intenção de voto
Emanoel Barreto

Vox Populi, Datafolha e Ibope deverão divulgar resultados de pesquisas realizadas após a demissão da ministra Erenice. Tudo foi programado pela grande imprensa para buscar a derrubada da candidatura Rousseff. Fatos foram buscados às pressas, acontecimentos foram catalogados e usados. Nada vem dando certo.


Não tenha dúvida de que, permanecendo a tendência dilmista, Serra está virtualmente derrotado. A grande imprensa vem agindo como partido político em trabalho de propaganda subliminar mas, até agora, apesar de todos os balanços, a nau petista se mantém no rumo.

Ao que parece, as TVs e jornais nacionais de referência não entenderam que a agenda da mídia nem sempre consegue determinar a agenda pública. Escândalos somente se realizam quando pessoas se manifestam indignadas. Não havendo indignação, nem manifestação dessa indignação, não há escândalo.

Isso está bastante claro no livro "O escândalo político", do sociólogo americano John B. Thompson. O escândalo, na verdade, não está centrado na figura do escandalizado, mas no coletivo, no social. É aí que mora o escândalo: no sentimendo das pessoas vivenciado de maneira coletiva a partir de valores fundamentais de referência.

De nada adianta levantar casos se as pessoas não se interessam. E não se interessam por motivos vários. Que vão da simples indiferença pela política à banalização do próprio fato escandalizado. O que a imprensa tornou comum passa a ser tido como normal. E quando esse normal se confronta com um governo que vem dando certo a tentativa de escandalizar fracassa.
Agora, só resta esperar os resultados das pesquisas.

Nenhum comentário: