quarta-feira, 21 de julho de 2010

O DIÁRIO DE BICALHO O DIÁRIO DE BICALHO O DIÁRIO DE BICALHO


Digníssimo Diário,

Nos últimos registros que fiz informei que, temo, minha sogra tenha entrado para a política. Essa ideia me veio depois que vim do Cenáculo, onde estivera, disfarçado de Cenaculador. E aprendi como os Cenaculadores se portam.

Hoje, tive a confirmação. Pelo menos em parte.Cautelosamente, obvservei-a ao telefone. Falava baixo. Inaudível, não consegui ouvir o que dizia. Ela anotava algo em um papel. Mas cometeu um erro: terminada a conversa deixou a folha ao lado do telefone e foi para a cozinha. Certamente para preparar alguma poção sinistra a fim de me vitimar.

Sabe o que é uma poção? Veja só que que malsã beberagem. Diz o dizionário: "poção é um
hidrólio que contém medicamento dissolvido ou em suspensão, para ser administrado por via oral."

Gelei: só pela descrição dá para ver como se trata de cruel e infame venefício.
 Logo depois, ela veio com um copo. Disse: "Genro é o filho que a gente ganha de presente. Meu filho, você precisa de alimentar. Beba aqui este copinho". Aceitei, e logo que deu as costas derramei todo o conteúdo letal pela janela.

Mas, vamos ao que interessa: peguei o papel deixado por ela e lá estava escrito "vida pregressa". Pronto. Descobri a trama. Vida pregressa, amigo! Vida pregressa! A expressão tem claríssimas conotações policiais e confirma minha suspeita de que ela, se não é secretamente da política, faz parte da Conspiração capitaneada pelo Governo para capturar a eliminar os Homens Bons, de que faço parte.

Logo depois ela voltou. Estivera na minha biblioteca, mexendo nos meus livros, bem vi. O que ela queria lá? Será que tinha ido levar aos meus adorados livros alguma terrível peste de traças e mofos dos mais variados gêneros, para levá-los à ruína, devorados por tais e tamanhos insetos? Sim. Insetos, amigo, insetos.

Inseto, para mim, é uma palavra cabal. Tudo o que não presta deve ser considerado inseto, esteja certo. Vejo insetos por toda parte e os combato com fragor. Ontem mesmo tentei matar um rato que me ameçava. Um rato, amigo, é um dos piores e mais malignos insetos. Vendo um, pau nele.

Mas, que faço?, digressões não são o meu forte. Assim, serei também inseticida com a digressão. Pois bem: ela veio da biblioteca, pegou o telefone e ligou para a casa do meu irmão. Foi atendida pelo neto, menino em quem vejo esperteza já sinistra alojada em tão infante alma.

Ela dizia que pelo que tinha visto nos livros, a expressão "vida pregressa" engloba tudo o de mais relevante que uma pessoa já fez. De ruim. E que a expressão, destarte, é largamente utilizada em inquéritos policiais. 

Notando que eu me aproximava, desconversou ao telefone e disse: "Estou ajudando o menino num trabalho da escola. É um exercício sobre o uso de expressões. Acho que coisa de Direito, advogado, juiz, essas coisas...".  E saiu.

Cheguei à mais triste conclusão. Minha sogra e o filho do meu irmão são da polícia, fazem parte da Conspiração contra os Homens Bons e eu sou um deles. Vou ligar agora mesmo para Dona Zulma, da Augusta e Responsável Ordem dos Homens Bons, Frequentadores de Porões e pedir que acione a Diretoria de Álibis.

Com uma família assim todos precisamos de um álibi. Até porque meu irmão e seu filho estão estacionando o carro à minha porta. Devem trazer algemas e varapaus, capuzes e garrotes, além de outros traquitanas e badulaques.

Adeus, amigo Diário. Adeus, vou fugir agora mesmo e pegar meu álibi.
Saudações e reverências,
Se viver, voltaremos a nos encontrar.
Bicalho

Nenhum comentário: