quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Em dia histórico, triunfa na UFRN campanha "Queremos um jornal"
Emanoel Barreto


Representação de cerca de 50 estudantes e comissão de professores do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN recebeu hoje às 15h30, em meio a clima de intensa emoção, empenho da palavra do Reitor Ivonildo Rego de que será implantado e fará parte institucional do currículo o Jornal Universitário. O Reitor louvou a iniciativa e disse que trabalhará para disponibilizar todas as condições de êxito ao projeto.

A conquista é fruto da campanha "Queremos um jornal" que mobilizou os estudantes e as estudantes, bem como professores de disciplinas técnicas e teóricas. A campanha, que durou pouco mais de 15 dias, comprovou que docentes e discentes têm capacidade de mobilização, contando também com o apoio das Chefias do Departamento de Comunicação e Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Estudantes e professores entregaram ao Reitor a proposta reivindicando o jornal como ente de sociedade civil, bem como laboratório para a prática do jornalismo, a fim de que não se repasse à iniciativa privada a responsabilidade de formar jornalistas, cumprindo o curso, desta forma, com as suas responsabilidades e papel histórico.

Segunda-feira próxima começam os trabalhos para elaboração do projeto do jornal, com participação paritária de professores e estudantes.
   
O blog #Queremosumjornal, criado e editado pelos estudantes, publicou a seguinte matéria um dia antes da reunião, :
 
Para quem ainda não conhece: o movimento reivindica a construção de um Jornal Universitário para a prática jornalística. É sabido que as disciplinas laboratoriais necessitam de uma maior aproximação com a vivência de uma redação. Temos uma visão pálida do jornalismo, pois nos falta o principal: a prática, o cumprimento de pauta, a experiência do que seja produzir fotos e textos jornalísticos com data e hora para entrega, sua editoração, impressão e distribuição, e, principalmente, o respaldo da sociedade. Os estudantes recorrem às próprias empresas jornalísticas para completar o seu aprendizado e, cremos, é função da Universidade assumir a formação de profissionais qualificados e completos. Por isso, vamos até lá. Por isso "Queremos um Jornal".


É válido salientar que nossa intenção em relação ao manifesto não é, definitivamente, usar o barulho pra se fazer ouvir. Em vez disso, queremos mostrar como professores e alunos do curso de Comunicação Social acreditam e valorizam a ideia e, nesse contexto, entregar ao reitor a nossa proposta formal. O Jornal Universitário será uma conquista do curso e de toda a comunidade universitária e a participação de todos é essencial para o sucesso da nossa empreitada. Contamos com vocês!

Um comentário:

Paulo Tarcisio Cavalcanti disse...

Valeu, Barreto. Parabéns pela sua luta e pela força que você dá aos jornalistas do futuro.