quarta-feira, 21 de julho de 2010

Navio negreiro navio negreiro navio negreiro navio negreiro

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcw8kZJGYgdK_oalgYgfgCIqCZxhQByhVfBHZMqjgVg4wPYQyvO_eREeMf_YlY9uEra880C2NbSZJ7Zwd5gz1DgvXg0z6BZe2kwW4r9CIfHejWUXvMF3XcI2S6j43de_C58bu3/s1600/Navio_negreiro_-_Rugendas.jpg
'Stamos em pleno mar ou o Brasil é um Pélago profundo

Diz a Foha: A brasileira Geisa Arcanjo, 18, é a nova campeã mundial do arremesso do peso juvenil. Ela ganhou a medalha de ouro na última terça-feira, na final da prova no Campeonato Mundial Juvenil, em Moncton, no Canadá.
......

SINCERAMENTE, DISSO disso já sabia. Por acaso não somos um povo habituado a atirar para a frente o peso mensal das dívidas que o salário não consegue pagar; não somos nós um povo que na verdade não arremessa pesos, mas suporta fardos; não somos nós uma espécie de raça estranha, exóticos sociais a olhos estrangeiros; e, aparentados de Sísifo, empurramos montanha acima, com o peito, enorme rochedo para vê-lo desabar aos abismos, descemos até lá e empurramos de volta a pedra? Somos.

Ufa! Até ao parágrafo acima foi difícil empurrar sua construção. Ufa!, de novo.

Somos uma espécie de povo-módico. Baratinho a políticos, maiorais, ricaços, capatazes, poderosos de todo o gênero, sabidões e outros quejandos.

Somos um povo, sim, de atiradores de pesos, agrilhoado às filas pedintes de fichas, suplicantes de um atendimento médico que nunca chega, de uma escola que mal e mal funciona, de uma segurança que nos atemoriza, de um amanhã que pode preludiar tragédia.

Eia! Vamos mais e mais atirar pesos ao longe. E comemorar vitórias de manchete. Na realidade sabemos que tais aclamações são sagrações passageiras, destinadas a embrulhar peixe no mercadinho da esquina. Eia!
'Stamos em pleno mar...

PS: O Brasil é um Pélago profundo.

Nenhum comentário: