terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dengue, o tubarão vem aí

Vejo na Folha: Atualmente 16 Estados têm risco muito alto de ter surto de dengue, divulgou nesta terça-feira o Ministério da Saúde.
São eles Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. São Paulo tem risco moderado.
O grau de risco foi calculado a partir de seis fatores, entre eles o número de casos em anos anteriores e a infestação do local por larvas do mosquito Aedes Aegypti, que transmite o vírus. 

A colocação do Rio Grande do Norte entre os Estados ameaçados pela dengue causa preocupação especialmente por um aspecto: a responsabilidade, ou falta desta, por parte das autoridades. Mas um aspecto não pode ser descurado: a participação social.

Campanhas locais e nacionais têm sido feitas de forma intensiva. E se as autoridades não apresentam um bom desempenho no combate à dengue, a população, facilmente, pode colaborar: basta tomar as medidas preventivas, fáceis, muito fáceis, que na TV, no rádio, jornais e panfletos ocupam espaço e tempo visando alertar a todos.

É muito comum as pessoas terem medo de tubarão. Que tal terem medo também da dengue, que mata muito mais que a fera dos mares?

Deve vir aí nova campanha. Compete a todos dar a sua contribuição.

Nenhum comentário: