sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Diz o Estadão

'Se o presidente Lula abusar, cabe à Dilma controlar', diz FHC sobre Ministérios

Ex-presidente diz que mandatários está interferindo demais na formação do novo governo

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://atravessando.files.wordpress.com


Anne Warth, da Agência Estado
SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse nesta sexta-feira, 3, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está interferindo demais na formação da equipe de ministros da presidente eleita, Dilma Rousseff. Porém, ponderou que cabe a ela limitar os abusos que Lula cometer . "O presidente Lula sempre me criticou porque dizia que eu me metia demais na política depois da presidência. Agora e ele quem está se metendo demais", disse, após participar da inauguração do Orquidário Professora Ruth Cardoso no Parque Villa Lobos, na Capital paulista.
........
O jornalismo declaratório, quando vazado na declaração em si, sem qualquer motivo que não o próprio declarar, é tão vazio quanto o silêncio dos omissos. No caso, as palavras de FHC são a prova disso. Tal tipo de "acontecimento", a declaração do tucano, é fruto da sugestão, da pauta. Portanto, do jornal. Ou seja: como o Estadão sabe que sempre que for convidado o ex-presidente vai disparar farpas contra Lula, o busca para proferir tais pronunciamentos. Qualquer desculpa serve, percebe?

Pergunto: por que ele foi chamado a dizer o que disse? Qual a importância do seu pronunciamento? Ele tem alguma representatividade na constituição do Governo Dilma? Seria mais ou menos chamar Pelé para opinar a respeito de qual seria a melhor política de saúde a ser implementada pelo próximo governo. Falta, percebe?, legitimidade, pertinência ao declaratório.
Quem sabe, o Estadão não deveria procurar Dilma para que se pronunciasse a respeito de como deverá ser feita oposição ao seu mandato.

Nenhum comentário: