quarta-feira, 20 de outubro de 2010

 Pesquisa confirma tendêndia pró-Dilma
Emanoel Barreto


O Estadão informa:
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, está 11 pontos porcentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta quarta-feira, 20. A petista tem 51% das intenções de voto contra 40% de José Serra (PSDB). Votos brancos e nulos somam 5% e 4% não sabem ou não responderam.
Considerando-se apenas os votos válidos (excluídos nulos, brancos e eleitores indecisos), Dilma teria 56% contra 44% do tucano. 

A tendência, consultando-se o histórico das pesquisas, é pró-Dilma. Tendência significa "propensão a" e indica possibilidade de confirmação de momento tendencial enunciado pelo levantamento de intenções em dado contexto.

A campanha, ao que parece, além de suscitar a participação de setores obscurantistas da sociedade ao lado de Serra, teve o condão de, em lado oposto, levantar vozes sociais autorizadas civilmente a se manifestar a favor de Dilma. Chico Buarque que o diga. Leonardo Boff também. São vozes impolutas e da mais absoluta credibilidade

O comparecimento de atores que tais à cena pública demonstra que há, solidamente, estratos sociais que compreendem o momento histórico e repudiam o plano em marcha, de buscar os tucanos o empreendimento de hegemonia - domínio e direção da sociedade.

Nas universidades professores e estudantes se erguem. E bandeiras nas esquinas dizem não aos que pretendem levar adiante projeto político alinhado à conservação e ao obscurantismo.




Nenhum comentário: