sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Repercute no Twitter a campanha "Queremos um jornal"
Emanoel Barreto

Como apoiador do movimento "Queremos um jornal" manifesto minha alegria pela repercussão que a proposta tem no Twitter. Atualmente a disciplina Jornalismo Impresso é feita de forma incompleta. Para que os estudantes tenham alguma sensação do exercício da profissão sugiro matérias sobre cidade, comportamento, questões sociais e políticas, e eles produzem textos que são impressos em casa, o que nem de longe chega a ser o ideal. 

Cada equipe é formada por um pauteiro, um repórter ou mais, alguém faz a foto e eles "editam" em páginas de formato A4 como se fosse um jornal. A Universidade e o Departamento de Comunicação Social-Decom, têm a obrigação de encampar projeto que forme o profissional completo, deixando-se de lado os improvisos e a criatividade de professores e estudantes.

A campanha "Queremos um jornal" visa sensibilizar a Chefia de Departamento e a Direção de Curso a que lutem para que a Reitoria assuma institucionalmente o empreendimento de dotar o Curso de condições para a formação do profissional pleno.

Da forma como está, o estudante experimenta apenas uma tênue visão do que seja o funcionamento de um jornal, suas rotinas e política editorial.

A ideia é a produção e veiculação de um jornal que participe da sociedade civil, livre das pressões políticas e das exigências do mercado. Ou seja um jornal público, dentro de uma política editorial pautada pela ética.
Confio no sucesso da iniciativa dos estudantes e darei todo o apoio.

Nenhum comentário: