quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Encontrei essa matéria na Folha e compartilho. É uma lembrança de um dos maiores artistas de todos os tempos: John Lennon (EB)



 
  Dakota lembra dias com John Lennon

Beatle morto há 30 anos era visto por vizinhos como um pai protetor

Em 1973, John e Yoko se mudaram para o prédio gótico cheio de famosos e passaram a colecionar imóveis e críticas

Vinnie Zuffante/Michael Ochs Archives - 1º.jan.77/Getty Images

O músico John Lennon e seufilho Sean, então com 2 anos de idade, em 1977, em Nova York, onde viviam com Yoko Ono

CHRISTINE HAUGHNEY
DO "NEW YORK TIMES"

Antes de ser morto a tiros diante do Dakota, 30 anos atrás hoje, John Lennon vivia no sétimo andar do edifício.
Era conhecido como pai bastante protetor e um colecionador de imóveis bastante ativo que chegou a irritar os vizinhos ao adquirir cinco apartamentos no prédio.
O que tornava o Dakota diferente de outros edifícios, além de seu design gótico característico, era o grande número de celebridades, o que conferia certo grau de privacidade a Lennon.
A vida de Lennon e Ono ali começou em 1973, quando decidiram sair de seu loft em Bank Street. Bob Gruen, que fotografou Lennon quando ele vivia em Nova York, diz que o casal queria um lar mais seguro.
Embora os dias iniciais tenham sido difíceis e Lennon tenha brevemente deixado a mulher para viver com May Pang, Gruen conta que Lennon voltou no final de 1974.
O filho, Sean, nasceu em 1975. A maioria dos vizinhos o recorda como um pai envolvido na criação do filho.
Os Lennon atraíram críticas especialmente quanto às compras de imóveis. Ono absorvia parcela desproporcional delas. "Creio que as pessoas não ousavam se irritar com John", disse Paul Goldberger, que fez parte do conselho do Dakota.
Mas as compras não afetaram Nina Bernstein Simmons, filha de Leonard Bernstein, que se mudou com a família para o prédio em 1975, aos 13 anos. Seu "grande encontro com John Lennon" ocorreu no jantar de confraternização do edifício, para o qual os Lennon levaram sushi.
Bernstein Simmons estava ao lado dele na mesa de sobremesas, quando ele contemplou os doces e disse: "Quero alguma coisa grudenta e repulsiva", ela conta, recordando o sotaque de Liverpool.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Nenhum comentário: