terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

No Egito, um milhão grita "fora Mubarak"

 http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,multidao-no-cairo-ja-soma-um-milhao-para-protestar-contra-mubarak,673861,0.htm
Povo na rua grita contra Mubarak

A mobilização do povo egípcio tomou um caráter épico. Indica que o ditador Hosni Mubarak já não tem condições de continuar. Após 30 anos de poder, desgastou-se a tal ponto que vê esgarçarem-se suas possibilidades de manter-se como "presidente". As informações na internet dizem que cerca de um milhão de pessoas estão nas ruas, protestando.

Quando isso acontece significa que a sociedade compreendeu que a aquele que a dirige cometeu um erro histórico imperdoável: tomou-se como pessoa-estado, um ser falsamente perpétuo seja pela falácia mesma dessa proposição, seja porque, agindo assim, afastou-se completamente dos compromissos que se espera de um presidente e passou a entender o povo como circunstância passiva e moldável.

Agora, ao que tudo indica, está prestes a cair: para tanto, é suficiente que admita a derrota e renuncie ou as forças armadas o deponham, uma vez que não tem mais legitimidade para continuar ocupando o cargo. De alguma forma todo o mundo acompanha os acontecimentos. A expectativa é quanto ao que virá no imediatamente após Hosni Mubarak: um governo que possa merecer o nome de democrático ou um comando ligado aos fundamentalistas islâmicos.

Aqui você acompanha ao vivo os protestos: http://english.aljazeera.net/watch_now/

Nenhum comentário: