sábado, 4 de dezembro de 2010

Site WikeLeaks na mira de Uncle Sam
Emanoel Barreto

O site WikiLeaks está sob fogo cerrado do Estado americano e de governos como o da França, que estranhamente, apesar de estar sob suspeição dos espiões americanos, juntou-se a eles.. Tudo porque expôs ao mundo as vísceras da diplomacia de Uncle Sam. A hipocrisia domina. Os documentos divulgados pelo site, cujo fundador Julian Assange, de 29 anos, é hoje um proscrito e procurado, mostram como os embaixadores americanos são na verdade espiões. 

A rigor, verdade seja dita, embaixadas são centros de espionagem, onde homens distintos, luvas de pelica, usam de elegância e finesse para obter dados que enviam a seus países de origem. Não  espionagem no sentido duro do termo, mas espionagem é, de alguma forma.

Pois bem, o site largou na internet uma tonelada de megabites de informações "classified" e isso desgostou os falcões americanos. Um senador republicado, Mike Huckabee, um louco não tenha dúvida, quer até pena de morte para um soldado, compatriota seu, Bradley Manning, de 22 anos, preso como suspeito de haver vazado os documentos ao site. Até mesmo esse vídeo que você viu, em que se mostra ataque e helicóptero a civis iraquianos é parte das ações denunciadoras do WikiLeaks. 

Hipócritas que só eles, os americanos dizem que, apesar disso, suas relações não serão afetadas com seus parceiros: a presidente da Argentina, Sra. Kirchner, é tida como uma espécie de louca pelo poderes de Uncle Sam; e o presidente Sakozy, da França, dizem eles, precisa ser monitorado.
Putin, da Rússia, é "machista" e o primeiro mandatário da Turquia também não é lá essas coisas todas, dizem os embaixadores americanos. Como se vê, são observações que superam a simples deselegância e revelam como o governo americano é inconfiável,exatamente porque desconfia de tgodos e os manda vigiar. E ninguém, eu disse ninguém, a não ser as pessoas boas de Washington, deveriam disso tomar conhecimento - a paranoia de quem se sente perseguido, mas, na verdade, é o perseguidor.

Sim, o secretário-geral da ONU, Ban-Kimoon teve até os cartões de crédito rastreados. Deve, sem dúvida, ser elemento de alta periculosidade. Destarde, e bom mantê-lo sob as vistas. Mas, discretamente, heim?, discretamente. Enfim, a esquizofrenia americana está bem posta - e exposta nos documentos do site. O endereço já foi derrubado várias vezes, mas consegui localizá-lo depois de muito procurar. 
É http://www.wikileaks.ch/ .

Se quiser acessar... 
Depois, se seu computador começar a dar estranhos problemas, desligar sozinho, perder dados, travar enlouquecidamente, etc..., deve ser a rapaziada da CIA ou congênere dando um baculejo no seu micro.

Por sua conta e risco, ok?

Nenhum comentário: