segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Na Folha:

Novas fotos únicas de índios isolados no Brasil 31 Janeiro 2011

Novas fotos obtidas pela Survival International mostram índios isolados em detalhe nunca visto antes. Os índios vivem no Brasil, perto da fronteira com o Peru, e estão no episódio ‘Jungles’ (‘Selvas’) do programa ‘Human Planet’ (Planeta Humana) da BBC1 (qui 03 de fevereiro, 20:00 GMT). 
 
As fotos foram tiradas pela Fundação Nacional do Indio, FUNAI, que autorizou a Survival International utilizá-las como parte de sua campanha para proteger o território dos índios isolados. Elas revelam uma comunidade próspera e saudável com cestos cheios de mandioca e mamão fresco cultivados em suas roças.
Le immagini mostrano una comunità prospera e forte con ceste piene di manioca e papaia appena raccolte nei loro orti.
http://www.uncontactedtribes.org/fotosbrasil
A sobrevivência da tribo está em sério perigo por causa da entrada de madeireiros ilegais que estão invadindo o território dos índios isolados no lado peruano da fronteira. As autoridades brasileiras acreditam que o influxo de madeireiros está empurrando índios isolados do Peru para o Brasil, e é provável que os dois grupos entrarão em conflito. 
.....

A civilização está perigosamente próxima a esses índios. Objetivo: expulsá-los de suas terras, espoliar, contaminar e destruir a sua cultura e afinal garatir o lucro de madeireiras dirigidas por criminosos que veem no meio ambiente apenas "recursos" e nos índios um estorvo. E tudo ante o olhar indiferente de um Estado leniente e tardo.

Nenhum comentário: