sábado, 20 de novembro de 2010

Arena das Dunas sequer é mencionada entre projetos dos estádios para 2014. Culpa de Drácula?
Emanoel Barreto

O projeto da Arena das Dunas não foi apresentado em Nova Iorque durante evento em que foram mostrados os projetos dos estádios para a Copa de 2014. A notícia até então não repercutiu no jornalismo de acá. Parece que temos falta de pauteiros em nossas redações. Mas, a valer algum caiporismo, o nome do responsável pelo Arena das Dunas é Christopher Lee, o mesmo do ator que interpreta Drácula. Não sei se o projeto da Arena está sendo vampirizado, mas... Bom, acabo de ver a matéria na Folha e transcrevo:

A proposta era apresentar, em Nova York, os 12 projetos de estádios para a Copa do Mundo de 2014. Mas a 2014 Brazil World Cup Architectural Summit, que ocorreu na quinta e sexta-feira, revelou só dez dos eleitos e alguns constrangimentos.
Christopher Lee, do escritório Populous, causou estranhamento ao não mencionar a reforma da Arena das Dunas, em Natal, sob sua responsabilidade. 

Em vez disso, preparou apresentação sobre o estádio idealizado para a Olimpíada de Londres, em 2012.


Pelos corredores, comentava-se que a omissão se deveu ao fato de que o projeto está sob risco de suspensão. Lee minimizou a polêmica e disse que se tratava de um evento de design esportivo. 

O estádio de Natal chegou a ter suspensa a concorrência para a contratação da empresa construtora, depois de o Ministério Público do Rio Grande do Norte apontar falha no edital. O governo alterou o documento e foi autorizado a retomar o processo

A arquiteta convidada a falar sobre a reforma do Maracanã, Cátia Castro, afirmou que o projeto precisa de mudanças quase diárias para conciliar as exigências da Fifa com o tombamento da estrutura externa do estádio. 

O projeto, cujo orçamento era de R$ 430 milhões, alcançou R$ 705 milhões devido às ordens da Fifa e do COL para mantê-lo como palco da final. A reforma, a ser financiada pelo governo, pode custar 25% a mais do que o valor licitado, segundo o edital. 

Por fim, para representar São Paulo, foi escolhido o escritório de Ruy Ohtake, responsável pelo projeto do Morumbi, já rejeitado pela Fifa. 

O COL, o governo do Estado e a prefeitura paulistana oficializaram a indicação do estádio do Corinthians para a abertura da Copa. A decisão depende de chancela da Fifa. 

Segundo a organização, Anibal Coutinho, autor do projeto corintiano, recusou convite para representar São Paulo em Nova York. 

"Ele disse que o Corinthians não queria assumir a responsabilidade de aparecer oficialmente como o estádio da Copa", falou à Folha Marcos de Souza, da Mandarim Comunicação, que fez os convites aos arquitetos. 

"Como o escritório do Ruy Ohtake desenvolveu um trabalho de longo prazo, e o projeto estava completo, embora vetado pela Fifa, achamos que isso fazia parte da história dos preparativos." 

Foto: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blogs.citypages.com/gimmenoise/lee450.jpg&

Nenhum comentário: