segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vamos debater, mas é proibido pensar

Os debates ou o sexo dos anjos
Emanoel Barreto

Debater, debater, debater. Quando será o próximo debate? O circo político está armado nos picadeiros da TV. Com normas rígidas centradas em tempo mínimo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, quem em sã consciência chamaria aqueles encontros entre políticos de... debate? 

O que se pretende é apenas o ato vazio, da presença pela presença; os adversários frente-a-frente, armas verbais em riste, prontos a se decapitar. Esse tipo de confronto, pastiche de debate enquanto enfrentamento de argumentações racionais, resulta no fim em nada. Nenhum deles consegue transmitir aquilo que realmente pensa, e o confronto resulta numa série de perguntas voltadas apenas para enquadrar o outro em situação difícil.

Temas periféricos, coisas sem importância compõem o núcleo dessa promoções, melhor diria produções; sim, porque trata-se de produções de TV, com todos os ingredientes da sociedade do espetáculo.

Mas o pior, o mais sinistro, é que tais produções ganham força de coisa estabelecida e quem não comparece é apontado como uma espécie de fugitivo, um covarde midiático. Por exemplo, quem terá coragem de não comparecer ao palco da Globo quando acontecer o último, "o" debate, o grande debate, o debate dos debates, o debate da emissora dos Marinho?
Ninguém. Ninguém será suficientemente louco para tanto.

E assim os grandes temas nacionais são tangenciados: as reformas, programas de governo, afirmações ideológicas dos partidos, questões conjunturais e estruturais ficam de lado em favor de discussões tolas como quebras de sigilos, só para dar um exemplo.

Melhor seria a realização de grandes entrevistas, entrevistas de conteúdo com cada candidato. Mas aí se perderia o... debate; o circo não haveria, como também não haveria essa coisa importantíssima para as TVs: a grande audiência.

Mas assim haveria seriedade e isso não interessa aos donos de TVs. Então, esperemos o grande debate na Rede Globo. Quem sabe se possa discutir o sexo dos anjos.

Nenhum comentário: