sexta-feira, 19 de novembro de 2010


De como o Baronete Alberany, o Abominável, parte para enfrentar o Duque de Hermida y Aragão, mas, antes, se defronta com situação de grande injustiça, que será de bom alvitre resolver. Eis sua nova carta, relato dos seus grandes gestos.
........

Terra Brasilis, 15 de junho de 1730

Ó leitor bondoso, nada temais que a mim me possa afligir. Sou astuto, intenso e reprovável, e c’os malévolos posso contender. Eis o que vos narro logo agora e a partir daqui.


Lembrai-vos de que, em certa noite, apoderamo-nos eu, o Marquês de Camisão y Astúrias e os biltres que me seguem, de um velho, tabelião e usurário, extirpamos-lhe os bens e o metemos bem e posto a ferros? Pois, bem, depois de assumir perante o Marquês a ingente missão de enfrentar o Duque de Hermida y Astúrias, que, dizem, mantém comércio com o Cão, descobri-me, apavorado, em meio a terrível dilema: como tomar-lhe as terras se é homem malsão e desalmado? Como enfrentar tão tenebrosa criatura? Perdido em meus pensamentos, eis que passo frente ao cárcere do citado velho. E sem meias palavras resolvi-me a lhe pedir conselhos. Não vos quedeis perplexo pela consulta a quem pusera em situação vil e degradada, que é de mim usar e aproveitar, especialmente daqueles a quem posso, sem medo e meio gesto, submeter a tudo o que desejo. 

Munido de meus solertes propósitos dele me aproximei e disse: Sois por certo vilão de grande monta, senão não estaríeis aqui calado e preso. Mas vos faço agora proposta e trato, e se souberdes comigo tratar, vos tirarei do calabouço e vos livro do garrote vil.
Eis que ele respondeu tão prontamente, que a mim até mesmo surpresou: Sim, disse, entro em trato convosco e bem depressa, já que nada mais tenho a perder. Aí, mandei que o livrassem e contei-lhe a desgraça que vivia. Ele, célere, celerado intenso, logo então a falar aconselhou: Vinde em minha companhia, ó velhaco, que juntos faremos cousas grandes. Traze então vossos mais astuciosos servos, carpideiras, velhas e bruacas, que com o Cão não se pode arrefecer. Traze também desordeiros e homens de força rude, para o caso de algum confronto. Enfrentaremos o Duque e seus algozes e os poremos a todos a servir. De senhores virarão labéu de homens, de poderosos a serviçais dobrados. 

Fiz isso e logo partiu toda a terrível comitiva. E pelos caminhos se promoveram insultos, aterrando os pobres passantes. E do povo aqueles sem prestar logo a nós se aliavam, que é do ordinário aos seus se ajuntar. Mas então perguntei ao usurário qual o plano que estava a urdir. Disse-me ele: Não ficou certo com o Marquês que quando um grande não pode do povo tirar se atira sobre outro seu igual e o expropria, para ser assim monopolista? Sim, confirmei. Pois bem, continuou ele. Para tanto é preciso pois, fazer o nobre, em aparência de bandido tornado, ser tido em tal situação. E de augusto a torpe proclamado, e assim merecer penas da lei: seja por amplo e sórdido desacato ou discrepância e torpe sedição. E isso é bem fácil de fazer, pois que o nobre já traz em si tão crimes lestos, que basta uma folha que o desabe. 

Como faremos isso, mente perniciosa, como provaremos que o Duque é homem vil?, quis saber. A resposta deixou-me atônito e parvo: Não sei. E continuou: pelos caminhos encontraremos, até chegar-lhe ao castelo, a solução aos nossos mui percalços. E eu, como já não podia recuar, atirei-me ao lado daquele louco e proclamávamos cousas sem sentido, atraindo grande multidão. Seguia o nosso préstito à larga quando aos longes se nos divisou: lá vinha em sentido oposto, outra grande e enorme procissão. E lhes ouvíamos os gritos, baldões e pronunciação de injúrias.
Afinal se encontraram os dois séquitos e no meio do que vinha encontrava-se amarrado homem. Coberto e feridas, macerado por torturas mais cruéis, gemia o pobre, mas não era ouvido. E estava-lhe na lomba o chicote, que diziam lhe ser punição. A seu lado vinha homem togado, que logo se apresentou como juiz. Perguntei-lhe o que se passava, mas foi a voz do forçado que falou: Foi furto famélico, meu Senhor! Furto famélico! Apoderei-me de três pomos para a fome matar dos filhos meus e da molher que comigo é minha esposa! Nada mais! E por isso então estou punido e temo até que à forca vá! 

Nesse momento o tabelião usurário demonstrou grande escrutínio. Disse-me: Não tendes, como o Marquês, um camisão que, se usado, ele flutua? Sim. Foi a resposta. Então, continuou, vistamo-los eu um e Vossa Mercê outro. E saltemos a fluir aos olhos vedores e deixai o resto à minha conta. 

Vestimos os camisões e nossos patifes nos atiraram ao alto. E os olhos pararam maravilhados: dois homens a voar bem bonançosos. Tomou então a palavra o usurário e gritou ao juiz e aos demais: Este homem aqui não é culpado! Mas o juiz então lhe redarguiu: É culpado sim, de culpa plena, que sentença até lhe perpetrei. Rebateu assim o usurário: Quem dentre vós que não tem fome? Quem dentre vós compareceu ao carrasco e ao verdugo, ao janízaro e ao cruel beleguim porque fome sentia e pão não tinha? É crime pois então buscar comida? 

A multidão virou-se contra o juiz e a favor do homem. Mas os prebostes do juiz o cercaram de apoios e puxaram o preso perto a si. E então o usurário foi rasante e pasmou a todos seu saber. Apoderou-se do juiz e o elevou e o trouxe para perto de mim. Falou-lhe então o grave usurário: seu tabelião e bem me conheceis. Sabeis dos meus tratos e negócios e conheço-vos todos os vossos. Somos iguais e estamos empatados. Vilanagens e todas as baixezas formam nossos catálogos precedentes. Assim,preciso-vos para dois intentos: primeiro, liberai aquele pobre indivíduo. Três pomos não matarão o dono de clamor. E depois ide a nosso lado, prender outro, esse sim, vil e lamentável. Se não, proclamarei vossos males a esta patuléia e sabeis bem qual o resultado. 

O juiz respondeu e foi enfático: Se é assim, se é para o bem de Têmis e justiça geral e amplidão, designo que o pobre seja solto e partamos ao mal subjugar. Eu e o usurário descemos, soltamos o juiz e este proclamou que se fosse solto aquele que estava a sofrer. E afinal convocou todo o seu povo a com ele a se nos ajuntar, a fim de dar cabo a grande injusto, cujos crimes haveria de punir. O povo urrou e aplaudiu a tão ilustre magistrado. E todos se apressaram então a nos comboiar, que nobre missão nos esperava.

Eis que agora vos deixo, meu leitor, que comigo tempo já perdestes. Mas esperai porém que muito breve, boas novas logo vos trarei.

Curvo-me a vosso serviço e me posto e mui,
Baronete Alberany, o Abominável

Nenhum comentário: