quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Maria Schneider: o último acorde de um tango triste

As coisas de jornal, sejam na internet ou páginas nas impressas, contam da morte de Maria Schneider, "após uma longa doença", menção cifrada a "câncer", a doença temível, que tem uma espécie de rancor contra os corpos e vidas que habita, parasitando a saúde, decompondo faces, destruindo futuros, aniquilando a vítima e os familiares que a seu lado sofrem. Com ela não foi diferente. A beleza facial cedeu lugar a uma expressão sofrida, que sempre é aposta à condição humana em momentos, às vezes longos momentos, quando nos havemos com tormentos e dores as mais diversas.
Francois Guillot/AFP/Divulgação MGM

La Schneider tornou-se famosa em 1972 ao estrelar a obra-prima de Bernardo Bertolucci "O último tango em Paris", contracenando com Marlon Brando, música de Gato Barbieri. O filme causou furor, literalmente. Foi censurado em Portugal, Espanha, Reino Unido, Coreia do Sul, Itália e Chile. As cenas de sexo entre a ardente menina de 19 anos e o atiçado homem de 48 anos eram algo demasiado para certas plateias. A cena do coito anal apavorava aqueles públicos ou pelo menos as autoridades que se sentiam na obrigação de vedar sua exibição.

A Folha informa que depois de O tango "Schneider atuou em mais de 50 filmes em sua carreira. Seu último trabalho foi no filme "Cliente", de 2008. Além de protagonizar "Último Tango em Paris" ela também trabalhou com o diretor Michelangelo Antonioni em 1975 em 'Profissão: Repórter'", ao lado de Jack Nicholson.

Todavia, em nenhum outro filme foi tão marcante como no Tango. A década de 70 ainda tinha sobre si a criatividade e o arrebatamento dos insurgentes anos 60 e Schneider, filha do ator Daniel Gélin, assumiu por inteiro o sentimento e a força da obra de Bertollucci.

Sinopse da Folha detalha sobre o filme: "Ele (Brando) é um americano de 45 anos morando em Paris, atormentado pelo suicídio de sua esposa. Ela (Maria Schneider, Jane Eyre) é uma beldade parisiense de 20 anos, noiva de um jovem cineasta. Sem sequer saber os nomes um do outro, estas duas almas torturadas se unem para satisfazer seus desejos sexuais em um apartamento tão vazio como suas trágicas e sombrias vidas. Arrebatados em uma dança carnal frenética que eles parecem incapazes de interromper, esses dois amantes improváveis levam sua paixão a alturas e profundezas eróticas acima de qualquer coisa que eles jamais haviam imaginado..".

Umsa grande atriz... Tinha 58 anos...

Nenhum comentário: